O capital de Redonda

Henrique Araújo
Tá vendo o barquinho? Fica de frente à pousada! Não reparem no pôr-do-sol...
1
Henrique Araújo - Grupo TR.E.M.A · Fortaleza, CE
21/7/2007 · 109 · 4
 

Você sabe o que é um manzoá? É um dos principais instrumentos de pesca artesanal da lagosta. Antes: sabe o que é... uma lagosta? Não estou perguntando se já mastigou a carne branca desse nobre animal, mas se, de alguma maneira, você sabe o que é uma lagosta. Sabe de quando a quando, no Ceará – ainda o maior produtor do crustáceo em todo o Brasil – podem ser capturadas as lagostas e, da mesma forma, quando isso não é possível? Tem noção da trabalheira que é fisgar esse bichinho do mar e entregá-lo, ainda fresco, à grande empresa compradora, que, por sua vez, exporta boa parte da produção e vende a restante por aqui mesmo, no Brasil?

Bem, hospedar-se na pousada O pescador, em Icapuí, na praia de Redonda, a 200 km de Fortaleza, pode ser a solução para grande parte desses questionamentos, digamos, nada comuns a onze entre dez turistas que são despejados, todos os anos, em terras cearenses. Todavia, uma vez lá, em Redonda, lugar paradisíaco, não custa nada largar mão dos batidos e surrados – mas ainda emocionantes – passeios através da praia, visitas a pontos históricos etc para, em vinte ou trinta minutos de conversa com Vanderlei Bezerra, proprietário da pousada, descobrir o que acontece com as gentes do lugar na maior parte do tempo.

A pousada – cujos quartos, pela simplicidade, devem lembrar a autêntica residência de um pescador – fica a alguns metros do mar. Dorme-se, portanto, com o familiar ronco no ouvido e o rumor abafado de conversas (de pescador, evidente) que varam a noite. E como se dorme bem em Redonda...

Mas, cuidado: dormir além da hora não agrada Vanderlei. Sentado, prontíssimo para o café-da-manhã de uma sexta-feira, 13, escuto um rabo de conversa. A inquilina, cotovelos fincados numa mesa próxima, deixa escapar um longo suspiro seguido da expressão macunaímica “Ai, que preguiça...” Foi o suficiente para ser repreendida, em tom de brincadeira, por Vanderlei. Não se enganem: a relação empresário-cliente, embora mediada pelo capital, não impediu o dono de O pescador de ralhar, boca retorcida: “Que vergonha, sentir preguiça uma hora dessas!”. A mulher foi embora, filho a tiracolo, sem dizer palavra.

Óbvio que tudo isso já faz parte da mística que existe em torno da curiosíssima figura de Vanderlei. Barbudo, boina guerrilheira levemente inclinada na cabeça, charuto ao alcance da mão, ele pode, num primeiro instante, parecer deslocado ali, na calma Redonda. Engano seu. Vanderlei está lá há mais tempo que qualquer um de nós consegue imaginar, ora papeando com os clientes e amigos, ora servindo as mesas. Porque, ao que tudo indica, ele não tem muitas frescuras, não. Quando Van Van, espécie de faz-tudo na pousada, faz-se ausente, Vanderlei arregaça as mangas e, num repente, põe a mesa do café: muitas frutas, queijo, presunto, pão, café, leite, suco de duas qualidades – maracujá e goiaba, geralmente – e muita camaradagem. Afinal, esse é o capital de Redonda.

onde fica
Icapuí-Ce, a apenas 200 km de Fortaleza. Em frente à praça Boca do Povo, na praia de Redonda. Todo mundo conhece!
por que ir
Bem, se você leu o texto e, ainda assim, quer um motivo, melhor ficar em casa, assistindo televisão e conferindo o quadro de medalhas do Pan-2007.
quando ir
Por mim, iria todos os meses. Aliás, não iria - ficaria logo por lá. Mas, segundo dados das secretarias de turismo do Ceará e de Icapuí, o melhor período é, claro, o da chamada alta estação - julho, e de dezembro a fevereiro.
quem vai
Qualquer pessoa em sã consciência e com dinheiro sobrando...
quanto custa
A diária não sai por menos de R$ 35.
website
www.icapui.ce.gov.br
contato
(88) 3432 3018 ou 3432 3074.

comentários feed

+ comentar
Helena Aragão
 

É até pecado pedir mais alguma coisa numa nota tão boa e completa: mas que fiquei com vontade de ver uma foto do Vanderlei, ah eu fiquei... Que figura!

Helena Aragão · Rio de Janeiro, RJ 21/7/2007 12:05
sua opinião: subir
Henrique Araújo - Grupo TR.E.M.A
 

Olha, não sei se dá pra matar a curiosidade, mas ele, juntamente com a equipe que produziu o filme da Sidnéia, tá bem aqui, camisa azul-claro, boina e de braços cruzados...

Valeu!

Henrique Araújo - Grupo TR.E.M.A · Fortaleza, CE 21/7/2007 12:16
sua opinião: subir
Ricardo Sabóia
 

Oi Henrique,
ótima a dica. Há muito tempo tinha indicado a pousada do Vanderlei por aqui. Mas sua dica está bem melhor!
Uma sugestão apenas: na dica ficou registrado Fortaleza, acho que seria mais fácil achar se fosse icapuí. Será que ainda dá para trocar?
Abs.

Ricardo Sabóia · Fortaleza, CE 23/7/2007 20:15
sua opinião: subir
Henrique Araújo - Grupo TR.E.M.A
 

Verdade, Ricardo. Agora, infelizmente, tá sem jeito. De qualquer forma, fica o link pra tua, que acrescenta algumas informaões legais.

Abraços!

Henrique Araújo - Grupo TR.E.M.A · Fortaleza, CE 24/7/2007 08:39
sua opinião: subir

Para comentar é preciso estar logado no site. Faça primeiro seu login ou registre-se no Overmundo, e adicione seus comentários em seguida.

veja também

filtro por estado

busca por tag

revista overmundo

Você conhece a Revista Overmundo? Baixe já no seu iPad ou em formato PDF -- é grátis!

+conheça agora

overmixter

feed

No Overmixter você encontra samples, vocais e remixes em licenças livres. Confira os mais votados, ou envie seu próprio remix!

+conheça o overmixter

 

Creative Commons

alguns direitos reservados