Mittelalter - Taverna e Espaço Cultural

retirado de http://gambitpk.deviantart.com/
1
Daniel Duende · Brasília, DF
22/10/2007 · 156 · 9
 

O Mittelalter -- Idade Média em bom alemão -- é uma taverna e espaço cultural que surgiu de um sonho conjunto de dois amantes da cultura e das diversões medievais européias. Marcelo Cintra sonhou em transformar a já tradicional Festa Medieval realizada em Brasília (que já reúne mais de 300 participantes em cada uma de suas edições) em um lugar, um espaço para se cultivar dia a dia aqueles gostos, tradições e diversões. Ao mesmo tempo, Caio Rébula, outro amante dos sabores e culturas medievais, estava tendo o mesmo sonho. Quando os dois parceiros se encontraram e partilharam seus devaneios, nasceu a idéia daquilo que viria a se tornar hoje o Mittelalter.

Depois de uma intensa reforma no espaço escolhido, e da elaboração de uma decoração cuidadosa e detalhada -- com baús, máscaras, espadas, almofadas confortáveis e um clima bastante encantador -- tornou-se realidade o sonho de Marcelo e Caio, e surgiu a única taverna medieval (e medievalista) de Brasília.

Dependendo do seu olhar, a primeira impressão que se tem do lugar é a de um lugar estranho com gente estranha, uma agradável opção de lazer diferente, um bom lugar para se tomar pão líquido barato... ou a impressão de ter encontrado sua nova casa.

Pessoas de vários tipos -- geralmente tipos bem diferentes -- se espalham e se divertem pelo lugar. Taberneiros a caráter servem canecas de pão líquido e taças de vinho temperado, algumas pessoas cantam junto com as músicas medievais que saem do sistema de som. Algumas pessoas brindam e falam alto. O cheiro de fumo de narguilé se mistura ao cheiro de cerveja e à brisa seca quase não existente da noite de Brasília. É um lugar bastante único, indiferente do seu gosto. Dependendo de quem você é, você também pode começar a chamá-lo de casa bem em breve.

A variedade (e em alguns casos, excentricidade) das bebidas da taverna é bem grande. Como era de se esperar de uma boa taverna medieval, o local não vende cerveja nacional em garrafa. Pode-se, contudo, comprar a preços não muito razoáveis algumas boas cervejas sofisticadas da Europa (como a La Trappe, feita por monges trapistas holandeses). A maior atração libatória da casa é sem dúvida a cerveja artesanal Stadt Bier, que na taverna é vendida pelo melhor preço do Distrito Federal -- 3 reais a caneca! O vinho temperado de fabricação própria da casa também é muito bom. Além disso, pode-se apreciar um bom (e raro) hidromel caseiro ou o curioso "sangue de dragão", uma preparação azul e esfumaçante que é bastante saborosa, entre outras opções.

O cardápio da casa não é muito variado, mas as opções são um bocado saborosas embora um pouco caras. Os nomes dados às comidas são uma atração à parte -- a polenta frita com molho de tomate artesanal vira "sustento do legionário", para se ter uma idéia. Um grande amigo gourmet me disse que o Kassler (bisteca suína, defumação própria) e o Spätzli (tipo de gnocchi alemão passado na chapa) servidos na taverna são particularmente saborosos. Mas se você quer pagar barato na comida, recomendo dar um pulo na barraquinha de cachorro quente mais próxima antes de ir para a taverna. A vida tem dessas coisas.

Nas quintas e sextas-feiras pode-se ver atrações culturais na casa. Espetáculos de dança, apresentações de habilidades tradicionais... a programação varia com a disponibilidade de artistas e com a disposição dos taberneiros.

Para saber mais sobre a programação de eventos, vale visitar o site (que é bonito, mas ainda precisa melhorar muito) ou mandar um email para os taberneiros. Para saber mais sobre o lugar, basta ir lá e mergulhar na Mittelalter do Marcelo e do Caio. Vale a pena.

onde fica
A taverna fica na comercial da 203 norte (a mesma quadra da famigerada sinuca Área 51), no bloco C, loja 59 (atrás do comércio, voltada para o gramadão da 203 norte).
O estacionamento do comércio costuma ficar cheio por conta dos bares da região, portanto convém tentar parar o carro nas quadras à volta (203 norte ou, em último caso, nas 403/404 norte). Vale a pena tomar cuidado com os ladrões de carros nas quadras circundantes. Eles não são tão comuns, mas existem e alguns amigos já tiveram seus carros arrombados por ali.
por que ir
Para encontrar amigos ou conhecer gente nova e diferente, saborear a cerveja artesanal (pão líquido) a um preço mais que honesto, ou partilhar um narguilé com os camaradas enquanto joga algum dos jogos de tabuleiro alugados pela taverna, ou para participar dos eventos e cursos ministrados no local, ou para saborear alguns dos pratos do cardápio bem original do lugar...

... ou tudo isso junto.
quando ir
A taverna funciona de terça a sábado até a hora em que os taverneiros conseguirem expulsar os últimos convivas (o que costuma acontecer por volta das 3 ou 4 da manhã). O lugar fica lotado nos fins de semana. Se quer ver gente, já sabe quando ir. Se preferir ter mais facilidade de encontrar uma mesa para conversar com amigos, jogar, tomar sua cerveja e fumar um narguilé, prefira os dias de semana.
quem vai
Medievalistas, amantes de cervejas sofisticadas, jogadores de RPG, fãs de metal melódico, malucos, artistas, bailarinas, freaks europeocêntricos, ex-neo-hippies, viciados em narguilé, curiosos, aficcionados em croquete (o lugar vende o melhor croquete da cidade) e jogadores de jogos de tabuleiro. Vale a pena ir e conhecer a fauna local.
quanto custa
A cerveja artesanal (pão líquido) tem o melhor preço da cidade e sai por 3 reais a caneca. Uma porção dos lendários bolinhos mittelalter (croquetes) custa 12 reais. O aluguel dos jogos ou do narguilé também saem por preços razoáveis. A comida em geral não é das mais baratas, mas costuma valer o preço. Se tiver oportunidade, experimente o vinho temperado (que sai por uns 4 reais).
website
www.mittelalter.com.br
contato
mittelalter@mittelalter.com.br

comentários feed

+ comentar
Daniel Duende
 

Filipe Thadeu Coutinho escreveu uma matéria sobre o Mittelalter para seu curso de jornalismo no IESB. A matéria, bem bacana por sinal, está reproduzida em seu blogue.

A Hikaru também escreveu um post sobre o Mittelalter, narrando a sua experiência na inauguração do lugar.

Daniel Duende · Brasília, DF 19/10/2007 02:03
sua opinião: subir
Daniel Duende
 

No dia 16/10 rolou um Happy Hour Lúdico (reunião de aficcionados por jogos de tabuleiro) no subsolo do Mittelalter. Em breve outros Happy Hours Lúdicos devem ser realizados no lugar.

Daniel Duende · Brasília, DF 19/10/2007 02:04
sua opinião: subir
Daniel Cariello
 

Xará, grande dica. Pena que estou tão longe agora. Da próxima vez que estiver por essas bandas, a gente consegue se encontrar. O lugar, creio, já está definido.
Grande abraço.

Daniel Cariello · Brasília, DF 24/10/2007 11:30
1 pessoa achou útil · sua opinião: subir
Daniel Duende
 

Está sim, meu caro xará. Acho que você vai se amarrar na taverna. :D

Se cuida por aí, e quando aparecer de novo por estas bandas vamos ver se conseguimos, ENFIM, tomar uma cerveja. :D

Abração do Verde

Daniel Duende · Brasília, DF 30/10/2007 15:36
sua opinião: subir
Pedro Gontijo
 

Fala Duende! Puxa, há quanto tempo não piso em terras overmundianas...

A dica do Mittelalter eu só poderia esperar de você =) Gostei mesmo (do artigo e do lugar, já fui lá), e aproveito para divulgar: vou tocar com o Grupo Kalahamsa (link Orkut) de música celta e folk contemporâneo na sexta-feira, dia 30. Aguardem que colocarei o evento na agenda!

Um grande abraço.

Pedro Gontijo · Brasília, DF 22/11/2007 10:17
1 pessoa achou útil · sua opinião: subir
Daniel Duende
 

Grande Pedro! Quanto tempo, meu caro cara!
Pode deixar que irei a seu show, e ainda o divulgarei em meu blog e para meus amigos (que também adoram folk e música celta).
Não deixe de comentar aqui quando colocar o evento na agenda!

Abração do Verde.

Daniel Duende · Brasília, DF 22/11/2007 10:22
1 pessoa achou útil · sua opinião: subir
Pedro Gontijo
 

Duende! Acabei de colocar o evento na agenda:

Pedro Gontijo · Brasília, DF 26/11/2007 13:58
sua opinião: subir
Pedro Gontijo
 

Duende! Acabei de colocar o evento na agenda: Música Celta na Taverna Medieval. Vai ser ótimo!

Abração.

Pedro Gontijo · Brasília, DF 26/11/2007 13:59
sua opinião: subir
William JP
 

Realmente o espaço é muito bom. Infelizmente o dono é no mínimo burro. No último dia 31, sábado, fomos, eu e mais 7 pessoas, ao Mittelalter. Pagamas para entrar, como todo mundo, e ver a atração da noite. Porém a atração não compareceu (nem os músicos e nem a dançarina) e nós não fomos ressarcidos do valor, R$40,00. Para piorar ele disse que o valor pago era pelo "ar-condicionado" e ficou resmungando coisas do tipo: "Esses candangos filhos de um p* ficam chorando por causa de R$5,00. Lamentável!

William JP · Brasília, DF 2/2/2009 10:13
sua opinião: subir

Para comentar é preciso estar logado no site. Faça primeiro seu login ou registre-se no Overmundo, e adicione seus comentários em seguida.

veja também

filtro por estado

busca por tag

revista overmundo

Você conhece a Revista Overmundo? Baixe já no seu iPad ou em formato PDF -- é grátis!

+conheça agora

overmixter

feed

No Overmixter você encontra samples, vocais e remixes em licenças livres. Confira os mais votados, ou envie seu próprio remix!

+conheça o overmixter

 

Creative Commons

alguns direitos reservados