Um milagre desenvolveu a cidade de Nazaré.
Segundo o historiador nazareno Lamartine Augusto, um milagre acontecido na outra margem do rio Jaguaripe contribuiu para o desenvolvimento da cidade de Nazaré: "não é lenda, a história está escrita nos anais da Igreja". Lamartine conta que as terras do lado direito, um sÃtio chamado Camamum, pertenciam ao português Antônio de Brito, que morava em Jaguaripe e ia de canoa para cuidar de sua fazenda. Um dia, atravessando com seu filho e um escravo, o menino caiu no rio e, como a corrente estava forte, desapareceu. Antônio de Brito, então, se jogou no rio, pedindo à Virgem de Nazaré que os salvasse, pois ele não sabia nadar. Ao voltar para canoa, encontrou seu filho salvo, com as roupas enxutas, como se nada tivesse acontecido.
Por conta desse acontecido, construÃda a Capela de Nossa Senhora de Nazaré e a cidade passou a receber constantes romarias. Ao mesmo tempo, ela se transformou em centro produtor de diversas culturas, consolidando-se como núcleo de uma economia crescente, baseada no movimento de centenas de saveiros transportando de tudo, principalmente a famosa farinha de mandioca, através do porto situado no limite da navegação do Jaguaripe.
Em 1860, com a inauguração da Estrada de Ferro, a cidade viveu sua era de esplendor. Em 1905 recebeu a primeira agência de carros Ford do Brasil. Ainda segundo o historiador, "Nazaré era uma cidade agrÃcola, comercial, pólo atacadista e industrial. Fabricávamos óleo e exportávamos para o exterior. TÃnhamos várias filarmônicas, seis jornais, revistas. Até o inÃcio da república, a cidade era muito forte".
Desde que Nazaré perdeu a sua estrada de ferro - e a frota de saveiros foi extinta - o municÃpio ficou sem alternativa de transportes, a produção caiu e até os armazém fecharam. Hoje Nazaré e o seu povo vivem uma situação equilibrada. Mas a economia não cresce e isso preocupa os nazarenos. Por isso Nazaré busca sua história e aposta na fé e no turismo como alternativas de desenvolvimento.
MINHA OPINIÃO
A Cidade de Nazaré que nasceu com a fé de seu povo faz jus ao belÃssimo nome que ecoa a adolescência do Menino Jesus na também cidade de Nazaré da Galiléia, onde a Exemplo de Nazaré Bahia foi também motivo de muitas curas e milagres.De Parabéns está Roque Medeiros por resgatar a memória deste santuário de fé católica, ao tempo em que brinda a todos nós no overmundo a conhecer a historia desta magnifica cidade no querido Estado da Bahia. NAZARÉ
Coemntário extraido de O Milagre da Virgem Roque Medeirios, Nazaré (BA) Edição Overmundo, Outubro,2008.
Meu caro, assim você enche de mais a minha bola, eu quero repartir esse elogio: com o povo nazareno destacando Lamartine Augusto, e a grande Joernalista
roquemedeiros · Nazaré, BA 23/10/2008 13:43
Roque, a busca dos moradores de Nazaré pela sua história me lembra um pouco o filme Narradores de Javé, da Eliane Caffé. Já viu? É lindo!
Acho que só a partir da reconstituição da própria história é que a gente pode se valorizar como povo. Obrigada por nos mostrar aqui a sua Nazaré.
abraços
E viva a purificação meu caro Roque! Viva Nazaré. Vivas os Santos e os Orixás. CosÃ, obá can! AfÃ, Olurum!
raphaelreys · Montes Claros, MG 24/10/2008 18:02
Roque
Maravilhoso texto
Se um milagre desenvolveu a cidade
o mesmo milagre pode atrair os turistas.
O importante é divulgar.
A fé é o turismo são caminhos necessários para
purificar o espÃrito e fortalecer a alma.
bjs
Parabéns,Roque, pelo belo texto!!
O povo nazareno merece!
Lindas as fotografias e a história desse lugar mágico!
Grande divulgação!!
beijinhos azuis
Rai...Blue
roquemedeiros · Nazaré (BA)
O Milagre da Virgem , Nazaré, BA
A História do Milagre é lindÃssima pela presenca do menino diante desta Santa que Divinamente foi Máe.
Apoaixonante e comovente.
A Historia Económica da Cidade esteve ligada ao contexto de dominio da regiáo e pode evoluir aogoa que todo Brasilesta evoluindo alem do Turismo que é muito forte desde que haja uma grande consciéncia da populacáo.
Achei o Máximo a Situacáo privilegiada da Cidade e tenho muita Fé de que vai decolar no progresso.
Parabéns pelo Trabalho.
Um Dia Terei o maior Prazer de ir a esta Querida Cidade de Nazaré.
Abracáo Amigo
Apalusos de pé... Trabalho magnÃfico...
Airton
Estrela-RS
Belo conto, bela divulgacao, votado,
victorvapf · Belo Horizonte, MG 24/10/2008 23:05
A fé é tudo,já recebi muitas bençãos da virgem
Beijos e votos
Nossa, sempre qdo vejo algo parecico como descrito acima, me emociono, sabia? Fé, palavrinhas pequena, mas para mim é a mais bonita que existe, depois de amor. Beijos.
Karla Gohr · Curitiba, PR 25/10/2008 12:58
Salve, Roque!
Parabéns pela matéria maravilhosa.
Abraço Pantaneiro.
Grande baiano! Nós da Bahia temos muito o que agradecer por esta riqueza cultural! Abraços
Paulo Esdras · Brumado, BA 27/10/2008 12:03
mesmo afastada do over, compareço com atraso.
Eu acredito em milagres.
maravilhoso seu texto meu querido.
roquemedeiros · Nazaré (BA)
O Milagre da Virgem , Nazaré, BA
Uma viagem de Sonho pra gente com muito amor exaltar.
parabéns pela beleza expressa, nesta Santa maravilhosa que é a Máe de nosso senhor que Hoje comemoramos o seu nascimento que é a nossa salvacáo.
Parabéns.
Abracáo Amigo .
Feliz Natal.
Para comentar é preciso estar logado no site. Faça primeiro seu login ou registre-se no Overmundo, e adicione seus comentários em seguida.
Você conhece a Revista Overmundo? Baixe já no seu iPad ou em formato PDF -- é grátis!
+conheça agora
No Overmixter você encontra samples, vocais e remixes em licenças livres. Confira os mais votados, ou envie seu próprio remix!