O Museu Dercy Gonçalves é exteriorização do orgulho e da admiração que a cidade de Santa Maria Madalena tem pela sua mais ilustre cidadã.
O Museu foi inaugurado no dia 07 de setembro de 1996 e abriga hoje acervo da atriz, incluindo trajes de cena e noite, chapéus, bolsas, perucas, sapatilhas, sombrinhas, bijuterias, troféus e placas, quadros, diplomas e certificados, cartazes, programas, entrevistas, fitas de vÃdeo, textos, jornais, revistas e fotos, correspondências pessoais etc.
O Museu resgata ainda a irreverente história de Dercy Gonçalves que fugiu da cidade numa locomotiva rumo à metrópole e em busca do sucesso. Dercy fugiu de Santa Maria Madalena no ano de 1924, aos 17 anos de idade, e foi atrás da Companhia de Maria Castro, que havia feito temporada na cidade de Madalena.
Dercy era filha do alfaiate Manoel Costa e da lavadeira Margarida. Antes de ir embora, Dercy cantava no Coral da Igreja de Santa Maria Madalena e era a bilheteira do único cinema da cidade – o Ideal.
No museu, você vai conferir histórias pra lá de boas dessa irreverente dama da cena cultural brasileira.
Oi Cavalheiro,
Como sempre suas dicas são preciosas!
Quanta coisa pra se fazer nessa maravilhosa Região Serrana, né?
É por isso que amo esse Estado. A cada cidade visitada, belezas naturais, históricas e muito mais!
Viva o nosso Estado do Rio de Janeiro!
Abração
até consigo imaginar a dercy praguejando alguma coisa antes de fugir nesse trem! imagino que esse museu seja um compêndio maravilhoso da vida e arte da irreverente dercy gonçalves, que pode até ser prima minha. hahahaha. parabéns, cavalheiro! você é sempre preciso nos seus textos e dicas!!!!
Candice Gonçalves · Crato, CE 30/9/2007 07:46
Cumpre informar que após 101 (ou 103 segundo a a irreverência dela) Dercy Gonçalves nos deixou à s quatro da tarde de hoje. Consta que os ParaÃso está em polvorosa, despreparado que estava para a ascenção irreverente de nossa eterna humorista, corista, atriz, pessoa de finÃssimo trato. Alguém haverá de ser muito bem ensaiada para interpretar o papel que ela sempre interpretou no teato, na revista, na tevê, no cinema: o dela mesma, por 70 anos, no mÃnimo.
esqueci de deixar o linque da noitÃcia. pedão. é aqui.
Adroaldo Bauer · Porto Alegre, RS 19/7/2008 18:21vai fazer falta nesse mundo essa jovem da melhor idade..
Herbeson · Rio de Janeiro, RJ 21/7/2008 12:51
fala cavalheiro! me tira uma dúvida?
já ouvi dizer que que no mausoléu da darcy tem vÃdeo-cassete, televisão... a info procede?
abs!
Para comentar é preciso estar logado no site. Faça primeiro seu login ou registre-se no Overmundo, e adicione seus comentários em seguida.
Você conhece a Revista Overmundo? Baixe já no seu iPad ou em formato PDF -- é grátis!
+conheça agora
No Overmixter você encontra samples, vocais e remixes em licenças livres. Confira os mais votados, ou envie seu próprio remix!