Blumenau conta com um dos maiores centros desportivos do paÃs, e que já foi um dos maiores da América Latina. ConstruÃdo na época de grande desenvolvimento econômico (anos de 1970), foi mérito de Blumenau trazer para seu território tão amplo projeto. A preocupação era que o operariado e os atletas em geral tivessem um espaço garantidamente desenvolvido para o pleno exercÃcio de suas atividades esportivas.
Tendo sido finalmente concluÃdo em 1977, não se supunha ainda que a próxima década seria tão difÃcil para a indústria fabril blumenauense. O que se pensou, então, foi que o Complexo Bernardo Werner ficou realmente grande, até mesmo muito maior do que o necessário. No entanto, uma vez construÃdo, o Complexo Desportivo do SESI passou a ser utilizado em prol não somente dos operários (como se quis quando de sua construção), mas também de atletas das mais diversas categorias e regiões – além, é claro, de sediar muitas das maiores competições esportivas do estado de Santa Catarina.
Para se ter uma idéia do tamanho do empreendimento, ele ocupa um terreno de 320.000m, com uma área coberta e em atividades de 22.000m². Em seu interior encontram-se 5 quadras polivalentes, duas quadras de voleibol, uma piscina olÃmpica; uma piscina térmica semi-olÃmpica; duas quadras de vôlei de areia; um campo de futebol com arquibancada coberta para 6.000 pessoas; uma pista de atletismo; dois campos de futebol suÃço; duas canchas de bocha; uma quadra de futebol de areia; quatro pistas de bolão; academia de ginástica e musculação.
Com a decadência econômica das décadas de 1980 e 1990, o Complexo Esportivo Bernardo Werner teve de se adaptar à clientela que nem sempre buscava necessariamente por esportes. Foi que a partir daà foram construÃdas as três piscinas para lazer com tobogã, o salão social para 800 pessoas. A área ainda conta área verde para caminhadas; um lago com 2.500m de lâmina d´água; alojamentos; serviço de alimentação; salas de aula e auditório para 150 pessoas, climatizados e com tecnologia de ponta. Construções que aumentaram o corpo fÃsico do lugar, mas que deram mais força para seu desenvolvimento nas décadas seguintes, como a de agora, em que o Complexo Esportivo do SESI volta a receber eventos esportivos importantes.
É no Complexo Esportivo do SESI que são realizadas a maioria das competições esportivas da região do Vale do ItajaÃ, quando não atividades a nÃveis maiores que precisam de uma infra-estrutura desportiva nem sempre encontrada na maioria dos municÃpios catarinenses.
Quadra de bocha é uma coisa que não vejo muito frequentemente...
Inclusive, pra mostrar melhor o esporte, publiquei um vÃdeo de uns amigos jogando esse esporte diferente, se quiserem dar uma olhada...
Abraço!
Para comentar é preciso estar logado no site. Faça primeiro seu login ou registre-se no Overmundo, e adicione seus comentários em seguida.
Você conhece a Revista Overmundo? Baixe já no seu iPad ou em formato PDF -- é grátis!
+conheça agora
No Overmixter você encontra samples, vocais e remixes em licenças livres. Confira os mais votados, ou envie seu próprio remix!