Brasil.gov.br Petrobras Ministério da Cultura
 
 

O Mundo Ovo de Eli Heil

Museu Vitor Meirelles
Na Fundação Mundo Ovo de Eli Heil encontram-se mais de 2.000 obras da artista.
1
Labes, Marcelo · Blumenau, SC
2/11/2007 · 101 · 4
 

Se o contato com um escritor simplifica em muito a visão que se tem de literatura — quem, afinal, nunca passou pelo constrangimento de, ao encontrar um escritor, perceber que ele também é gente? — o que dizer então do contato com uma artista plástica da qual muito se ouve falar, se pode ver aqui e ali seu nome estampado em importantes anais de arte e abre as portas da sua casa para receber visitantes?

Assim é com Eli Heil. Talvez a maior artista plástica catarinense (e certamente uma das mais produtivas) a simpática senhora de quase oitenta anos precisou de um espaço mágico à altura de sua história. Pois que Eli, para fazer 30 anos, passou cinco de cama. Um dia, um parente lhe trouxe uma tela, em que a artista desenhou o pássaro com o qual havia sonhado e que lhe perguntou se estava disposta a entregar sua vida para a arte. Entregou. Tanto que “artista plástica” somente não define as múltiplas facetas desta mulher, que trabalha como pintora, desenhista, ceramista, escultora, artesã, poeta...

Vivendo hoje numa casa-ateliê de muitos metros quadrados, a artista plástica abre seu espaço para que possam visitar suas galerias, as esculturas expostas pelo jardim e conversar um pouco com a simpática senhora que esconde, nas entranhas, uma mulher de força superior que consegue vomitar em arte aquilo que a alma não consegue guardar. Denominado O Mundo Ovo de Eli Heil (ovo sempre remete a vida) o ateliê expõe muito da produção desta comemorada artista catarinense.

Desde a primeira grande exposição no Museu de Arte Contemporânea de São Paulo – MAC – USP , em 1966, a artista expõe em Paris, França; Ibiza, Espanha; Amsterdã, Holanda; Copenhagen, Dinamarca e Oslo, Noruega. A partir de então, a artista autodidata passa a ser celebrada como uma verdadeira entidade artística. E teria, definitivamente, se tornado uma se não fosse a pessoa simpática e acolhedora que é.

Quando recebe grupos, os recebe no portão de entrada de sua casa e verseja sobre sua obra e sua vida. Sim, fala rimado. Então, o passeio torna-se uma experiência muito maior do que a que se tem eventualmente em museus de arte, quando verificamos a obra de grandes artistas. Eli Heil, grande artista, está ali para ser testemunhada. A catarinense natural de Palhoça, que apareceu, em 1999, num calendário de arte da América Latina, compôs entre Diego Rivera e Frida Khalo, é viva e vive sua arte.

Na verdade, tão viva que é bem capaz que algum visitante estranhe a simplicidade de tão comemorada artista. Acontece que Eli Heil não é acadêmica, mas muito pelo contrário. Denominada (pela academia) como ingênua, a artista só faz aquilo de que tem mais necessidade: vomitar para o mundo, em forma de arte, tantas quantas forem as suas dores e as suas alegrias.

Visitar o seu Mundo-Ovo acompanhado em grande estilo pela própria artista é presenciar a presença de uma das maiores artistas vivas da contemporaneidade e ter por perto um tipo de que se sente falta hoje em dia: gente de verdade.

Para conhecer melhor a artista, uma visita ao site do Itaú Cultural pode ser bem interessante.

onde fica
Em Florianópolis. Para se chegar a Santo Antônio é preciso guiar para a SC-401. Depois de entrar nesta rodovia, calculam-se 7 quilômetros. Essa descrição parece a melhor:
Para chegar lá: na Rodovia, prestar atenção nas placas sinalizando a entrada para Santo Antônio. Depois de sair da SC-401, pegar a estrada marginal no sentido centro.
O museu fica logo depois do ponto de ônibus após o posto de gasolina.
por que ir
Por poder presenciar a artista em ação, bem como por ter a oportunidade de verificar as mais de 2.000 obras que Eli Heil mantém em seu próprio museu de arte.
quando ir
De segunda a sexta-feira, das 13 às 19 horas.
Sábado e domingo, das 15 às 19 horas.
quem vai
Estudantes, turistas, curiosos, interessados, afins... amantes de arte.
quanto custa
R$1,00 para crianças menores de 15 anos e R$2,00 para os demais visitantes.
Se for visitar em grupo, o melhor é ligar agendando a visita.

PROFESSOR!, estudante de escola pública não paga!
website
http://www.pmf.sc.gov.br/guia/novo/portugues/patrimonio_historico/museu_mundo_ovo.htm
contato
Telefone: 48 3235-1076

comentários feed

+ comentar
Ilhandarilha
 

Labes, o pássaro escultura da foto é fantástico! Assim como as 4 obras no Itau Cultural. Mas a escultura... deu muita vontade de ver mais coisas dela em escultura. Você poderia ir lá fotografar pra gente, o que acha? Não tinha sequer ouvido falar na artista, que tem uma obra e vida tão consistente. Valeu por ter nos trazido a Eli Heil!

Ilhandarilha · Vitória, ES 28/4/2008 09:30
sua opinião: subir
Rose Canazzaro
 

Parabéns pelo artigo!!
A arte agradece...Grande abraço!!
Rose Canazzaro

Rose Canazzaro · Andradina, SP 2/11/2008 14:02
sua opinião: subir
Felipe Obrer
 

Ontem assisti a um programa sobre o mundo ovo da Eli Heil na TV Sesc. A mulher é genial e interessantíssima. Como estou perto, pretendo ir até lá, fazer fotografias e publicar no Overmundo assim que puder. Quando fizer isso, aviso colocando link por aqui.

Abraços,
Felipe

Felipe Obrer · Florianópolis, SC 18/4/2009 13:05
sua opinião: subir
Felipe Obrer
 

Há um site próprio da artista, atualmente.

Museu O Mundo Ovo de Eli Heil

Até hoje não fiz uma visita presencial.

A propósito, é possível agendar visitas por telefone ou e-mail: http://www.eliheil.org.br/por/contato-e-informacoes/

Felipe Obrer · Florianópolis, SC 19/6/2011 19:36
sua opinião: subir

Para comentar é preciso estar logado no site. Faça primeiro seu login ou registre-se no Overmundo, e adicione seus comentários em seguida.

filtro por estado

busca por tag

observatório

feed
Nova jornada para o Overmundo

O poema de Murilo Mendes que inspirou o batismo do Overmundo ecoa o "grito eletrônico" de um “cavaleiro do mundo”, que “anda, voa, está em... +leia

revista overmundo

Você conhece a Revista Overmundo? Baixe já no seu iPad ou em formato PDF -- é grátis!

+conheça agora

overmixter

feed

No Overmixter você encontra samples, vocais e remixes em licenças livres. Confira os mais votados, ou envie seu próprio remix!

+conheça o overmixter

 

Creative Commons

alguns direitos reservados