Quem vem a Natal por via aérea terá que pegar a BR-101 para entrar na cidade. Se vier por transporte terrestre, oriundo da parte sul do estado, já estará nessa estrada e só fará prosseguir. Em ambos os casos, encontrará uma via rodoviária com canteiros bem cuidados que dividem as duas pistas. É difÃcil entrada de cidade ser bonita, mas essa é.
Aproximando-se do núcleo urbano principal, será recebido pelas estátuas dos reis magos e pela estrela de Belém, que se projeta sobre o asfalto. Do lado direito, uma placa saúda: bem-vindo à noiva do sol. É chamada de cidade do sol por ter cerca de 300 dias de sol no ano.
A primeira visão que encanta são as dunas. Dunas existem em outros pontos desse imenso Brasil, mas aqui elas estão dentro da cidade, incluindo o Parque das Dunas, com 1.171 de mata atlântica, o segundo maior parque urbano do Brasil, atrás da Floresta da Tijuca, no Rio de Janeiro.
Pronto, você estará respirando o ar mais puro e renovado das Américas, segundo a NASA.
Em frente, você chegará ao centro da cidade e, à direita, pegando a Av. Roberto Freire, terá acesso à Praia de Ponta Negra, principal pólo hoteleiro e de lazer, onde se localiza o Morro do Careca, principal cartão postal do lugar.
No almoço, coma paçoca de pilão com arroz de leite. De sobremesa, queijo coalho ou de manteiga assado com mel de engenho. Para isso, a melhor pedida é o Restaurante Mangai, bom e barato. Para quem não resiste a um bom camarão, há o Camarões Potiguares, mais sofisticado e de comida deliciosa. Aliás, potiguar significa comedor de camarão.
À noite, vá agitar na rua do Hostel Lua Cheia (em forma de castelo), cheia de bares e restaurantes.
No corredor cultural, situado no centro da cidade, visite a casa em que morou Câmara Cascudo, o grande folclorista brasileiro. Descendo, há o bairro da Ribeira, onde a cidade começou, e a Rua Chile, junto ao porto, com bares e um pátio em que acontecem eventos.
Ali perto, veja o pôr-do-sol no Rio Potengi, o rio grande que dá nome ao estado. Um bom local para isso é a Pedra do Rosário, na parte alta da cidade.
Vá à Ladeira do Sol e tenha uma visão privilegiada do mar; à direira, a Praia de Areia Preta e, à esquerda, o Forte dos Reis Magos e, do outro lado do rio, o inÃcio do litoral norte.
Atravesse a Ponte Newton Navarro, recém construÃda, e chegue, rapidamente, ao litoral norte. Pare um pouco e veja Natal, o rio e o Forte dos Reis Magos, que você acabou de deixar para trás. Há dunas e lagoas para todos os gostos em Genipabu, Pitangui, Jacumã. Continuando, você chegará à Praia de Maracajaú, com os seus arrecifes, que são chamados pelos moradores locais de parrachos (cerca de 80 km de Natal).
Para ir ao litoral sul, pegue a Rota do Sol, passe pelo maior cajueiro do mundo e chegue à Praia de Barra de Tabatinga. O melhor é se a maré estiver baixa, quando são formadas piscinas naturais. Bem perto, há a Lagoa de Arituba. Das dunas, você poderá apreciar, de um lado, o mar e, do outro, a lagoa.
Para ir para Pipa, é necessário pegar o acesso para a BR-101. Pipa é a pedida para quem gosta de agitação.
Despeça-se com saudade do Rio Grande do Norte, terra da primeira feminista brasileira, NÃsia Floresta, da primeira eleitora, Celina Guimarães Viana, e da primeira deputada do Brasil, Carlota Pereira de Queirós.
Olá,Marcilio: coisa bonita de ver, né mesmo? Até sou suspeita pra dizer que gosto desse lugar que ésol o ano todo; é que sou potiguar, potuguara. Fico feliz por sua visão do lugar. Parabens. Guardarei seu texto divulgar entre os conterraneos. Bjos de luz, Graunina
graça grauna · Recife, PE 9/6/2008 02:48
Graça, querida,
Obrigado por ter lido, deixado seu registro e carinho.
Um cheiro potiguar/pernambucano,
Linda paisagem tão bem descrita por voce que admira sua terra!Maravilha!Voto com alegria!Beijos cariocas.
nina araújo · Rio de Janeiro, RJ 11/6/2008 20:55
Nina,
Obrigado. E prá lhe dar mais sorte ainda: bjs potiguares, pernambucanos e sergipanos, minhas três terras (por enquanto!).
muito legal mesmo ver um guia como este. tenho vontade de conhecer todas as capitais do nordeste, pelo menos inicialmente...
só duvido muito que este sol de natal seja mais forte do que o de juazeiro. interessante que por aqui é difÃcil ver algo que tenha o sol no meio, tipo "rota do sol", "ladeira do sol"... vai ver que a gente já internalizou o sol ou o sol nos internalizou, sei lá... eu só sei que, apesar de todo o calor (e não é pouco não), eu adoro o sol!
abraços,
LuÃs,
Natal tem uma brisa constante, o que ameniza a temperatura. Isto se deve à posição geográfica da cidade, espécie de esquina do Brasil, daà ser o ar mais renovado das Américas... hehehehe.
Não conheci ainda Juazeiro, mas se você quer um lugar quente de verdade vá a Caicó - RN, encravada no meio de serras e, além disso, localizada num declive.
Gostei muito do comentário. Obrigado.
Abs,
MarcÃlio me senti passeando em Natal, com o seu texto. Até fiquei sabendo do Mangai, que eu desconhecia. Quando for a Natal, vou no Mangai...Abraço.
Anna Jailma · São João do Sabugi, RN 26/6/2008 13:49
Jailma,
Fico contente que você gostou. Obrigado.
Abs,
Olá MarcÃlio, tudo bem? Olha gostei imensamente do seu texto sobre a cidade de Natal. É tão bem escrito, que como disseram as pessoas aqui nesse espaço, dá vontade de fazer esse tour. Bom, descobri esse blog buscando no google algo sobre Natal, e gostei tanto que queria saber se vc me permite, me vende, negocia.. ou qualquer outra proposta, para usá-lo num site de busca que vou lançar em breve, nele há uma página para falar de Natal. Seu texto realmente me encantou. Aguardo um contato, se for do seu interesse. ok? o nome do meu site é NATALBUSCA... vai ser lançado em dezembro. um abraço!! emu e-mail é leopereira280@hotmail.com. Meu nome é Eleonora
Eleonora Pereira · Natal, RN 2/10/2008 12:08
Linda, né, Nem tanto
Um cidade sem saneamento e com essa praias lindas (a maioria) poluidas. Moro em Ponta Negra e nao tenho coragem de tomar banho na praia onde passei quase toda a minha vida.
Cidade esburacada e com um péssimos serviços.
Cidade banhada em merda. Cronica que lhes envio em seguida, de minha autoria
Rapaz, rapaz voce me aguarda lá. Vou economizar na cerveja mas no proximo final de ano, não neste, irei lhe ver e tudo o mais.
abraço
andré
Olá, Adorei o texto . Estive em Natal agora em JANEIRO de 2014 . O SITE com mais CONTEÚDO e que PRINCIPALMENTE com TUDO que precisamos, Desde de PAsseios, saber sobre as PRAIAS etc. E que foi FUNDAMENTAL para NOSSAS MARAVILHOSAS FÉRIAS o www.NatalPraias.com.br , confiram tenho CERTEZA que vão AMAR!
Patricia A. · Rio de Janeiro, RJ 4/1/2014 23:22Para comentar é preciso estar logado no site. Faça primeiro seu login ou registre-se no Overmundo, e adicione seus comentários em seguida.
Você conhece a Revista Overmundo? Baixe já no seu iPad ou em formato PDF -- é grátis!
+conheça agora
No Overmixter você encontra samples, vocais e remixes em licenças livres. Confira os mais votados, ou envie seu próprio remix!