Museu do Perfume

1
Farion · Curitiba, PR
26/5/2007 · 74 · 1
 

Apostando nessa "química infalível", foi criado em Curitiba, o Museu do Perfume, onde os visitantes podem fazer uma viagem incrível pelos sentidos.
Um museu como poucos no mundo. Os visitantes não entram só para ver, mas também para cheirar. É só apertar um botão para se transportar através do aroma.

A sala amarela lembra o Egito antigo, terra dos primeiros perfumes de que se tem notícia. A vermelha, os aromas sensuais do oriente. A azul, a Europa, onde o perfume se desenvolveu, “A verde é uma sala que faz referência ao Brasil. Então a cor, tudo mais, o pau de chuva, que é utilizado em rituais pra chamar a chuva, e o odor, que é relacionado a terra, a floresta, a coisas naturais”, disse Fernanda Souza, curadora do museu.

Pelos corredores do museu, os visitantes podem conhecer toda a evolução da perfumaria. Cleópatra, a rainha do Egito, aparece com destaque. “Contam que quando ela foi cometer o suicídio, antes ela se perfumou toda, com as mais finas fragrâncias, demonstrando aí a importância que ela prestava a isso”, explica Fernanda.

As vitrines do museu expõem raridades. Um frasco foi feito sob encomenda para Napoleão Bonaparte. Ele adorava água de colônia e queria um recipiente para levar a fragrância, guardada na bota, durante as batalhas. O museu mostra ainda a ligação entre perfume e moda ao longo do século XX, com mulheres que marcaram época. “Eu fiz uma viagem no tempo, reencontrei coisas da penteadeira da minha mãe, da minha avó”, disse terezinha Negrello, aposentada.

Em painéis é possível descobrir de onde vêm as principais essências, que tanto despertam nosso olfato. Na sala que imita um frasco de perfume, o visitante conhece as fragrâncias que evaporam logo após a aplicação e as que ficam na pele por mais tempo.

onde fica
Shopping estação - Curitiba/PR
por que ir

A visita termina numa sala, um ambiente para relaxar e refletir sobre a importância dos aromas na nossa vida. Depois de se acomodar bem, o visitante assiste a um vídeo, mas para entender a história é preciso usar o nariz. As fragrâncias variam de acordo com as fases da vida e levam as pessoas a um passeio imaginário.
quando ir
Diariamente das 12h30 às 20h30
quem vai
clientes do shopping em geral.
quanto custa
gratuito
website
http://jornalhoje.globo.com/JHoje/0,19125,VJP0-3062-96311,00.html#

comentários feed

+ comentar
Guilherme Mattoso
 

alérgicos, mantenham distância! rsrsrs.

Guilherme Mattoso · Niterói, RJ 26/5/2007 10:57
sua opinião: subir

Para comentar é preciso estar logado no site. Faça primeiro seu login ou registre-se no Overmundo, e adicione seus comentários em seguida.

veja também

filtro por estado

busca por tag

revista overmundo

Você conhece a Revista Overmundo? Baixe já no seu iPad ou em formato PDF -- é grátis!

+conheça agora

overmixter

feed

No Overmixter você encontra samples, vocais e remixes em licenças livres. Confira os mais votados, ou envie seu próprio remix!

+conheça o overmixter

 

Creative Commons

alguns direitos reservados