Como tudo acaba em pizza, nada melhor do que falar da mais famosa de toda a Chapada, a Pizza do Capão, para finalizar os cinco Guias do Vale.
Só existem dois sabores. Um, o mais pedido, é uma pizza conhecida como “pizza natural” que, por causa do seu nome, gera sempre uma certa repulsa em algumas pessoas, porém, todos os meus amigos que fizeram cara feia quando ouviu o termo “pizza natural”, queimou a língua e faz questão de voltar lá, sempre que pode. É importante frisar que há uma grande diferença entre “natural” e “natureba”.
A “pizza natural” é feita de mussarela, molho de tomate, pesto (molho de azeitona, manjericão, alho e orégano) e cenoura, tudo no forno à lenha e em uma massa tão fina e crocante que parece um cream cracker.
Uma vez eu pensei em abrir uma filial dessa pizzaria em Salvador, mas Thomas, o criador e dono da pizzaria, me desencorajou. Disse que, mesmo ele me ensinado tudo tim tim por tim tim, mesmo que eu colocasse um forno à lenha igual ao dele, que ainda assim eu nunca conseguiria fazer uma pizza semelhante, pois o grande diferencial dele é que todos os ingredientes que ele usa na pizza são plantados e colhidos lá, por ele e sua família.
Para acompanhar a pizza, todas as mesas têm uma bisnaga de mel com pimenta. Cuidado: Arde e vicia.
Para combater o ardor, peça o suco de maracujá do mato. Um primo do maracujá normal, só que mais refrescante e mais azedo. Cuidado, também vicia.
Por fim, pede-se a outra pizza, a doce, uma espécie de sobremesa. A pizza é de mussarela, banana d’agua, canela, mel e cachaça. Este último é colocado de uma forma especial com o intuito de não deixar a banana endurecer. Para brindar a estadia, pode levar seu vinho que eles não cobram a taxa de rolha.
Tem muita beleza e encanto! Bahia é uma terra linda! Parabéns! Votadíssimo!
http://www.overmundo.com.br/banco/o-quarto-de-boneca
Com água na boca e vontade de ficar viciada ... naturalmente é claro...
Votado!!!
Estivemos lá e comprovamos a maravilha que é essa pizza, além da simpatia e encanto da família, que nos recebe com muito carinho e cordialidade.
Para nós o ponto alto ainda foi a pequena Ana Rosa, a filha de 8 anos de Thomas, esperta, inteligente, linda e que nos proporcionou uma alegre, descontraida e agradabilissima conversa. A visita ao Vale realmente é maravilhosa e a pizza é fantastica.
Um abraço a toda a família da Pizzaria em especial á Ana Rosa.
Maria Rita e Paulo de Tarso, julho 2009
Para comentar é preciso estar logado no site. Faça primeiro seu login ou registre-se no Overmundo, e adicione seus comentários em seguida.
A Revista Overmundo está chegando ao fim de sua primeira temporada e você não pode perder a oportunidade de colaborar! A edição nº 6 da revista,... +leia
Você conhece a Revista Overmundo? Baixe já no seu iPad ou em formato PDF -- é grátis!
+conheça agora
No Overmixter você encontra samples, vocais e remixes em licenças livres. Confira os mais votados, ou envie seu próprio remix!