Morro de São Paulo, na Ilha de Tinharé

Jack Correia
Chegando em Morro de São Paulo
1
JACK CORREIA · Crato, CE
11/5/2011 · 0 · 3
 

As viagens muitas vezes nos surpreendem... Às vezes pelas pessoas que conhecemos, às vezes pelos próprios lugares que buscamos conhecer.
Recentemente ouvi dizer que um dos lugares mais paradisíacos da Bahia seria Morro de São Paulo, cerca de 250 km de Salvador.
Pois bem. Procurei saber melhor através de pessoas que lá estiveram, dei uma olhada na internet, e por fim, me convenci. Arrumei a mochila e segui rumo à Morro de São Paulo com um pequeno grupo de amigos.
Para pegarmos o barco que faria a travessia até Morro de São Paulo, deixamos o carro num lugar chamado Ponta do Curral. Não me recordo bem como se chega lá, mas sei que por Valença-BA é possível e que a Ilha de Tinharé, onde Morro de São Paulo fica localizado, está ligado ao município de Cairu, cuja maior fonte de renda é, de fato, o turismo.
A travessia até a ilha leva em torno de 30 a 40 minutos, de barca. É um tanto cansativa, ainda mais porque chegamos debaixo de uma chuva daquelas! Quando lá desembarcamos, descobri que o famoso Morro de São Paulo nada mais é do que uma pequena parte da enorme e fascinante Ilha de Tinharé, que pela sua grandiosidade dá o nome de todo o arquipélago de 26 ilhas (será que acertei o número?) – Arquipélago de Tinharé.
Como eu já sabia, o povoado que fica em Morro de São Paulo é repleto de turistas, vindos de todas as partes. É também cheio de hotéis, pousadas, lojas e restaurantes, ao contrário dos outros povoados da ilha... Em Morro de São Paulo existem esportes radicais (só tiroleza mesmo), noites agitadas, luaus e as quatro praias: 1ª, 2ª, 3ª e 4ª praias. É isso, pela ordem das praias! Me disseram que, a partir da 4ª praia, ou seja, a 5ª, a 6ª, sei lá, algumas pessoas se entusiasmam com a exuberância do lugar para praticar nudismo, mas chegar lá, para mim, seria um tanto distante, e eu corria o risco de não conseguir voltar com a maré alta. Por tais razões fui até a 4ª praia mesmo. Lá esperei a maré baixar e, por volta das 14h de um dia lindo, consegui ver os peixinhos que brincavam naquelas águas cristalinas! Me senti criança de novo!
Bom, até ai, é Morro de São Paulo! Procuramos mais e conhecemos dois caras muito legais chamados Valdomiro e Washington, que fazem parte da associação encarregada de levar os turistas por toda parte (AVIPTUR). Eles nos levaram a um passeio de barco chamado “costa do dendê”, que dá uma pequena volta por algumas ilhas do arquipélago. Foi então que conclui que Morro de São Paulo é mesmo um pequeno pedaço de uma beleza ainda maior: Arquipélago de Tinharé.
Na própria Ilha de Tinharé e perto de Morro de São Paulo, existem outras praias como Gamboa, onde fica outro povoado e onde tomamos banho de argila. Maravilha! Tem ainda Boipeba, onde nos possibilitaria ver os golfinhos, mas como o mar estava agitado por causa dos dias de chuva, eles não nos deram a honra e a alegria de vê-los! Tem ainda Garapuá, Cova da Onça, Moreré... cada um com seu povoado, cada um com seus moradores tão receptivos!
Próxima à Ilha de Tinharé, conhecemos o Banco de Areia, que é outra ilha com dunas e água limpa. Linda, linda, linda... Dizem que o mar pode cobrir ela por inteira, mas logo a natureza novamente nos presenteia com aquele lugar espetacular. E que paz tem lá!
Seguimos ainda por uma pequena trilha que nos levaria a uma cascata, em Gamboa. Essa não tem nome e não está inclusa em nenhuma indicação turística no lugar, mas foi promessa de Valdomiro nos levar lá. Minhas pernas ficaram cheias de arranhões do mato que eles chamam de “tiririca”, mas valeu a pena!
Enfim, fica aqui a dica. Conheça a Ilha de Tinharé e, pelo menos, as ilhas vizinhas de todo o Arquipélago de Tinharé! Cheguei lá procurando apenas Morro de São Paulo, mas, como já disse, a surpresa de ver mais do que aquilo que eu tinha idéia foi muito melhor!

onde fica
Sul da Bahia. Aproximadamente 250 km de Salvador. A Ilha de Tinharé é ligada a Cairu-BA, mas existem outras ilhas do arquipélago que estão próximas a outras cidades, como Valença-BA.
por que ir
Porque é muito bom estar longe da agitação do dia-a-dia, em contato com a natureza, e poder ver praias limpas e belas, com toda a vegetação em volta.
quando ir
Em qualquer época do ano. Preferi a baixa estação, em abril, quando o "caríssimo" do lugar pode ficar "só caro". As chuvas de que falei, nos deram uma trégua depois.
quem vai
Qualquer pessoa, de qualquer lugar, de qualquer origem...
quanto custa
Depende da forma que se vai, mas geralmente, não se gasta pouco por lá com hospedagem e alimentação. Os passeios na Costa do Dendê não são tão caros.
contato
Melhor não indicar a pousada onde fiquei (rs), mas indico dois dos telefones do guia, Valdomiro (75-9924-3556 ou 75-9924-3549)

comentrios feed

+ comentar
Viktor Chagas
 

Eu também escrevi uma dica sobre Morro de São Paulo aqui pro Guia do Overmundo. Realmente, lugar muito bonito. Mas fiquei agora com uma pena imensa de não ter ido nessa cascata de barro aí... :)

Viktor Chagas · Rio de Janeiro, RJ 13/5/2011 11:20
sua opinio: subir
Boipeba Bahia
 

O lugar é; lindo, Boipeba é; fantá;stico, Boipeba é; maravilhoso, conheci as lindas praias deste lugar e adorei, visitem Boipeba, vale a pena conhecer essa ilha maravilhosa, Em Boipeba nã;o deixe de conhacer o vilarejo de Velha Boipeba.
Vivo aqui em Boipeba,faz cinco anos.

Boipeba Bahia · Cairu, BA 16/6/2011 01:33
sua opinio: subir
Boipeba Bahia
 

Para quem quiser conhecer a ilha vizinha de Morro de São Paulo é só contactar ou visitar o site http://www.boipeba.net

Boipeba Bahia · Cairu, BA 16/6/2011 01:34
sua opinio: subir

Para comentar é preciso estar logado no site. Faa primeiro seu login ou registre-se no Overmundo, e adicione seus comentários em seguida.

imagens clique para ampliar

Gamboa - banho de argila zoom
Gamboa - banho de argila
A velha muralha em Morro de São Paulo zoom
A velha muralha em Morro de São Paulo
Farol de Morro de São Paulo zoom
Farol de Morro de São Paulo
Banco de Areia zoom
Banco de Areia
Vendo a 1ª praia de Morro de São Paulo, do ponto da tiroleza zoom
Vendo a 1ª praia de Morro de São Paulo, do ponto da tiroleza
Os peixinhos brincando nas águas limpas. E o meu pé direito! zoom
Os peixinhos brincando nas águas limpas. E o meu pé direito!

veja também

filtro por estado

busca por tag

revista overmundo

Voc conhece a Revista Overmundo? Baixe j no seu iPad ou em formato PDF -- grtis!

+conhea agora

overmixter

feed

No Overmixter voc encontra samples, vocais e remixes em licenas livres. Confira os mais votados, ou envie seu prprio remix!

+conhea o overmixter

 

Creative Commons

alguns direitos reservados