Niterói recebe mostra inédita de Djanira

1
Seven Star · Rio de Janeiro, RJ
10/11/2014 · 0 · 0
 

O Espaço Cultural Correios Niterói, o Museu Nacional de Belas Artes, IBRAM e Ministério da Cultura apresentam a exposição Djanira – Cronista de ritos, pintora de costumes, de 17 de novembro de 2014 a 21 de março de 2015 no Palácio dos Correios. A mostra inédita apresenta ao público cerca de 120 obras de Djanira da Mota e Silva, com curadoria de Daniela Matera e patrocínio Correios e Governo Federal.



“Djanira – Cronista de ritos, pintora de costumes” é uma seleção de cerca de 120 obras da pintora Djanira da Mota e Silva, das mais de 800 pertencentes ao acervo do Museu Nacional de Belas Artes. São óleos, temperas, guaches, acrílicas, gravuras, nanquins, entre outros trabalhos da artista produzidos entre 1940 e 1979. A mostra celebra o centenário de Djanira, mostrando ao público como sua pintura “antropóloga” atenta ao cotidiano do povo brasileiro, desde labor ao lazer, passando pelo sincretismo religioso, emblemático na constituição do País.



A exposição desvela o sensível lirismo do cotidiano que permeia a obra da artista. Djanira foi uma pintora andarilha, que percorreu o Brasil em busca de cenas diárias de populações urbanas e rurais. Do labor ao lúdico, suas obras retratam um amplo panorama do mundo secular e mítico: pescadores, mineiros, trabalhadores do campo, mulheres rendeiras, a costureira, os santos de devoção sincrética.

O encontro corriqueiro do dia-a-dia com a experiência mítica, entre o que se crê e o que se vê, a sinergia entre o fazer artístico e poético (fazer pelo trabalho e pela fé) traduzem Djanira, para além da artista ingênua, para a artista que, sob o hábito, cristaliza a imagem do Brasil.



Para a curadora Daniela Matera, a ingenuidade de Djanira está no modo de ver e experimentar a vida: “Antes de pintar, vemos. Antes de viver, sonhamos. Djanira, sonhou em ser pintora. E o que é o sonho se não um conto, uma estória, um poema? Aquilo que contamos ao outro e a nós mesmos. Djanira evidencia através da sua obra o lirismo do povo brasileiro, procurando, no cotidiano e nos costumes de todos nós, homens comuns, a semear o sonho.”

Informações e Entrevistas:
Aline Borba e Heloisa Castro
(21) 3352-1905 / 97901-9575
aborba@sevenstarmkt.com.br // heloisa@sevenstarmkt.com.br



Serviço:



Exposição “Djanira – Cronista de ritos, pintora de costumes”.

Abertura e visita guiada com a curadora: 17 de novembro, às 18h.

Visitação: 17 de novembro de 2014 a 21 de março de 2015.

Horário: de segunda-feira a sábado, das 10h às 19h – exceto feriados.

Local: Palácio dos Correios

Endereço: Av. Visconde do Rio Branco, 481 – Centro, Niterói.

Telefone: (21) 2622-3200

Lançamento do catálogo: 22 de janeiro de 2015, às 17h30.

Curadoria: Daniela Matera

Projeto: LCG Ramos Produções

Produção: Artepadilla

Realização: MNBA/ IBRAM/ MinC

Patrocínio: Correios e Governo Federal

onde fica
Palácio dos Correios
por que ir
Espaço Cultural Correios Niterói apresenta mostra inédita com 120 obras da pintora Djanira da Mota e Silva, celebrando o centenário da artista.
quando ir
17 de novembro de 2014 a 21 de março de 2015
quem vai
Lançamento do catálogo: 22 de janeiro de 2015, às 17h30.
quanto custa
Entrada Franca
contato
Aline Borba e Heloisa Castro (21) 3352-1905 / 97901-9575 aborba@sevenstarmkt.com.br // heloisa@sevenstarmkt.com.br

comentários feed

+ comentar

Para comentar é preciso estar logado no site. Faça primeiro seu login ou registre-se no Overmundo, e adicione seus comentários em seguida.

veja também

filtro por estado

busca por tag

revista overmundo

Você conhece a Revista Overmundo? Baixe já no seu iPad ou em formato PDF -- é grátis!

+conheça agora

overmixter

feed

No Overmixter você encontra samples, vocais e remixes em licenças livres. Confira os mais votados, ou envie seu próprio remix!

+conheça o overmixter

 

Creative Commons

alguns direitos reservados