O tropeiro é um personagem muito importante na história de Minas Gerais (e do Brasil). Um dos reflexos da sua importância na história do estado está na culinária: o feijão tropeiro. Um prato que se tornou uma das especialidades na cozinha mineira já era carregada por esse viajante montado das estradas de terra que ligavam Minas Gerais ao Rio de Janeiro. Há também o estilo de viola tropeira, batizada pelo modo peculiar de tocar o instrumento que esses cavaleiros tinham.
O tropeiro era um transportador de cultura: levava música, notícias e encomendas por várias cidades onde passava. Ou seja, ele tinha uma função importante de união entre as cidades e os povos da região.
O museu faz parte do planejamento turístico da Estrada Real. O projeto tem o objetivo de recriar e revitalizar o circuito cultural e turístico do interior de Minas Gerais até a cidade de Parati, no Rio de Janeiro.
Morando a vida toda na fronteira Rio-Minas, adotei a culinária mineira como nativa. E feijão tropeiro é a comida que mais me faz perder a linha hehehehe
Saulo Frauches · Rio de Janeiro, RJ 3/11/2006 18:09Também adoro feijão tropeiro! E acho importante falar em Itabira porque as pessoas pensam que a terra de Drummond não tem atrações turísticas...
apple · Juiz de Fora, MG 4/11/2006 02:06
Excelente artigo :)
É um passeio imperdível até Ipoema...cultura e informação nunca é demais.
Para comentar é preciso estar logado no site. Faça primeiro seu login ou registre-se no Overmundo, e adicione seus comentários em seguida.
Você conhece a Revista Overmundo? Baixe já no seu iPad ou em formato PDF -- é grátis!
+conheça agora
No Overmixter você encontra samples, vocais e remixes em licenças livres. Confira os mais votados, ou envie seu próprio remix!