Brasil.gov.br Petrobras Ministério da Cultura
 
 

Museu Sacro São José de Ribamar

Pedro Rocha
Fachada do Museu
1
Pedro Rocha · Fortaleza, CE
29/11/2007 · 81 · 3
 

O Museu Sacro São José de Ribamar ou Museu de Aquiraz, como é conhecido de todos, fica no Centro Histórico da cidade de Aquiraz (22 km de Fortaleza), logo atrás da igreja, numa esquina pouco movimentada da praça Cônego Araripe. Foi inaugurado há quarenta anos, em 27 de setembro de 1967, por José Hélio Paiva, padre que reunira, por conta própria, algumas peças raras e decidira colocá-las à disposição do público.

No interior do museu há um acervo de mais de 450 peças que resultaram principalmente do espólio dos jesuítas. Foi ali que funcionou, na Vila de São José de Ribamar, a primeira escola de Latim do estado, posteriormente transformada em fábrica de cachaça e, anos depois, desativada por se encontrar em zona urbana.

Francisco Nunes, o guia de meia idade que mora a algumas quadras de onde trabalha, gosta de bíblias. Na visita-guiada, ele diz: “Só fundaria um museu se tivesse uma bíblia bem antiga”. No Museu de Aquiraz, há algumas delas e também missais, peças que, à primeira vista, podem ser confundidas com bíblias. Francisco se detém numa das prateleiras dedicadas a elas. Nas lombadas e capas, os anos variam: 1627, 1738, 1800... O guia confirma: “Grande parte do acervo do museu data dos séculos XVIII e XIX”.

onde fica
Por trás da igreja matriz de Aquiraz, na praça Cônego Araripe, 22. A praça é ampla e arborizada. Os casarios todos são antigos, dão a impressão de pertencerem aos domínios do museu, que ocupa uma das esquinas da praça.
por que ir
De acordo com a Secretaria de Cultura do Estado do Ceará, trata-se do único museu de arte sacra do estado. O museu, cuja última reforma foi há vinte e sete anos, reserva outras surpresas, como as santas do pau oco. Nelas, segundo historiadores, transportava-se ouro ilegalmente do Brasil para Portugal. No museu, há também muita prataria, castiçais de latão e esculturas em tamanho natural
quando ir
As visitas podem ser feitas de terça a sábado, das 8 às 17 horas, e aos domingos, das 8 às 12 horas.
quem vai
Atualmente, estudantes de escolas públicas e privadas, pesquisadores e devotos de um modo geral. Por abrigar tantas obras sacras, o museu acabou se convertendo num espaço também destinado ao diálogo com o divino.
quanto custa
A visita sai por R$ 2,00.
website
www.aquiraz.ce.gov.br
contato
(85) 3361-1930 ou 3101-2818

comentários feed

+ comentar
Helena Aragão
 

Queria ver uma santa do pau oco! Nunca tinha pensado nisso. Muito divertida a apropriação dessas expressões para classificar comportamento. :)

Helena Aragão · Rio de Janeiro, RJ 27/11/2007 13:16
sua opinião: subir
Pedro Rocha
 

Helena!

Espera só um pouquinho. Hoje à noite estou postando as outras fotos.

abraço!

Pedro Rocha · Fortaleza, CE 27/11/2007 17:35
sua opinião: subir
Andre Pessego
 

Muito importante. Como a Helena também não tinha a menor idéia da origem da expressão "Santa do Pau Oco".
abraço
andré

Andre Pessego · São Paulo, SP 23/8/2009 21:13
sua opinião: subir

Para comentar é preciso estar logado no site. Faça primeiro seu login ou registre-se no Overmundo, e adicione seus comentários em seguida.

filtro por estado

busca por tag

observatório

feed
Nova jornada para o Overmundo

O poema de Murilo Mendes que inspirou o batismo do Overmundo ecoa o "grito eletrônico" de um “cavaleiro do mundo”, que “anda, voa, está em... +leia

revista overmundo

Você conhece a Revista Overmundo? Baixe já no seu iPad ou em formato PDF -- é grátis!

+conheça agora

overmixter

feed

No Overmixter você encontra samples, vocais e remixes em licenças livres. Confira os mais votados, ou envie seu próprio remix!

+conheça o overmixter

 

Creative Commons

alguns direitos reservados