O Conic tem de tudo

imagem original por cortesia do Google Earth, remix por Duende
Conic, visto por um viajante interestelar chegando à Terra.
1
Daniel Duende · Brasília, DF
11/2/2007 · 310 · 66
 

O Conic tem de tudo. Tem puteiro do lado da Igreja Universal do Reino de Deus. Tem cinema pornô do lado de loja de artigos de umbanda, que por sua vez fica perto do mais de um agiota e de uma boa loja de artigos para skate. Tem restaurante vendendo prato para todos os bolsos furados e para todos os estômagos junkies ou naturebas. Tem o Teatro Dulcina de Moraes (que é uma excelente faculdade de teatro e um dos teatros mais legais da cidade) e boas livrarias, como a livraria jurídica da qual eu não lembro o nome e a Kingdom Comics (excelente, especializada em HQs e camisetas de hq, filmes e bandas). Tem cabeleireiro especializado em cortes e adereços afro do lado de loja especializada em guaraná. Tem óticas, farmácias, fliperamas, lojas de discos (cds e lps, especializadas ou não), loja de roupas, material para artesanato, lojas de artigos musicais, sedes de partidos políticos, tatuadores e piercers, e dezenas de outras coisas visíveis ou escondidas, como seus subterrâneos onde a Jennie Choi adora dar festas. Como eu disse, o Conic tem de tudo.

Tem também gente de todo tipo. Tem policial e traficante, tem prostituta zanzando e evangélico pregando. Tem skatista e metaleiro, moderninhos e setentistas, gente preocupada e despreocupada e, sobretudo, tem gente como você. Acima de tudo, o Conic é um lugar onde estes rótulos perdem o sentido, e a primeira coisa que você nota ao chegar é que o Conic é um lugar de Gente. E gente é gente, só se distingue quando quer se distinguir. Lá, tudo se mistura.

O Conic das festas e das tardes do pessoalzinho das escolas, que mata aula pra rodar pelas lojas ou só andar por alí. O Conic dos trabalhadores que passam por ali para comer, para comprar alguma coisa, ou para trabalhar. O Conic das boites de strip tease e dos cultos evangélicos, das encruzilhadas subterrâneas e dos consultórios médicos. Tudo cabe no Conic e todo mundo está lá.

Para entender o que é o Conic, não basta visitar. Tem que frequentar. Tem que sentir o cheiro da vida no lugar. Basta procurar, certamente existe no Conic algum lugar onde você vai se encontrar. O Conic é um lugar que tem tudo, inclusive muita gente. E é lá que muito da gente legal de Brasília se encontra.

Não existem palavras demais quando se fala no Conic. Nem palavras certas ou erradas. No Conic tem tudo, e tudo pode se dizer do lugar. Mas sobretudo, o Conic é um lugar feito para gente se encontrar e fazer coisas. É lugar de apropriação. É território livre e mercado comum das raças e tribos da Capital.

Existem até teses acadêmicas sobre o lugar.

Se for a Brasília, não deixe de visitar o Conic.


Esta dica do guia é uma olhar pessoal sobre o Conic, e uma extensão da dica já postada aqui pelo overmano-de-fé Daniel Cariello.


Nota:
Foi extremamente difícil achar imagens para esta matéria pois, por incrível que pareça, não há fotos licenciadas em Creative Commons de um lugar tão livre (e criativo, e comunal) como o Conic. Estivesse eu em Brasília, bateria as fotos eu mesmo, com meu fiel celularzinho. Uma vez que não estou, resta-me lançar a matéria assim, sem imagens, por falta de informação sobre licenciamento ou, talvez, generosidade, dos fotógrafos da capital.

onde fica
O significado da sigla CONIC se perdeu no tempo, mas ele é seu próprio endereço. Setor de Diversões Sul, ao lado da Rodoviária do Plano Piloto.
por que ir
Para conhecer, para encontrar gente, para fazer qualquer uma das mil coisas que se faz por lá, ou para se comprar uma das cem mil coisas que se vende por lá, ou para vender alguma coisa, ou simplesmente para estar no lugar onde tanta gente vai estar. Não há um motivo apenas para ir no Conic. Cada um tem o seu, mas todo mundo acaba passando por lá.
quando ir
Depende do que você quer encontrar. As lojas ficam abertas no horário comercial. As igrejas realizam seus cultos em seus horários tradicionais, e há rumores de cultos tarde da noite também. As boites de strip tease abrem de noite. O Teatro Dulcina tem seus próprios horários. Com o cair da noite, o lugar tem uma vida diferente da vida diurna. Existem muitos Conics no Conic, dependendo da hora.
quem vai
Quase todo mundo que não tem medo do lugar, e estes são poucos e não sabem o que é bom. No Conic dá todo tipo de gente. Vendedores, ativistas políticos, prostitutas, pregadores, skatistas, grafiteiros, atores e atrizes de teatro, fãs de RPG e HQ, músicos, trabalhadores braçais, policiais, traficantes, tatuados e tatuadores, perfurados e perfuradores, gente de todo tipo, cada um por seus motivos...
quanto custa
O lugar é aberto. Não custa nada, nada mesmo, para entrar e andar por lá. Dependendo do que você for fazer, contudo, o preço pode variar.
contato
alguém manda naquele lugar?

comentários feed

+ comentar
Daniel Duende
 

E depois de terminar este post, meu cérebro já está derretendo...
amanhã eu arranjo umas imagens para cá. não há de ser difícil.

abraços do verde.

Daniel Duende · Brasília, DF 8/2/2007 21:54
2 pessoas acharam útil · sua opinião: subir
Daniel Cariello
 

Extensão que nada, xará.
Você descreveu perfeitamente o que é o Conic, fazendo uma bela crônica sobre o lugar. Esse texto cabe até no banco de cultura. Parabéns!
Abs

Daniel Cariello · Brasília, DF 8/2/2007 22:03
3 pessoas acharam útil · sua opinião: subir
Daniel Duende
 

Que bom que você gostou, xará! O Conic estava merecendo um post desses, né? Agora vou ver se durmo um pouco, pois depois de passar o dia trampando em cima de um conto e 4 posts, minha cabeça já não aguenta mais computador.

Aceito sugestões de fotos e correções, pois nem revisei o post ainda :D

E eu fico lisongeado de vc achar que este post poderia estar no banco de cultura. Mas eu acho que o lugar dele é aqui mesmo, dando um exemplo de como penso que devem ser os posts do guia sobre os lugares. Guia turístico você acha em outro lugar. Aqui é lugar, sobretudo, de relato de experiência, de vida, de frequência.... de testemunho sobre a sua relação com o lugar.


Abraços do Verde.

Daniel Duende · Brasília, DF 8/2/2007 22:12
3 pessoas acharam útil · sua opinião: subir
Daniel Duende
 

Impressionante! Em 4 horas de buscas, não achei até agora nenhuma foto CC do Conic. Até o momento nenhum dos autores respondeu os pedidos de uso das fotos também :/

Daniel Duende · Brasília, DF 10/2/2007 17:04
2 pessoas acharam útil · sua opinião: subir
Daniel Duende
 

Na falta de fotos para usar, a gente usa a criatividade, né? :D

Daniel Duende · Brasília, DF 10/2/2007 18:45
2 pessoas acharam útil · sua opinião: subir
Ana Cullen
 

Uou! Ficou muito boa a foto! E a dica tb!!! Tenho que fazer umas postagens pro Guia Brasília tb! Nesse modelo mais pessoal...
Abraços!

Ana Cullen · Brasília, DF 10/2/2007 22:57
3 pessoas acharam útil · sua opinião: subir
Daniel Duende
 

Hey... valeu Aninha! :D

E você está certa. Você tem sim que exercitar seu estilo mais pessoal aqui pelo Guia. Brasília tem ainda muitos lugares a serem desvendados para o Overmundo!

Abraços apertados do Verde.

Daniel Duende · Brasília, DF 11/2/2007 01:24
2 pessoas acharam útil · sua opinião: subir
Nelson Maca
 

Salve Daniel,
sempre que vou à Brasília passo no CONIC.
Vixxxe - é lôco mesmo!
Da antiga, me marcou a ronda dos policiais com seus cães gigantescos (pastor alemão).
Das últimas vezes, a CD BOX, do Bira, um guerreiro da cena hip hop local!
E também as sedes dos partidos de esquerda (socialistas, comunistas...)
Tinha um bar, se não me engano Bar da Raimunda.
Existe ainda?
Conheci várias pessoas ligadas a Dulcina.
Minha irmã esteve trabalhando por lá na gestão B de Paiva.

Brasília Lado B.

Mais que isso, só ouvindo os relatos do perarceiro GOG!!
Valeu.... pelas boas lembranças de uma Brasília de carne, osso e sangue nas veias.

Agora é atravessar a rua, para o pastel com caldo de cana na rodoviária!

CR
Nelson Maca

Nelson Maca · Salvador, BA 12/2/2007 04:58
3 pessoas acharam útil · sua opinião: subir
Nelson Maca
 

parceiro GOG!

Nelson Maca · Salvador, BA 12/2/2007 05:00
3 pessoas acharam útil · sua opinião: subir
daniel_freitas
 

Muito bom, muito bom... o velho CONIC merece essa homenagem. A propósito, a Casa do Livro ainda está em vias de fechar?... seria uma perda irreparável para o CONIC e para a memória de Bsb. Quantas tardes da minha adolescência não foram passadas garimpando livros na Casa do Livro e discos nas lojas especializadas em rock/heavy metal daquele corredor "de trás", hehe...

valeu pelo post, Daniel

daniel_freitas · Brasília, DF 12/2/2007 12:44
3 pessoas acharam útil · sua opinião: subir
Daniel Duende
 

Olá mano Nelson, olá Daniel.

Fico feliz que tenham gostado do post. Foi a melhor homenagem que pude fazer no momento em que o escrevi. Obtive hoje a autorização do uso das fotos do lugar, portanto pretendo fazer uma matéria para o Overblog sobre o Conic, mergulhando um pouco mais em histórias do lugar. Seria com grande alegria que eu agregaria as histórias que vocês quiserem contar de suas experiências do lugar.

Agora, respondendo vossas perguntas:
a CD-BOX é mesmo muito legal. Ponto de encontro da galera do Hip-Hop da região. Lembro-me também de ter visto o Bar da Raimunda em minhas últimas passagens pelo lugar. Fica ali perto de uma das igrejas, náo? Contrastes! E infelizmente não tenho notícias da Casa do Livro, mas também tenho de lá importantes lembranças de infância, de quando ia por lá procurar os livros de RPG publicados nos EUA e em Portugal, quando os jogos de interpretação não eram ainda conhecidos no Brasil. As lojas de Heavy Metal do corredor de trás continuam firmes e fortes, e junto com a Kingdom Comics e a modernosa Verdurão fazem do Conic o melhor lugar para se comprar camisetas em Brasília...


Abraços apertados do Verde.

Daniel Duende · Brasília, DF 12/2/2007 12:55
2 pessoas acharam útil · sua opinião: subir
Nelson Maca
 

Muito bom!
Esperamos por essa matéria.
Vou ver se mando algumas lembranças, como a da Discovery (Daher - Guibdart 121...

Valeu a homenagem ao genial CONIC!

Nelson Maca · Salvador, BA 13/2/2007 02:03
2 pessoas acharam útil · sua opinião: subir
Carlos ETC
 

Se soubesse disso antes... estava em BSB na última quinta e sexta!
Ótima dica!

Carlos ETC · Salvador, BA 13/2/2007 10:45
3 pessoas acharam útil · sua opinião: subir
Daniel Duende
 

Puxa, Carlos... que pena. Sexta feira foi, se não me engano, justamente o dia em que a dica entrou na fila de edição. O Conic é mesmo um lugar bem legal, que vale conhecer. Curiosamente com minha dica buscava atingir não apenas o pessoal de fora, mas o pessoal da cidade que por vezes não enxerga o valor daquilo.

Abraços do Verde.

Daniel Duende · Brasília, DF 13/2/2007 11:43
2 pessoas acharam útil · sua opinião: subir
Jotaoliveiraa
 

Existem muitos Conics no Conic, dependendo da hora. Resume tudo que vc disse. Parabéns pela matéria. Abç.

Jotaoliveiraa · Brasília, DF 13/2/2007 14:46
2 pessoas acharam útil · sua opinião: subir
Daniel Duende
 

Muito obrigado, amigo Jota!
É mais pura verdade, né?
Vou até mais longe. Há muitos Conics no Conic a qualquer hora, dependendo do lugar e do seu olhar...

Abraços do Verde.

Daniel Duende · Brasília, DF 13/2/2007 14:51
2 pessoas acharam útil · sua opinião: subir
Felipe Gurgel
 

Sou de Brasília, já estive lá, mas até hoje o Conic para mim parece mais uma lenda que realidade, hehe. Muito bom o texto, Daniel, parabéns.

Felipe Gurgel · Fortaleza, CE 27/2/2007 05:04
3 pessoas acharam útil · sua opinião: subir
Daniel Duende
 

Obrigado pelos elogios, Felipe.

Estas coisas que contei são reais. Mas elas não estão todas à vista de quem não frequentou o lugar e conheceu suas entranhas...


Abraços do Verde.

Daniel Duende · Brasília, DF 27/2/2007 12:13
1 pessoa achou útil · sua opinião: subir
André Gonçalves
 

deu vontade de ir lá.

André Gonçalves · Teresina, PI 15/3/2007 10:45
2 pessoas acharam útil · sua opinião: subir
Daniel Duende
 

É mesmo um lugar bem bacana, André. Mas como o Felipe Gurgel ressaltou, nem sempre se consegue enxergar este Conic retratado. É necessário, no mais das vezes, mais do que apenas ir lá. É necessário frequentar um pouco, começar a conhecer as pessoas e enxergar os subterrâneos, através das paredes, além das aparências...

Brasília é uma cidade de subterrâneos...


Abraços do Verde.

Daniel Duende · Brasília, DF 15/3/2007 10:49
2 pessoas acharam útil · sua opinião: subir
Marcos Woortmann
 

Grande Daniel,
Como me disseram uma vez, além da rodoviária e do setor comercial sul, só mais o CONIC tem cara de cidade de verdade em Brasília, rs

Marcos Woortmann · Brasília, DF 23/3/2007 02:19
3 pessoas acharam útil · sua opinião: subir
Daniel Duende
 

Olá Grande Marcos!
Quanto tempo, meu caro cara!

É verdade. O Conic é uma das verdadeiras caras de Brasília. Aquela cara que leva-se um bocado de tempo para ver, por debaixo da superfície das quadras quadradinhas com ares assépticos...

O Conic é Brasília cheia de vida, que grita e sussurra.


Abraços do Verde.

Daniel Duende · Brasília, DF 23/3/2007 09:55
2 pessoas acharam útil · sua opinião: subir
Luís F. Xavier
 

gostei muito do texto. adoro o conic. nunca senti medo de ir lá. cresci assisitindo filmes dos trapalhões no cine atlândida. tinha um outro cinema lá, mas só fui uma vez. já fui no cine bristol pra ver filme pornô. tinha quinze anos.

Luís F. Xavier · Brasília, DF 7/4/2007 12:44
2 pessoas acharam útil · sua opinião: subir
El Gabri
 

Central a sua fala, cara, sobretudo se colocado lado a lado com outros discursos sobre o lugar, geralmente como área degradada. Incrível ver gente que ainda hoje fala do CONIC como se fosse necessário algo de "engenharia social" para "reestruturar", "revitalizar", "moralizar" e vários outros izares. Pouco se fala da vibração, da intensidade do CONIC que paulatinamente reinventa-se, é tomado de arrastão por milhares de pessoas todos os dias. Sem contar que esse tom intimista de fato dá um toque extremamente delicado, enche o lugar de uma afetividade que pouco é citada (no máximo quando em lembranças distantes de tempos remotos - se existe algo remoto nessa curta história candanga).
Abraços.

El Gabri · Brasília, DF 26/4/2007 02:40
2 pessoas acharam útil · sua opinião: subir
meli
 

eu adoooro o conic!

meli · Vitória, ES 3/5/2007 14:25
3 pessoas acharam útil · sua opinião: subir
Daniel Duende
 

Antes de mais nada, muito obrigado pelos elogios de vocês todos. :D

Eu também acho que o Conic não precisa de "revitalização" nenhuma. Ele precisa é de "apropriação", de "reconhecimento", e estas coisas já estão acontecendo no dia a dia. Basta mostrar pra quem ainda não viu. Basta ir lá e encontrar seu lugar.

O Conic é lugar de gente. Ponto.


Abraços do Verde.

Daniel Duende · Brasília, DF 3/5/2007 14:36
1 pessoa achou útil · sua opinião: subir
catengo
 

Excelente! Parabéns. Já conseguiu as fotos? Se não, qq hora dessas vou lá tirar.

catengo · Brasília, DF 5/5/2007 12:35
1 pessoa achou útil · sua opinião: subir
Camila Neves
 

E ainda me vem um deputado querendo derrubar o Conic. Foi o tal do Leonardo Prudente. Sorte que a filha do Lúcio Costa, a Ana Maria se meteu pra não deixar o desastre ir adiante.

Camila Neves · Brasília, DF 9/5/2007 14:07
1 pessoa achou útil · sua opinião: subir
Daniel Duende
 

Olá mano Catengo...
Consegui as fotos, mas agora já é tarde para colocá-las no post. Vou usá-las em outra ocasião.
Nada impede, contudo, que você faça um ensaio por lá e publique o resultado no Banco de Cultura, né? :)

abraços do verde.

Daniel Duende · Brasília, DF 9/5/2007 14:13
1 pessoa achou útil · sua opinião: subir
Daniel Duende
 

Poisé, Camila. O espaço onde se assenta o Conic é um bocado disputado. Mas não tem jeito não. Aquele lugar é patrimônio da cidade. Tem que se fazer muita tramóia para se conseguir derrubar o velho Conicão.

Por outro lado, o Conic sempre precisa de quem lute por ele. Não só para impedir a sua derrubada, mas também para se fazer do lugar um espaço cada vez melhor.

Abraços do Verde.

Daniel Duende · Brasília, DF 9/5/2007 14:15
1 pessoa achou útil · sua opinião: subir
Camila Neves
 

Mas sabe que com essa história de revitalização do espaço, corre-se o risco de descaracterizar tudo...

Camila Neves · Brasília, DF 9/5/2007 14:28
1 pessoa achou útil · sua opinião: subir
catengo
 

Valeu! Assim que eu pegar a manha de como se mexe nisso tudo aqui... rsrsrs

catengo · Brasília, DF 9/5/2007 14:38
1 pessoa achou útil · sua opinião: subir
Daniel Duende
 

Mas eu não estava falando de revitalização do espaço, minha querida Camila. Eu falava de apropriação mesmo. De ir lá, ver, conhecer, propor, participar, virar parte das gentes que andam por lá.
O Conic não precisa ser revitalizado. O Conic está vivo!

Vai fundo, Catengo. Quero ver suas fotos por aqui, meu caro cara!

Abraços do Verde procêis dois :D

Daniel Duende · Brasília, DF 9/5/2007 15:02
1 pessoa achou útil · sua opinião: subir
Camila Neves
 

Nããão! Quando mencionei a revitalização, não disse que vocês propuseram isso. Falei da que querem enfiar guela abaixo, junto com essa proposta de revitalização da W3, do SCS, virá também a do Conic.

Ele está vivo, com certeza! E quem vai lá sabe disso!

Camila Neves · Brasília, DF 9/5/2007 15:26
1 pessoa achou útil · sua opinião: subir
Daniel Duende
 

Poisé... e se querem fazer uma "revitalização" nele, tá na hora das pessoas que fazem parte da "vida" do Conic mostrar que ele já está bem vivo e não precisa de "revitalização" nenhuma.

Tem que fazer movimento e mostrar a cara.
Fica o toque para quem tá aí.
Quando eu voltar a Brasília, eu entro na correria (se houver alguma).

Abraços do Verde.

Daniel Duende · Brasília, DF 9/5/2007 17:03
1 pessoa achou útil · sua opinião: subir
Andréia Mota
 

Daniel, concordo que a gente acha tudo em todos os horários no CONIC, basta procurar, mas acho também que você esqueceu de comentar sobre os assaltantes.
Não adianta fazer apenas boas propagandas do local, acho importante mostrar aos futuros visitantes que não é um local que se possa andar totalmente tranqüilo, há de se ter cautela e olhares atentos a tudo que acontece ao redor.
Parabéns pelo texto.
o/

Andréia Mota · Brasília, DF 20/5/2007 10:50
1 pessoa achou útil · sua opinião: subir
Daniel Duende
 

É verdade, Andréia. O lugar tem todo tipo de gente. Tenho a impressão de ter deixado isso sub-entendido que, entre estas gentes, há também assaltantes e outros tipos criminosos. Me recusei, contudo, a falar o óbvio que já ocupa tanto a mídia e a cabeça de tantas pessoas, que simplesmente não conhecem o lugar mas ainda assim o temem.

O Conic é um lugar perigoso, sim. Mas é um lugar cheio de vida e de possibilidades. Pena que, para a maioria, ele seja apenas perigoso. Preferi falar da vida do lugar, mesmo correndo o perigo de não agradar a todas as visões. Corri o risco, para dar um outro olhar ao lugar.

Por vezes temos que correr alguns riscos, não é? :)


Abraços do Verde (e obrigado pelos elogios)

Daniel Duende · Brasília, DF 20/5/2007 15:35
1 pessoa achou útil · sua opinião: subir
Andréia Mota
 

Digo isso não por achismo ou por influência de mídia, mas por experiência própria. Apenas quero deixar registrado para os que lerão aqui que andem bem atentos no local, porque ele não é apenas um mar de rosas.
Existem riscos e riscos que valem a pena serem corridos.
o/

Andréia Mota · Brasília, DF 23/5/2007 06:31
1 pessoa achou útil · sua opinião: subir
Daniel Duende
 

É verdade, Andréia. O Conic é mesmo um lugar com seus perigos. Mas, como você mesma disse, são riscos que valem a pena... se você souber o que está procurando por lá.

Abraços do Verde.

Daniel Duende · Brasília, DF 26/5/2007 01:10
1 pessoa achou útil · sua opinião: subir
carol de trancinhas
 

Daniel , parabéns , a sua matéria descreve o lugar com muita perfeição .Lá realmente vemos de tudo.

carol de trancinhas · Brasília, DF 15/6/2007 00:34
1 pessoa achou útil · sua opinião: subir
Daniel Duende
 

Valeu Carol!
Que bom que você gostou.
Planejo escrever mais matérias do tipo quando voltar para Brasília. :)

Abraços do Verde.

Daniel Duende · Brasília, DF 15/6/2007 02:19
1 pessoa achou útil · sua opinião: subir
Tânia Brito
 

Oi Daniel!!! Parabéns pela maneira peculiar como nos guiou ao CONIC... Lembro-me quando morava em Brasília e tbém ia ao cine assistir aos trapalhões...da livraria jurídica bem mais tarde...do vai-e-vem das pessoas...Pessoas de todo tipo...como vc bem deixou sub-entendido...
Será muito interessante ver algo mais relacionado à história do local aqui no Overmundo.
Parabéns!!!

Tânia Brito · Campo Grande, MS 15/6/2007 12:58
1 pessoa achou útil · sua opinião: subir
Daniel Duende
 

Oi Tânia!
Estou voltando a morar em Brasília a partir deste fim de semana. Poderei, então, dar mais uma passeada por lá e escrever mais uma matéria, quem sabe sobre algumas das atrações interessantes do lugar... :)
Valeu pelos elogios.

Abraços do Verde.

Daniel Duende · Brasília, DF 15/6/2007 14:26
1 pessoa achou útil · sua opinião: subir
Humberto Firmo
 

Estudei no Dulcina por dois anos, e frequentava o CONIC diariamente; tanto de dia quanto a noite, de dia cruzando do SCS para a rodô, e a noite na FBA-Dulcina. Lembro-me do Jegue-elétrico, do Pezão declamando seus poemas nas mesas dos bares,
e achava o cine Atlântida um dos melhores de Brasília.
Faz tempo que não vou lá. Que tal o próximo encontro do OVer-Brasília ser no CONIC? e já que faltam fotos, cada um leva sua maquina e tira os seus próprios ângulos.
Depois distribuímos tudo na rede.

Parabéns pelo texto !

Humberto Firmo · Brasília, DF 3/8/2007 11:29
1 pessoa achou útil · sua opinião: subir
Daniel Duende
 

Grande relato, e grandes idéias, Humberto. Acho que seria uma grande idéia fazer um encontro dos colaboradores overmundo de Brasília por lá. =]

Estou meio afastado ultimamente, por conta de excesso de trabalho, mas no momento em que eu tiver tempo para retonar ao overmundo eu gostaria muito de fazer um encontro assim.

Abraços do Verde.

Daniel Duende · Brasília, DF 6/8/2007 23:03
1 pessoa achou útil · sua opinião: subir
GSousa Jr
 

Ainda nao conheco a capital federal e agora, com esta dica e as demais colaboraçoes e complementos, nao vejo a hora de ir...
Abraços,
Gabriel de Sousa Júnior.

GSousa Jr · Maceió, AL 29/8/2007 11:16
1 pessoa achou útil · sua opinião: subir
Tony Lopes
 

Viva o Conic Brother! Bless!

Tony Lopes · Brasília, DF 7/9/2007 15:16
1 pessoa achou útil · sua opinião: subir
Daniel Duende
 

Viva! :D

E as lojas de música proliferam cada vez mais por lá. É possivel encontrar bons preços quando se procura por instrumentos musicais e apetrechos afins pelos corredores tortuosos do lugar...

Abraços do Verde.

Daniel Duende · Brasília, DF 2/10/2007 00:56
1 pessoa achou útil · sua opinião: subir
Tamara Candia
 

Bom DEMAIS!
Adoro o Conic, mesmo porque sou brasiliense de corpo e paulistana de alma. E não há lugar melhor pra se lembrar da minha cidadezinha poluída. Aliás, você realmente deveria vir pra cá! É uma tempestade louca de imagens.

Abraço!

Tamara Candia · São Paulo, SP 16/10/2007 17:57
1 pessoa achou útil · sua opinião: subir
Daniel Duende
 

É... tem gente por aqui que quer muito me arrastar pra São Paulo também. :)

Que bom que gostou do texto. Em breve estarei publicando mais coisas.

Abraços do Verde.

Daniel Duende · Brasília, DF 16/10/2007 19:36
1 pessoa achou útil · sua opinião: subir
Jairo Oliveira Ramos
 

Acho que todo forasteiro de fora - digo isso porque Brasília é uma cidade de forasteiros também de dentro - ignora tudo o que fervilha além dos shopping centers e dos Outbacks da vida. Está no roteiro para a próxima esticada.

Jairo Oliveira Ramos · Aracaju, SE 26/1/2008 12:49
1 pessoa achou útil · sua opinião: subir
Daniel Duende
 

Acho que é bem por aí, Jairo. Eu mesmo admito que ignoro um bocado.

Abraços do Verde.

Daniel Duende · Brasília, DF 26/1/2008 14:15
1 pessoa achou útil · sua opinião: subir
AULINHA.com.br
 

Até o Senador e ex governador Cristovam Buarque teve uma livraria grande lá. Política lá não falta. Política social, politica sexual, política de balcão, ...
Parabéns pelo texto.

AULINHA.com.br · Afeganistão , WW 12/2/2008 01:18
1 pessoa achou útil · sua opinião: subir
AULINHA.com.br
 

Com o disse o seu xará, Daniel:
Foi planejado para ser uma espécie de Times Square com Picadilly Circus, segundo o projeto urbanístico de Lúcio Costa.
Times Square, essa foi ideal...
Gostei.

AULINHA.com.br · Afeganistão , WW 12/2/2008 01:22
sua opinião: subir
Gyothobat
 

O Conic é o rebatimento do Conjunto Nacional na parte ao sul da rodoviária, mas se difere dele em vários aspectos. O Conic é alternativo, diverso e não "ordenado". O Conjunto Nacional é um shopping, ordenado segundo a lógica do consumo. Na verdade, talvez o mais popular dos shoppings de Brasília, mais ainda elitista quanto ao tipo de comércio que ali se pode se estabelecer, nada alternativo. Revitalizar o Conic significa ordená-lo segundo a mesma lógica consumista e expulsar de lá seus habitantes lumpens e descolados.

Gyothobat · Brasília, DF 24/2/2008 11:31
sua opinião: subir
Daniel Duende
 

Concordo com você, Gyothobat. Cuidar melhor de alguns aspectos do Conic é uma coisa, "revitalizá-lo" é outra totalmente diferente.

Como eu já disse, ou acho que já disse, você revitaliza coisas que estão morrendo. O Conic está longe disso, muito longe mesmo, apesar de estar cercado de uma cidade cada vez mais estrangulada pelo aparente interesse brasiliense em morrer de tédio...

Abraços do Verde

Daniel Duende · Brasília, DF 24/2/2008 11:37
sua opinião: subir
AULINHA.com.br
 

Voltei. Como vai o Conic? Alguma mudança do 1º comentário dele até hoje?

AULINHA.com.br · Afeganistão , WW 2/3/2008 17:05
sua opinião: subir
Sinvaline
 

Que legal o Conic, quero conhecer, afinal é lugar de Gente, gente e gentes!
bravo
sinva

Sinvaline · Uruaçu, GO 7/3/2008 07:22
sua opinião: subir
território de reis
 

me diga... o Conic é um gueto, mno sentido de ser demarcado pelos grupos neotribais que lá traçam as linhas virtuais de seu território? Uma outra coisa, e que é importante para conhecer ainda mais o local, já que a sua proposta é bem etnográfica: é so maravilhas? Narcotráfeco? Violência? A etnografia do lugar observa com olhos críticos também. Por favor, não me leve a mal, mas é que aqui em SP falava-se muito dos subterrâneos da cracolândia, dos seus atrativos do submundo e tal, mas assuntos espinhosos do lugar seus defensores pouco comentavam. Até que veio a revitalização do lugar, que está em processo. Não haveria outra vacina para melhorar a cracolândia, a não ser a interferência oficial mesmo. E o CONIC, me diga: de onde vem esse nome? É uma sigla?
abraços

território de reis · São Paulo, SP 11/3/2008 08:40
sua opinião: subir
Megabites
 

Cara Muito bom o seu texto, parabéns, eu sou aluno de um curso de fotografia e estamos fazendo o módulo de fotojornalismo. Esse final de semana vamos fazer fotos do Conic, gostaria de saber se posso usar esse seu texto, claro que com os devidos créditos, para colocar no jornal que estamos organizando para o curso nada oficial nem com circulação. Em troca eu te passo as fotos que vou fazer de lá pra ilustrar sua matéria aqui oque acha ??
Abraço,

Megabites · Brasília, DF 9/5/2008 14:35
sua opinião: subir
Daniel Duende
 

Olá Megabites. Fique à vontade para usar o texto, contanto que cite sua fonte (tanto o Overmundo, quanto o autor Daniel Duende).

E não deixe de publicar as fotos aqui no Overmundo, e deixar o link delas aqui nos comentários. :)

Abraços do Verde.

Daniel Duende · Brasília, DF 9/5/2008 14:41
sua opinião: subir
Megabites
 

Valeu Daniel pode deixar que as fontes não só serão citadas como também enaltecidas, fiz as fotos hoje sou dar uma seção photoshop nelas e postar no meu flickr (www.flickr.com/megabites) e assim que o jornal estiver pronto eu te passo uma cópia valeu d+ cara uma abração e continue escrevendo textos assim esse ai como já disse ficou ótimo.

Megabites · Brasília, DF 10/5/2008 19:10
sua opinião: subir
graça grauna
 

Daniel: parabens pelo relato, pelo senso crítico e pelo humor....Tive várias oportunidades de ir ao Conic e fui e é exatamente isto que você descreve. Gostei mesmo do seu convite para que as pessoas se dispam dospreconceitos e aparecem nesse lugar - o Conic - que também é parte do planeta. Parabens pelo olhar, parabens. Com abraçares, Graça Graúna

PS: gostei também da fotografia, acho que traduz a inquietação do lugar.

graça grauna · Recife, PE 23/5/2008 08:20
sua opinião: subir
Palhaço Nostálgico
 

BOA!

AGOTA LEIAM ESSA CRÔNICA QUE TB DIZ MTO SOBRE O CONIC, COM ESSA CRÔNICA GANHEI UM CONCURSO DE CRÔNICAS AMADORAS! COMENTEM:

CONIC - QUE PÁTRIA QUE TE PARIU

http://palhaconostalgico.blogspot.com/2009/06/que-patria-que-te-pariu.html

Palhaço Nostálgico · Brasília, DF 28/6/2010 11:20
sua opinião: subir
brasiliano
 

Muito bom! Bem alternativo. Em alguns buracos, chega a ser bem "underground". Em meio a tanta gentinha metida e a "playboyzada" de Bsb, é possível encontrar no CONIC pessoas diferentes e com quem podemos aprender melhor sobre a história oculta da capital do País com os antigos comerciantes do local. Vale muito a pena conhecer cada "buraco" e esquina desse centro comercial candango. Recomendo demais. ;)

brasiliano · Condeúba, BA 6/5/2015 14:02
sua opinião: subir
brasiliano
 

Aproveitando a ocasião, alguém aí sabe nos informar o que a sigla CONIC quer dizer?
Detalhe, não consegui nenhum comerciante antigo de lá que o soubesse dizer.
:(

brasiliano · Condeúba, BA 6/5/2015 14:17
sua opinião: subir

Para comentar é preciso estar logado no site. Faça primeiro seu login ou registre-se no Overmundo, e adicione seus comentários em seguida.

filtro por estado

busca por tag

revista overmundo

Você conhece a Revista Overmundo? Baixe já no seu iPad ou em formato PDF -- é grátis!

+conheça agora

overmixter

feed

No Overmixter você encontra samples, vocais e remixes em licenças livres. Confira os mais votados, ou envie seu próprio remix!

+conheça o overmixter

 

Creative Commons

alguns direitos reservados