Brasil.gov.br Petrobras Ministério da Cultura
 
 

O siri mole!

1
Marcelo Cabral · Maceió, AL
2/9/2006 · 35 · 5
 

Posso estar errado, mas pelo que vejo por aqui e por ai, muita gente não conhece, ou se conhece nunca comeu, o tal do siri mole. Mas que bicho é esse afinal?

Imagine aquele prato, e o siri ali, com a mesma cara que sempre teve, a diferença é que você o come com exoesqueleto e tudo!!! Na verdade sem ele, ou melhor, com o exoesqueleto mole...certo, fui perguntar pra quem entende.

Segundo o pescador José Antonio dos Santos, da Ilha da Crôa, o siri mole é a mudança da “casca” do animal, como acontece com outros bichos, a cobra, por exemplo, e que isso ocorre na maré viva, uma maré um tanto mais alta que a maré alta normal, ligada ao período da lua cheia (?).

Fui pegar uma segunda opinião na Federação das Associações de Pescadores do estado, onde conheci a bióloga Rosário Furia, ela me disse que é isso mesmo, o bicho cresce, engorda, e se livra da “casca” anterior, formando uma maior, pra que ele possa crescer ali dentro, e que forçam esse processo em cativeiro, dando muita comida pros siris.

Disse também que não existe periodicidade, a da lua, como disse o José Antonio, e que não há nenhuma restrição na legislação ambiental quanto à pesca do siri mole, mas que na opinião dela deveriam acabar com a coleta de fêmeas, estipulando também um tamanho mínimo para a pesca de siris.

Seja como for, é muito bom, um pouco estranho à primeira vista, mas livre-se dos preconceitos e meta o garfo.

onde fica
O melhor que já comi foi no restaurante Alípio, no Pontal da Barra, Maceió, mas também se encontra na Massagueira. (veja dica da Tati sobre a Massagueira no Guia)
por que ir
Prato exótico, difícil de encontrar. Se você gosta de siri provavelmente vai gostar, é o mesmo bicho, mas sem aquele trabalho todo de descascar o sujeito.
quando ir
Por via das dúvidas, eu procuraria na seqüência da lua cheia.
quem vai
Quem conhece e gosta e quem quer experimentar esse prato.
quanto custa
Um pouco mais caro que o siri comum.

comentários feed

+ comentar
Tati Magalhães
 

Adoro siri, mas na boa que acho o mais fantástico de tudo ter de quebrar o bichinho! me sinto "despertando meus instintos mais primitivos"!
Ah, além disso -esse acho que tem proibição - prefiro o siri de coral.

Tati Magalhães · Maceió, AL 2/9/2006 20:30
1 pessoa achou útil · sua opinião: subir
ex-epígono
 

Não como bichos mortos

ex-epígono · Pompéia, SP 2/9/2006 22:50
1 pessoa achou útil · sua opinião: subir
Marcelo Cabral
 

Eu costumo comer bichos mortos, sou muito grato a todos eles, a única criatura que eu como viva é a ostra, melhor tira gosto naquele domingão de sol na praia, uma vez comi 240 ostras com o Rato no Bar Brasil. (Veja a dica da Tati sobre o Bar Brasil no guia, pra mim, o melhor bar do mundo)
Tati, pois então, adoro siri mole justamente porque me irrita deveras aquilo de passar dois anos pra quebrar uma casca e comer um tanto tão mínimo de carne, é frustrante, não vale o custo benefício, a sensação de comer o bicho inteiro tem um doce sabor de leite de coco e vingança!
Abraços :)

Marcelo Cabral · Maceió, AL 3/9/2006 15:14
1 pessoa achou útil · sua opinião: subir
Edinaldo Mariano
 

Falar de sirí mole em Maceió tem que incluir Hegídio Eugênio, (Hegidio`Fotografias), a pessoa com maior conhecimento na matéria que se pode conhecer.
Uma sugestão ao amigo Marcelo Cabral, faça uma visita ao Hegidio no Restaurante Agua na Boca, rua Boa Vista no Centro de Maceió, mais ou menos as 12h, você vai ter uma agradável surpresa.

Edinaldo Mariano · Maceió, AL 31/1/2007 23:51
1 pessoa achou útil · sua opinião: subir
Juan D
 

Gente, gostaria de comprar siri mole para o meu restaurante, onde posso comprar?

Juan D · Rio de Janeiro, RJ 24/2/2009 22:11
sua opinião: subir

Para comentar é preciso estar logado no site. Faça primeiro seu login ou registre-se no Overmundo, e adicione seus comentários em seguida.

filtro por estado

busca por tag

observatório

feed
Nova jornada para o Overmundo

O poema de Murilo Mendes que inspirou o batismo do Overmundo ecoa o "grito eletrônico" de um “cavaleiro do mundo”, que “anda, voa, está em... +leia

revista overmundo

Você conhece a Revista Overmundo? Baixe já no seu iPad ou em formato PDF -- é grátis!

+conheça agora

overmixter

feed

No Overmixter você encontra samples, vocais e remixes em licenças livres. Confira os mais votados, ou envie seu próprio remix!

+conheça o overmixter

 

Creative Commons

alguns direitos reservados