Quando chegamos na Saúde pela primeira vez, nossa idéia era procurar o cemitério de escravos do Valongo. Quase meio sem querer, subimos a escadaria que desemboca na Rua Camerino. Lá em cima, sete metros acima do nÃvel da rua, surpreendemo-nos com um jardim. Um jardim suspenso assim completamente babilônico.
Impressionados com o poder da história e com a atmosfera do lugar, dois ou três de nós começamos a nos sentir um pouco mal. Mas a impressão se desfez – ou se refez – quando encontramos Diego, um jovem que nos apresentou dignamente o Morro da Conceição, subindo pelo Observatório da UFRJ até a Rua João Homem.
O Jardim Suspenso do Morro do Valongo foi planejado pelo paisagista Luis Rei, em 1906, a partir do muro criado para conter o deslizamento da encosta. As escadarias são os degraus mais Ãngremes em que já pisei, e foram cenário de filme no Pixote ou no Quem matou Pixote? Logo ao lado do antigo Mercado de Escravos do Valongo, o “jardim secreto†de Pereira Passos hoje é encimado por um amontoado de casas e alguns cortiços.
---
Da mini-série Histórias da vida e da Saúde.
Decidi iniciar esse série depois de muito pensar se valia a pena. O caráter anedótico me faz recear que seu lugar não seja no Overmundo, mas resolvi compartilhar algumas histórias – fruto de uma breve pesquisa de campo da época da faculdade – com os amigos. O objetivo não é muito mostrar o que acontece pelas redondezas hoje, nem apontar esse ou aquele pontão turÃstico, mas mostrar pequenos pontinhos que dão outra idéia dum pedaço tão pouco conhecido do Rio.
O trabalho de campo, não me furto a lembrar, foi idéia do Gabriel Varela, dono da máquina e de algumas dessas fotos, quiçá. Eu queria ir à Paquetá e ele queria o Morro da Conceição. Foi lá que acabamos, e eu não tenho muito do que reclamar.
Segunda parada no meu tour pela minissérie...
Bem legal esse jardim, hein? E pensar que estive pertinho esses dias: pesquisando a história do Colégio Pedro II, que fica na Rua Mal. Floriano, esquina com Rua Camerino. :-)
Otima idéia de "recuperar" essa parte da cidade. Como pode esse mercado, ter sido abandonado desse jeito. Vou colocar um link no meu blog.
Ana Lucia · Porto Alegre, RS 18/6/2007 09:18cara, essa série é mto bacana! principalmente para nós que passamos por muitos desses pontos e nem imaginamos a história que eles guardam. parabéns mais uma vez.
Guilherme Mattoso · Niterói, RJ 18/6/2007 10:30Para comentar é preciso estar logado no site. Faça primeiro seu login ou registre-se no Overmundo, e adicione seus comentários em seguida.
Você conhece a Revista Overmundo? Baixe já no seu iPad ou em formato PDF -- é grátis!
+conheça agora
No Overmixter você encontra samples, vocais e remixes em licenças livres. Confira os mais votados, ou envie seu próprio remix!