O Mittelalter -- Idade Média em bom alemão -- é uma taverna e espaço cultural que surgiu de um sonho conjunto de dois amantes da cultura e das diversões medievais européias. Marcelo Cintra sonhou em transformar a já tradicional Festa Medieval realizada em Brasília (que já reúne mais de 300 participantes em cada uma de suas edições) em um lugar, um espaço para se cultivar dia a dia aqueles gostos, tradições e diversões. Ao mesmo tempo, Caio Rébula, outro amante dos sabores e culturas medievais, estava tendo o mesmo sonho. Quando os dois parceiros se encontraram e partilharam seus devaneios, nasceu a idéia daquilo que viria a se tornar hoje o Mittelalter.
Depois de uma intensa reforma no espaço escolhido, e da elaboração de uma decoração cuidadosa e detalhada -- com baús, máscaras, espadas, almofadas confortáveis e um clima bastante encantador -- tornou-se realidade o sonho de Marcelo e Caio, e surgiu a única taverna medieval (e medievalista) de Brasília.
Dependendo do seu olhar, a primeira impressão que se tem do lugar é a de um lugar estranho com gente estranha, uma agradável opção de lazer diferente, um bom lugar para se tomar pão líquido barato... ou a impressão de ter encontrado sua nova casa.
Pessoas de vários tipos -- geralmente tipos bem diferentes -- se espalham e se divertem pelo lugar. Taberneiros a caráter servem canecas de pão líquido e taças de vinho temperado, algumas pessoas cantam junto com as músicas medievais que saem do sistema de som. Algumas pessoas brindam e falam alto. O cheiro de fumo de narguilé se mistura ao cheiro de cerveja e à brisa seca quase não existente da noite de Brasília. É um lugar bastante único, indiferente do seu gosto. Dependendo de quem você é, você também pode começar a chamá-lo de casa bem em breve.
A variedade (e em alguns casos, excentricidade) das bebidas da taverna é bem grande. Como era de se esperar de uma boa taverna medieval, o local não vende cerveja nacional em garrafa. Pode-se, contudo, comprar a preços não muito razoáveis algumas boas cervejas sofisticadas da Europa (como a La Trappe, feita por monges trapistas holandeses). A maior atração libatória da casa é sem dúvida a cerveja artesanal Stadt Bier, que na taverna é vendida pelo melhor preço do Distrito Federal -- 3 reais a caneca! O vinho temperado de fabricação própria da casa também é muito bom. Além disso, pode-se apreciar um bom (e raro) hidromel caseiro ou o curioso "sangue de dragão", uma preparação azul e esfumaçante que é bastante saborosa, entre outras opções.
O cardápio da casa não é muito variado, mas as opções são um bocado saborosas embora um pouco caras. Os nomes dados às comidas são uma atração à parte -- a polenta frita com molho de tomate artesanal vira "sustento do legionário", para se ter uma idéia. Um grande amigo gourmet me disse que o Kassler (bisteca suína, defumação própria) e o Spätzli (tipo de gnocchi alemão passado na chapa) servidos na taverna são particularmente saborosos. Mas se você quer pagar barato na comida, recomendo dar um pulo na barraquinha de cachorro quente mais próxima antes de ir para a taverna. A vida tem dessas coisas.
Nas quintas e sextas-feiras pode-se ver atrações culturais na casa. Espetáculos de dança, apresentações de habilidades tradicionais... a programação varia com a disponibilidade de artistas e com a disposição dos taberneiros.
Para saber mais sobre a programação de eventos, vale visitar o site (que é bonito, mas ainda precisa melhorar muito) ou mandar um email para os taberneiros. Para saber mais sobre o lugar, basta ir lá e mergulhar na Mittelalter do Marcelo e do Caio. Vale a pena.
Filipe Thadeu Coutinho escreveu uma matéria sobre o Mittelalter para seu curso de jornalismo no IESB. A matéria, bem bacana por sinal, está reproduzida em seu blogue.
A Hikaru também escreveu um post sobre o Mittelalter, narrando a sua experiência na inauguração do lugar.
No dia 16/10 rolou um Happy Hour Lúdico (reunião de aficcionados por jogos de tabuleiro) no subsolo do Mittelalter. Em breve outros Happy Hours Lúdicos devem ser realizados no lugar.
Daniel Duende · Brasília, DF 19/10/2007 02:04
Xará, grande dica. Pena que estou tão longe agora. Da próxima vez que estiver por essas bandas, a gente consegue se encontrar. O lugar, creio, já está definido.
Grande abraço.
Está sim, meu caro xará. Acho que você vai se amarrar na taverna. :D
Se cuida por aí, e quando aparecer de novo por estas bandas vamos ver se conseguimos, ENFIM, tomar uma cerveja. :D
Abração do Verde
Fala Duende! Puxa, há quanto tempo não piso em terras overmundianas...
A dica do Mittelalter eu só poderia esperar de você =) Gostei mesmo (do artigo e do lugar, já fui lá), e aproveito para divulgar: vou tocar com o Grupo Kalahamsa (link Orkut) de música celta e folk contemporâneo na sexta-feira, dia 30. Aguardem que colocarei o evento na agenda!
Um grande abraço.
Grande Pedro! Quanto tempo, meu caro cara!
Pode deixar que irei a seu show, e ainda o divulgarei em meu blog e para meus amigos (que também adoram folk e música celta).
Não deixe de comentar aqui quando colocar o evento na agenda!
Abração do Verde.
Duende! Acabei de colocar o evento na agenda:
Pedro Gontijo · Brasília, DF 26/11/2007 13:58
Duende! Acabei de colocar o evento na agenda: Música Celta na Taverna Medieval. Vai ser ótimo!
Abração.
Realmente o espaço é muito bom. Infelizmente o dono é no mínimo burro. No último dia 31, sábado, fomos, eu e mais 7 pessoas, ao Mittelalter. Pagamas para entrar, como todo mundo, e ver a atração da noite. Porém a atração não compareceu (nem os músicos e nem a dançarina) e nós não fomos ressarcidos do valor, R$40,00. Para piorar ele disse que o valor pago era pelo "ar-condicionado" e ficou resmungando coisas do tipo: "Esses candangos filhos de um p* ficam chorando por causa de R$5,00. Lamentável!
William JP · Brasília, DF 2/2/2009 10:13Para comentar é preciso estar logado no site. Faça primeiro seu login ou registre-se no Overmundo, e adicione seus comentários em seguida.
Você conhece a Revista Overmundo? Baixe já no seu iPad ou em formato PDF -- é grátis!
+conheça agora
No Overmixter você encontra samples, vocais e remixes em licenças livres. Confira os mais votados, ou envie seu próprio remix!