Monte Roraima

Orib Ziedson
1
Gilvan Costa · Boa Vista, RR
1/5/2006 · 62 · 1
 

"A Casa de Macunaima", para os índios Ingaricó e Macuxi, do Brasil, ou “A mãe de todas as águas”, para os Pémons, da Venezuela. Mas, não importa a denominação que lhe seja dada, o certo é que o Monte Roraima é umas das grandes belezas naturais do mundo.
Com 2.875 m de altitude, está localizado na tríplice fronteira entre o Brasil-Venezuela-República Cooperativa da Guiana, sendo que a Venezuela detém a posse da maior parte do tepui, além da vantagem de possuir a única rampa conhecida que permite o acesso ao topo, sem o uso de equipamentos.
O monte serviu de inspiração para o inglês Arthur Conan Doyle escrever O Mundo Perdido, que depois virou filme.

onde fica
O Monte Roraima fica localizado na tríplice fronteira entre Brasil/Venezuela/Guiana. Para chegar nesse paraíso ecológico a dica é ir pela Venezuela. Em Santa Eléna de Uáiren ou em San Francisco de Yuruani há agências locais que conduzem os visitantes até a aldeia de Paraytepui, passando pelo Parque Nacional de Grande Sabana. Em Paraytepui, ponto inicial da trilha que leva ao monte Roraima, os índios Pémon podem ser contratados como guias ou carregadores. Em Boa Vista, a agência Roraima Adventures (www.roraima-brasil.com.br) monta pacotes para o Monte.
por que ir
Para muita gente, chegar ao Monte Roraima é a maior aventura de suas vidas.
Permanentemente envolto em neblina, chuvoso e frio, o monte Roraima se apresenta como um verdadeiro museu a céu aberto. Quando puder, se aventure, e não deixe de se hospedar no “hotel”, caminhar pelo Vale dos Cristais, apreciar a pedra Maverick, entre outros atrativos em cima do tepui.
O aventureiro, ou o grupo, que reso
quando ir
A melhor época pra visitar o monte é de dezembro a março, quando chove menos e as trilhas ficam menos escorregadias, a umidade diminui e fica mais fácil atravessar alguns rios. No restante do ano chove bastante e a subida fica muito mais difícil, mas em compensação, as cachoeiras que despencam dos tepuis dão um verdadeiro espetáculo com o grande volume de água.
quem vai
O Monte Roraima hoje é visitado por aventureiros do mundo todo, que sobem os seus quase 3 mil metros em busca de paz interior, tranqüilidade, ou mesmo o simples prazer de dizer “eu já subi o Monte Roraima.
website
www.roraima-brasil.com.br
contato
(95) 3624-9611 / 9115-4171 / 9111-3060

comentários feed

+ comentar
pedronodari
 

lá existe o orquidário mais antigo do mundo, verdadeiros fósseis vivos intocados
existe também uns arbustros com idade muito avançada também, formando uma floresta vermelha, devida a cor predominante.
Inesquecível

pedronodari · Rio de Janeiro, RJ 19/10/2007 20:20
sua opinião: subir

Para comentar é preciso estar logado no site. Faça primeiro seu login ou registre-se no Overmundo, e adicione seus comentários em seguida.

filtro por estado

busca por tag

revista overmundo

Você conhece a Revista Overmundo? Baixe já no seu iPad ou em formato PDF -- é grátis!

+conheça agora

overmixter

feed

No Overmixter você encontra samples, vocais e remixes em licenças livres. Confira os mais votados, ou envie seu próprio remix!

+conheça o overmixter

 

Creative Commons

alguns direitos reservados