Bom é se perder entre dezenas de milhares de livros vivos, mergulhar em páginas amareladas e se esquecer que, pertinho dali, ônibus e carros e pedestres correm em busca do tempo perdido, enquanto se troca um dedo de prosa com Proust.
Bom é se perceber que, entre um livro e outro, entre uma folha e outra, há música e que a música sai naturalmente dos livros. Até se mudar de prateleira e notar que a música caminha junto; então atentar e ouvir que o violino não sai do papel, mas das caixas de som; então acordar e olhar instintivamente para um rapaz de fraque; é ele, empunhando o violino, que faz a gente mudar de dimensão, acreditando que velhas encadernações têm o poder de encantar como sereias, fazendo com que a gente se perca no tempo, redundando, se perdendo de si.
O moço fica ali, todos os dias, com seu violino, no Sebo do Messias. Se um cliente, um visitante, um amigo, chegar e se sentar ao piano da loja, acesso livre, estará feito o dueto.
Alguém mais empolgado poderá contratar uma moça por hora, daquelas que fazem ponto na floricultura em frente, e os dois começarão a valsear pelos corredores, entre Neruda e Borges.
O caminho é simples: desembarque no metrô Sé, desvie da catedral e cruze a praça. Ótimo lugar para se perder em São Paulo.
Muito legal, Roberto! Tenho que incluir isso pro meu próximo tour pra sampa.
Saulo Frauches · Rio de Janeiro, RJ 24/10/2006 21:31Os sebos são meu roteiro de sábado, começo na Liberdade e termino na galeria.
LetÃcia Lins · São Bernardo do Campo, SP 27/10/2006 13:03nossa faz tempo mesmo que não vou lá! qdo fui não tinha ainda o moço com o violino! tenho que ir mesmo ver se chegaram outros livros da coleção em busca do tempo perdido que só achei um lá! mas tem sempre bons livros mesmo.
mariana s · Barueri, SP 5/11/2006 03:02
Legal, Roberto. A leitura deve ser incentivada desde cedo! Veja nosso lançamento:
http://www.overmundo.com.br/agenda/lancamento-2-livros-infantis
Para comentar é preciso estar logado no site. Faça primeiro seu login ou registre-se no Overmundo, e adicione seus comentários em seguida.
Você conhece a Revista Overmundo? Baixe já no seu iPad ou em formato PDF -- é grátis!
+conheça agora
No Overmixter você encontra samples, vocais e remixes em licenças livres. Confira os mais votados, ou envie seu próprio remix!