Mulheres de Brecheret no Centro Cultural Correios

1
Seven Star · Rio de Janeiro, RJ
8/10/2014 · 0 · 0
 

O Centro Cultural Correios Rio de Janeiro e o Instituto Victor Brecheret apresentam a exposição Brecheret – Mulheres de Corpo e Alma, Desenhos e Esculturas de 08 de outubro a 07 de dezembro de 2014, com entrada gratuita. A mostra apresenta ao público 37 esculturas e 107 desenhos de Victor Brecheret relacionados à anima, a mulher que habita em todo homem. A exposição tem curadoria de Daisy Peccinini e patrocínio dos Correios. No dia 22 de novembro haverá lançamento do catálogo da exposição juntamente com visita guiada realizada pela curadora.

A exposição Brecheret – Mulheres de Corpo e Alma traz para o Rio de Janeiro uma seleção de trabalhos dedicados ao gênero feminino, realizados pelo artista Victor Brecheret entre 1920 e 1955. São 37 esculturas e 107 desenhos que representam várias fases e tendências da trajetória do artista. A mostra é dividida em 8 conjuntos de desenhos que dialogam com 5 grupos de esculturas, de acordo com a variante da temática do feminino. Os desenhos têm as características do escultor: resolvidos com linhas poucas, límpidas e leves, tomam forma de imagem feminina predominantemente com poucos traços determinados As esculturas foram produzidas em mármore, gesso, pedra granítica rolada pelo mar, bronze patinado e bronze polido. As obras presentes na exposição são, em sua maioria, nus femininos relacionados ao simbolismo feminino da Terra, a grande Mãe, a deusa Gaia, Geia, dos gregos, o elemento primordial e latente de uma potencialidade geradora ilimitada. A exposição traz ainda uma sala especial, que oferece uma visão inédita de oito painéis de mármore, com Mulheres Alegorias, talhadas em médio e baixo relevo pelo artista.

De acordo com a curadora da exposição, Daisy Peccinini: “O importante conjunto de esculturas, em diversos materiais e pertencentes a diferentes momentos de seu percurso artístico, desencadeia um especial convite a vivenciar não só a estética das formas, na presença material dos corpos femininos, mas captar a atmosfera anímica, das obras que o seu criador, o escultor Brecheret, imprimiu na matéria.”.

Para Victor Brecheret Filho, Presidente do Instituto Victor Brecheret e também filho do artista: “O repertório desta exposição, em sua riqueza e diversidade, realizada em torno da figura de mulher, é extremamente revelador da alta qualidade da arte de Brecheret, que, aliada a uma percepção e sensibilidade, permite aos que a veem mergulhar em profundidade e extensão na alma feminina.”.

Informações e Entrevistas:
Aline Borba e Heloisa Castro
(21) 3352-1905 / 97901-9575
aborba@sevenstarmkt.com.br // heloisa@sevenstarmkt.com.br

Serviço:

Exposição “Brecheret – Mulheres de Corpo e Alma- Desenhos e Esculturas ”

Abertura para convidados: 08 de outubro, às 19h.

Lançamento do catálogo e visita guiada com a curadora: 22 de novembro, às 16h.

Visitação: 09 de outubro a 07 de dezembro de 2014.

Horário: de terça a domingo, das 12h às 19h.

Local: Centro Cultural Correios - Rua Visconde de Itaboraí, 20 – Centro, Rio de Janeiro.

Informações: (21) 2253-1580

Classificação etária: Livre para todos os públicos.

Entrada Franca

Acesso para pessoas com deficiência

Produção: ArtePadilla

Realização: Instituto Victor Brecheret (IVB)

Curadoria: Daisy Peccinini

Patrocínio: Correios

onde fica
Centro Cultural Correios Rio de Janeiro
por que ir
Comemorando 120 anos de Brecheret, exposição traz obras de diversas fases do artista sob a temática do feminino e ainda uma sala especial que oferece a visão inédita de oito painéis de mármore esculpidos.
quando ir
09 de outubro a 07 de dezembro de 2014.
quem vai
Produção: ArtePadilla

Realização: Instituto Victor Brecheret (IVB)

Curadoria: Daisy Peccinini

Patrocínio: Correios
quanto custa
Entrada Gratuita
contato
Informações e Entrevistas: Aline Borba e Heloisa Castro (21) 3352-1905 / 97901-9575 aborba@sevenstarmkt.com.br // heloisa@sevenstarmkt.com.br

comentários feed

+ comentar

Para comentar é preciso estar logado no site. Faça primeiro seu login ou registre-se no Overmundo, e adicione seus comentários em seguida.

veja também

filtro por estado

busca por tag

revista overmundo

Você conhece a Revista Overmundo? Baixe já no seu iPad ou em formato PDF -- é grátis!

+conheça agora

overmixter

feed

No Overmixter você encontra samples, vocais e remixes em licenças livres. Confira os mais votados, ou envie seu próprio remix!

+conheça o overmixter

 

Creative Commons

alguns direitos reservados