O flal de bolacha

Yusseff Abrahim
1
Yusseff Abrahim · Manaus, AM
1/7/2006 · 79 · 7
 

Colocar um suquinho dentro de saquinhos plásticos, levar ao congelador para depois vender não é novidade em nenhum lugar do Brasil, mas talvez seja o que Alcirema Salgueiro de Sousa, 56, utilizou para inovar o sabor desta famosa iguaria popular na comunidade de Vila Amazônia, onde mora, há 30 minutos de balsa de Parintins e onde este doce gelado é chamado flal.
Ela é a inventora local do flal sabor bolacha, isso mesmo: sabor biscoito. "Se a gente faz de chocolate usa um pó, se faz de morango ou uva, tudo vai ser suco em pó misturado com água para ensacolar", explica, justificando a idéia de diluir bolachas do tipo Maria trituradas em leite, água e um pouco de açúcar.
Contando com um estranhamento inicial dos vizinhos-clientes, ela conta que ninguém resistiu após provar o primeiro "Foi eu inventar pra todo mundo vir comprar sempre e até começar a fazer aqui na Vila", comemora, revelando por meio de outra invenção uma personalidade criativa edificada em soluções aparentemente simples depois de executadas. "Quando faço flal de cupuaçu coloco sempre um caroço. Tanto curumim quanto adulto, quando acaba o suco chupa até ficar branco e se não tiver ainda reclamam".
Alegre e comunicativa, Alcirema conta que vende tanto em sua casa como costuma receber encomendas especialmente quando são realizadas festas em comunidades próximas. "Levo de três a quatro dias para fazer até 500 desses", explica, exibindo um flal de bolacha.
Ao se despedir da reportagem do site Overmundo, motrando um bom humor inesgotável, ela brinca com a própria criatividade ao ouvir a perspectiva de um reencontro. "Quem sabe daqui a uns dias eu já não estou fazendo até de piçarra".

quanto custa
R$ 0,10

comentários feed

+ comentar
Glês Nascimento
 

Nossa...eu quero chupar um flal. Isso para mim é novidade. Justa a explicação de dona Alcirema. Viva a culinária brasileira!

Glês Nascimento · Palmas, TO 30/6/2006 09:00
sua opinião: subir
Tati Magalhães
 

Em Maceió também é flal (ou flau)! Achei que somente aqui chamava assim... minha infância foi marcada por eles... o clássico no interior de Alagoas é o de vitamina de banana com nescau!!!

Tati Magalhães · Maceió, AL 1/7/2006 18:52
sua opinião: subir
Natacha Maranhão
 

Eu nunca tinha ouvido falar em flau. Aqui no Piauí isso é dindin!!
E por aqui tem picolé de pão com leite, hahaha. O cara bota o pão velho de molho no leite com açúcar, põe pra congelar e tcharan: picolé!

Natacha Maranhão · Teresina, PI 2/7/2006 18:54
sua opinião: subir
Rodrigo Biguá
 

Aqui no Rio, suco de fruta congelado no saco plástico é chamado de sacolé. Mas acho que não tem de biscoito não. São mais aguados.

É verdade que tem sacolé de outras coisas pouco ortodoxas também, mas aí já é outra história.

Rodrigo Biguá · Rio de Janeiro, RJ 2/7/2006 19:54
sua opinião: subir
Sergio Rosa
 

Aqui em Minas isso leva o nome não muito original de "chup-chup".
Para inibir o consumo, as mães costumam dizer aos filhos que a água usada na fabricação é de privada.

Sergio Rosa · Belo Horizonte, MG 2/7/2006 20:47
sua opinião: subir
Daianne Fernandes
 

Em xambioá, o nome é "geladinha"... mas não temos de bolacha não. Por lá, o melhor é o deabacate, buriti e bacaba.. tuudo de bom!!! ainda mais nesse calorzão tocantinense.
Muito legal a criatividade amazonense.

Daianne Fernandes · Palmas, TO 6/7/2006 10:58
sua opinião: subir
Ana_e_Lauro_Alagoas
 

Achávamos que era só por aqui também conhecido por flal. Que legal.
Por aqui os de frutas tropicais como a mangaba são uma delícia.
Destaque também para os de côco com chocolate, maçã, baunilha, etc...
Abraços,
Ana e Lauro.

Ana_e_Lauro_Alagoas · Maceió, AL 1/2/2009 20:28
sua opinião: subir

Para comentar é preciso estar logado no site. Faça primeiro seu login ou registre-se no Overmundo, e adicione seus comentários em seguida.

filtro por estado

busca por tag

revista overmundo

Você conhece a Revista Overmundo? Baixe já no seu iPad ou em formato PDF -- é grátis!

+conheça agora

overmixter

feed

No Overmixter você encontra samples, vocais e remixes em licenças livres. Confira os mais votados, ou envie seu próprio remix!

+conheça o overmixter

 

Creative Commons

alguns direitos reservados