Museu do Tropeiro

http://www.flickr.com/photos/mocoto/98076854/ - Leopoldo Furtado
1
Sergio Rosa · Belo Horizonte, MG
5/11/2006 · 146 · 3
 

O tropeiro é um personagem muito importante na história de Minas Gerais (e do Brasil). Um dos reflexos da sua importância na história do estado está na culinária: o feijão tropeiro. Um prato que se tornou uma das especialidades na cozinha mineira já era carregada por esse viajante montado das estradas de terra que ligavam Minas Gerais ao Rio de Janeiro. Há também o estilo de viola tropeira, batizada pelo modo peculiar de tocar o instrumento que esses cavaleiros tinham.

O tropeiro era um transportador de cultura: levava música, notícias e encomendas por várias cidades onde passava. Ou seja, ele tinha uma função importante de união entre as cidades e os povos da região.

O museu faz parte do planejamento turístico da Estrada Real. O projeto tem o objetivo de recriar e revitalizar o circuito cultural e turístico do interior de Minas Gerais até a cidade de Parati, no Rio de Janeiro.

onde fica
Em Ipoema.
por que ir
O museu conta com um importante acervo de milhares de peças da cultura tropeira. Além do museu, o distrito de Ipoema é conhecido pelas suas belas cachoeiras.
quem vai
Turistas, historiadores e demais interessados na cultura regional.
quanto custa
Gratuito.
contato
(31) 3833-9118

comentários feed

+ comentar
Saulo Frauches
 

Morando a vida toda na fronteira Rio-Minas, adotei a culinária mineira como nativa. E feijão tropeiro é a comida que mais me faz perder a linha hehehehe

Saulo Frauches · Rio de Janeiro, RJ 3/11/2006 18:09
2 pessoas acharam útil · sua opinião: subir
apple
 

Também adoro feijão tropeiro! E acho importante falar em Itabira porque as pessoas pensam que a terra de Drummond não tem atrações turísticas...

apple · Juiz de Fora, MG 4/11/2006 02:06
2 pessoas acharam útil · sua opinião: subir
Nanda Ribeiro
 

Excelente artigo :)
É um passeio imperdível até Ipoema...cultura e informação nunca é demais.

Nanda Ribeiro · Itabira, MG 7/11/2006 15:05
2 pessoas acharam útil · sua opinião: subir

Para comentar é preciso estar logado no site. Faça primeiro seu login ou registre-se no Overmundo, e adicione seus comentários em seguida.

veja também

filtro por estado

busca por tag

revista overmundo

Você conhece a Revista Overmundo? Baixe já no seu iPad ou em formato PDF -- é grátis!

+conheça agora

overmixter

feed

No Overmixter você encontra samples, vocais e remixes em licenças livres. Confira os mais votados, ou envie seu próprio remix!

+conheça o overmixter

 

Creative Commons

alguns direitos reservados