NIFC, o orgulho da Baixada

Tetê Oliveira
A sede do Nova Iguaçu Futebol Clube é um dos cartões-postais da cidade.
1
Tetê Oliveira · Nova Iguaçu, RJ
1/7/2007 · 91 · 9
 

A mentira só pode ser associada a sua data de fundação: 1º de abril de 1990. Já a verdade, é facilmente constatada numa rápida visita a sua sede: o Nova Iguaçu Futebol Clube tem feito jus ao slogan, “O orgulho da Baixada” – apesar da fraca campanha e do rebaixamento no Campeonato Carioca deste ano. Numa área de 135 mil metros quadrados, o NIFC tem construído, passe a passe, seu império futebolístico.

O Centro de Treinamento é de dar inveja em muito clube considerado grande. A infra-estrutura inclui três campos de futebol, sendo um nas medidas oficiais; quadra polivalente; caixa de areia; campo para treinamento de goleiros; seis quartos, com capacidade para hospedar 22 atletas; departamento médico – consultórios de ortopedia, odontologia, nutrição e fisioterapia, com direito a uma piscina para exercícios de relaxamento e recuperação de lesões; auditório com 60 lugares e quatro vestiários, além de um restaurante em fase final de construção. Ao lado do CT, as instalações oferecem mais campos de futebol, lanchonete, boutique e sala de troféus. Entre os troféus, dois destaques: a taça de Campeão Carioca da 2ª Divisão (profissional), em 2005, e a camisa autografada de Zinho, usada na estréia do time na 1ª divisão do Carioca, numa vitória sobre o Flamengo (1 a 0), no ano seguinte. Jogador da seleção brasileira campeã da Copa de 1994, Zinho é iguaçuano e um dos sócios-fundadores do NIFC.

O clube investe na formação de atletas. Atualmente, são 380 jogadores federados, divididos por 11 categorias de base (pré-fraldinha, fraldinha, pré-mirim, mirim, infantil A e B, juvenil A e B, e juniores), além do time profissional. De suas fileiras saíram, por exemplo, Schewnk (ex-Botafogo e Figueirense) e David (ex-Santos, Coríntians, Bordeaux, Sporting de Portugal e, atualmente, no Fenerbahçe, da Turquia). O NIFC oferece ainda uma escolinha particular de futebol, a Laranjinha. Ali, 190 meninos, com idades de 5 a 13 anos, aprendem as manhas e técnicas do futebol.

O Carrossel da Baixada – forma carinhosa como o clube é tratado por adotar a cor laranja em seu uniforme oficial, o que lembra a poderosa seleção da Holanda na Copa de 1974 - tem suado a camisa para concretizar dois sonhos em 2008: estrear numa competição nacional e inaugurar seu estádio.

A vaga na Copa do Brasil estará assegurada se o time for campeão da Copa Rio deste ano. Já as obras do estádio estão em andamento e a expectativa é abrir suas portas com capacidade mínima para três mil pessoas, para disputar em casa seus jogos na 2ª divisão do próximo campeonato estadual – e retornar à elite do Carioca em 2009. Mas o projeto é ainda mais ambicioso: no final da obra, o Laranjão deverá oferecer 15 mil lugares. Vale a torcida!

onde fica
Nova Iguaçu Futebol Clube
Av. Gov. Roberto da Silveira 1357 - ao lado do Corpo de Bombeiros e do antigo Aeroclube da cidade.
por que ir
Pra conhecer um trabalho que dá "orgulho à Baixada".
Pra ver a garotada correr atrás da bola e de um sonho.
Pra acompanhar os dribles iniciais de possíveis futuros craques - quem sabe, daqui a uns anos, alguns não troquem a camisa laranjinha pela amarelinha?

quando ir
Em dias de treinos e jogos, mesmo sem estádio ainda.
quem vai
Jovens atletas.
Pais babões.
Olheiros em busca de futuros craques.
Apaixonados por futebol, em geral.
quanto custa
Só assistir, nada.
Na butique, a camisa oficial do NIFC sai por R$ 59,90.
website
www.nifc.com.br
contato
(21) 2768-6192

comentários feed

+ comentar
Viktor Chagas
 

Oi, Tetê. Duas dúvidas:
1) Qual a diferença entre o NIFC e o NIFT? O primeiro é o clube e o segundo é o CT, é isso?
2) Você fala que a vaga na Copa do Brasil depende da Copa Rio deste ano. É uma Copa Rio da série B carioca? Porque a Copa Rio que eu saiba já foi, e você mesma fala que o NIFC foi rebaixado no Carioca. Achei um pouco confuso isso, mas talvez seja um problema meu...

Viktor Chagas · Rio de Janeiro, RJ 28/6/2007 10:58
1 pessoa achou útil · sua opinião: subir
Saulo Frauches
 

Mandou bem na nota. Gosto de ler coisas sobre esa faceta do futebol - eu e Viktor temos um texto sobre o São Cristóvão, aliás.

Sobre a edição: tem certeza que você quis falar da Holanda de 1994 mesmo? Foi um bom time, mas a seleção que fez a fama de laranja mecânica foi a de 1974.

Saulo Frauches · Rio de Janeiro, RJ 28/6/2007 16:49
1 pessoa achou útil · sua opinião: subir
Tetê Oliveira
 

Ih, rapazes, dois erros de digitação muito bem detectados por vcs: a Holanda de 74 (claro! Saulo, eu nem tenho a desculpa de que não era nascida... rs) e só existe NIFC (a outra sigla foi uma invenção minha!!!).
Quanto à Copa Rio, Viktor, vou esclarecer com o pessoal. Mas eles estão disputando agora - essa que vc fala não é a Taça Rio (um dos turnos do Carioca)? Acho que são diferentes. O Nova iguaçu foi rebaixado este ano, e disputará a 2ª divisão só em 2008.
Vou dar uma olhada no texto de vcs também. Gosto muito de futebol.
Bjs e obrigada.

Tetê Oliveira · Nova Iguaçu, RJ 28/6/2007 18:57
1 pessoa achou útil · sua opinião: subir
Tetê Oliveira
 

Viktor, pelo que vi no site da Federação de Futebol do Estado do Rio é a Copa Rio mesmo que tá rolando. Na verdade, ela inclui times de diferentes divisões.

Tetê Oliveira · Nova Iguaçu, RJ 28/6/2007 19:14
1 pessoa achou útil · sua opinião: subir
Viktor Chagas
 

Então, tá solucionada a dívida! :)

Eu não sou torcedor fanático, mas gosto muito de futebol também, sobretudo do futebol histórico. Acabo de comprar o livro da Barbara Smit sobre a disputa entre Adidas e Puma, os dois irmãos que se odeiam.

Viktor Chagas · Rio de Janeiro, RJ 28/6/2007 19:21
1 pessoa achou útil · sua opinião: subir
Guilherme Mattoso
 

mandou bem, tete!!!!

Guilherme Mattoso · Niterói, RJ 30/6/2007 08:26
1 pessoa achou útil · sua opinião: subir
crispinga
 

Tetê,
Que orgulho de VOCÊ! Fala de futebol, passeia por Nova Iguaçu e ainda me ajuda nas edições com seu português impecável!
BJS
Cris

crispinga · Nova Friburgo, RJ 1/7/2007 12:09
1 pessoa achou útil · sua opinião: subir
Helena Aragão
 

Tetê, uma autêntica repórter esportiva! :) Show de bola.

Helena Aragão · Rio de Janeiro, RJ 3/7/2007 16:36
1 pessoa achou útil · sua opinião: subir
Tetê Oliveira
 

Obrigada, guilherme, Cris e Helena. Eu gosto muito de esportes e adoraria ter sido repórter esportiva! :-)
Tenho um carinho especial por essa notinha e, mais ainda, pela foto do "futuro craque". Já estava saindo do clube quando o vi ali, compenetrado, assistindo ao treino dos colegas mais velhos, de uniforme do Nova Iguaçu e chinelos de dedo. Foi paixão ao primeiro clique!
Depois descobri que ele é da categoria pré-mirim e treina no NIFC há um ano e meio. Pra mim, ele já é um vencedor!

Tetê Oliveira · Nova Iguaçu, RJ 3/7/2007 20:59
1 pessoa achou útil · sua opinião: subir

Para comentar é preciso estar logado no site. Faça primeiro seu login ou registre-se no Overmundo, e adicione seus comentários em seguida.

imagens clique para ampliar

O olhar de um futuro craque? zoom
O olhar de um futuro craque?
Sala de troféus zoom
Sala de troféus
Quarto da concentração zoom
Quarto da concentração
Desenho do futuro estádio zoom
Desenho do futuro estádio
Uniforme oficial zoom
Uniforme oficial

filtro por estado

busca por tag

revista overmundo

Você conhece a Revista Overmundo? Baixe já no seu iPad ou em formato PDF -- é grátis!

+conheça agora

overmixter

feed

No Overmixter você encontra samples, vocais e remixes em licenças livres. Confira os mais votados, ou envie seu próprio remix!

+conheça o overmixter

 

Creative Commons

alguns direitos reservados