Pois que existem museus para homenagear pessoas, fatos, revoluções, moedas, móveis... Em Blumenau, há um museu diferente chamado Museu da Ãgua. Sim. Na verdade, não se trata de um lugar para contar a história da água em si (do tipo uma molécula de oxigênio e duas de hidrogênio), mas para trazer à tona a história do serviço de distribuição de água na cidade.
Consta que a primeira rede de distribuição de água de Blumenau, a ETA I (Estação de Tratamento de Ãgua) data de 1943. A Caixa D´água, como era simplesmente chamada a estação, teve grande importância na constituição do centro urbano da cidade de Blumenau, levando o dito lÃquido vital para as casas dos imigrantes e descendentes de imigrantes que habitavam a cidade.
Mas além de expor antigos equipamentos usados na captação e distribuição de água na cidade (a primeira rede contava com 43 km de extensão), o Museu da Ãgua tem seu fundo educacional: as etapas de captação, tratamento e distribuição de água podem ser acompanhadas de perto, através das placas indicativas e dos profissionais que explicam como tudo funciona.
Localizado no centro de Blumenau, no alto do Morro da Boa Vista, o Museu recebe água direto do rio Itajaà Açu e continua alimentando boa parte do centro da cidade e dos bairros localizados perto dali. O que mudou na rotina profissional de quem trabalha na estação é que, desde 1999, o local é aberto à visitação de estudantes (que vão lá para entender como funciona uma estação de tratamento de água) e por turistas, uma vez que o prédio do Museu da Ãgua oferece uma vista privilegiada do centro da cidade de Blumenau.
No acervo, podem ser conferidas fotos e documentos relativos ao inÃcio das atividades do hoje SAMAE (Serviço Autônomo Municipal de Ãgua e Esgoto), bem como equipamentos e antigas técnicas de captação e tratamento de água. Ou pode somente se observar a vista. Lá de cima, há muito o que se ver.
a ÃGUA é tudo de bom !
a GENTE é a maior parte água,
o MUNDO é a maior parte água...
claro que tem que ter um Museu!
(volto para votar)
puget
http://www.overmundo.com.br/banco/o-monstro-geraldo
Leia a História do MONSTRO GERALDO que nasceu de um rio poluido.
um abraço
puget
Olá Claúdia! Que bacana o teu Monstro Geraldo. Já virou animação? Pois deveria! Obrigado pelos comentários, pela dica e pela atenção!
Grande abraço.
Para comentar é preciso estar logado no site. Faça primeiro seu login ou registre-se no Overmundo, e adicione seus comentários em seguida.
Você conhece a Revista Overmundo? Baixe já no seu iPad ou em formato PDF -- é grátis!
+conheça agora
No Overmixter você encontra samples, vocais e remixes em licenças livres. Confira os mais votados, ou envie seu próprio remix!