O ChORO DO ANACLETO -150 anos Anacleto de Medeiros

Anacleto de Medeiros
1
Fernanda Vogas · Rio de Janeiro, RJ
8/1/2016 · 0 · 0
 

Este ano o projeto vai prestar uma homenagem aos 150 de nascimento de um dos principais nomes da música brasileira.    
Para a primeira de edição de 2016, O Choro do Anacleto vai receber o trompetista Nailson Simões.
Nailson é Professor Titular da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro – UNIRIO. Realizou os cursos de mestrado (1986, Boston/MA) e doutorado (1991, Washington/DC) nos Estados Unidos, ambos sob orientação do professor Charles Schlueter.Foi membro de várias orquestras sinfônicas brasileiras, de 1978 a 2005, e fundador do Quinteto Brassil. É coordenador do Grupo de Trompetes da UNIRIO e fundador do UNIRIO Metais. Participa dos projetos “Escola Portátil de Música” e “Volta Redonda-Cidade da Música”. Desenvolve também trabalho solo e em duo com José Wellington (piano). Tem ampla produção fonográfica, tendo lançado o primeiro Cd para trompete e piano no Brasil.

O projeto O Choro do Anacleto é uma justa homenagem ao maestro, peça fundamental para o desenvolvimento do choro e da música no Brasil. Na forma de uma roda de choro, é realizado  Casa de Artes Paquetá, todo segundo domingo do mês, a partir das 13h. Sempre com um convidado especial, a ideia é agregar músicos populares e eruditos num encontro às vezes inusitado. 
A curadoria é do músico e pesquisador Oscar Bolão, producão de Fernanda Vogas e José Lavrador, e o grupo fixo de músicos conta com Pedro Amorim (Bandolim); Jayme Vignoli (Cavaquinho); Luiz Flavio Alcofra (Violão) e Gabriel Leite (Pandeiro).    

Anacleto viveu intensamente a agitação do Rio de Janeiro na virada do século XIX para o XX. Seu trabalho como regente, compositor, arranjador e instrumentista, definiu um novo estilo dentro do choro, influenciando Villa-Lobos, Pixinguinha, Radamés Gnatalli e toda uma geração de músicos do Choro. Foi fundador, diretor e maestro de muitas bandas, tendo contribuído de maneira fundamental para a fixação dessa formação no Brasil. A tradição de bandas se reflete até hoje, por exemplo no desenvolvimento de uma sólida escola de sopros. 

onde fica
Casa de Artes Paquetá
por que ir
http://www.ilhadepaqueta.com.br/casadeartes/
quando ir
Todo segundo domingo do mês
quem vai
Músicos, pessoas que gostam de choro, turistas e moradores do Rio e da Ilha de Paquetá.
quanto custa
Entrada Franca ( contribuição voluntária)
website
https://www.facebook.com/chorodoanacleto
contato
3397 0517 – 3397 - 2124

comentários feed

+ comentar

Para comentar é preciso estar logado no site. Faça primeiro seu login ou registre-se no Overmundo, e adicione seus comentários em seguida.

veja também

filtro por estado

busca por tag

revista overmundo

Você conhece a Revista Overmundo? Baixe já no seu iPad ou em formato PDF -- é grátis!

+conheça agora

overmixter

feed

No Overmixter você encontra samples, vocais e remixes em licenças livres. Confira os mais votados, ou envie seu próprio remix!

+conheça o overmixter

 

Creative Commons

alguns direitos reservados