Paraty para todos

Mac Alex
Paraty, paraíso para todos
1
crispinga · Nova Friburgo, RJ
23/10/2008 · 117 · 25
 


Paraty é um município do Estado do Rio de Janeiro, situado na Baía da Ilha Grande, na região sul fluminense, mais conhecida pelos cariocas como Costa Verde, pela cor incrivelmente verde esmeralda do seu mar e pelas reservas de Mata Atlântica da região.

A cidade foi fundada entre 1533 e 1560, tendo sua emancipação decretada pelo rei de Portugal em 1667, tornando-se a Vila Independente de Angra dos Reis.

Junto ao oceano, entre dois rios, Paraty, que na língua Tupi quer dizer peixe de rio, hoje com uma população de 33.062 habitantes, já foi sede do mais importante porto exportador de ouro do Brasil, durante o período colonial.

Nos primeiros anos do descobrimento, já era conhecida dos portugueses a trilha aberta pelos índios ligando o Vale do Paraíba às praias de Paraty.

Em 1630, Maria Jácome de Melo recebeu em doação uma área cortada pelo rio Parati-guaçu, dentro da Capitania de São Vicente. O povoado fixou-se no morro e os índios guarani, antigos habitantes da região, permaneceram aldeados à beira-mar. Naquele ano, Maria Jácome doou parte de sua sesmaria para nela se estabelecer a futura Vila de Paraty, no lugar onde está hoje o Centro Histórico, com a condição de que os índios não fossem molestados. Foi erguida, nesta época, a capela dedicada a Nossa Senhora dos Remédios.

A partir de 1654 várias rebeliões ocorreram entre os moradores, que queriam torná-la independente de Angra dos Reis. Somente em 1667 foi criada a Vila de Nossa Senhora dos Remédios de Paraty.

Em 1702, o governador da capitania do Rio de Janeiro determinou que todas as mercadorias, inclusive o ouro, só poderiam ingressar na Colônia pela cidade do Rio de Janeiro e daí tomar o rumo de Paraty. Depois seguiriam para Minas Gerais pela antiga trilha indígena, já pavimentada com pedras irregulares, que passou a ser conhecida por Caminho do Ouro.

A notícia da descoberta do ouro chegou a Lisboa, que mobilizou uma grande frota com destino à colônia. Atraiu também a cobiça de corsários ingleses e franceses. As costas de Paraty tornaram-se cenário de constantes batalhas navais.

Após a corrida do ouro, os habitantes da vila passaram a se dedicar à produção de aguardente, a famosa pinga paratiense. A cana de açúcar, originária das ilhas do Pacífico, chegou ao Brasil trazida pelos portugueses, na época do descobrimento. A plantação extensiva da cana e produção de açúcar supriam o mercado mundial carente daquele produto. Foi nesta época que se intensificou o tráfico de escravos africanos, trazidos pelos portugueses para trabalhar forçado nas lavouras. Nasciam o engenho, a casa grande e a senzala e Paraty tornou-se a mais importante região produtora de pinga no Brasil Colônia

As rotas por onde antes circulava o ouro, passaram a ser usadas para o tráfego e escoamento da produção cafeeira do Vale do Paraíba. Com a abertura da estrada de ferro de Barra do Piraí, em 1864, Paraty sofreu uma decadência mas se recuperarou em 1954, com a reconstrução da estrada que a ligava ao Estado de São Paulo, tornando-se um lugar de grande atrativo turístico.

Em 1958, Paraty foi tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN).O movimento turístico intensificou-se com a abertura da Rio-Santos (BR 101) em 1973.

Hoje a cidade é um dos mais importantes pontos turísticos do estado do Rio de Janeiro e recebe visitantes do mundo todo.

onde fica
Distância do Rio de Janeiro: 258 quilômetros
Características geográficas:
Área:
928 km²
População:
35.182 hab. est. IBGE/2008 [1]
Altitude:
5 metros
Clima:tropical

por que ir
Conhecer a cidade tombada pelo Patrimônio Histórico, visitar as tribos indígenas, fazer passeios de barco, hospedar-se nas Pousadas à beira mar, participar dos eventos culturais.
quando ir
Parati é sede de eventos culturais como Festivais de Cinema, Festivais Internacionais Literários, Festivais de Música, Festivais de Teatro, Festival da Pinga...A cidade possui um calendário cultural, basta acessar o site e escolher a melhor época.
quem vai
Turistas de todo mundo, artistas, cineastas, músicos e amantes da natureza e do mar.
quanto custa
Depende de quanto se quer gastar e onde vai ficar hospedado.
website
http://www.casadaculturaparaty.org.br/ http://www.paratybrasil.com.br/ http://www.paratybrasil.com.br/festadapinga.htm
contato
Casa da Cultura de Paraty
Rua Dona Geralda, 177 - Centro Histórico – Paraty RJ - Cep: 23.970-000
Tel/Fax.: (24) 3371-2325

comentários feed

+ comentar
crispinga
 

Fotos gentilmente cedidas por Alexandre dos Santos Pereira Neto, o Mac Alex ou Mac Mac. Meu grande amigo, de longa data.
Valeu, Mac.

crispinga · Nova Friburgo, RJ 20/10/2008 19:27
sua opinião: subir
Eloy Santos
 

Conheço Paraty.
É um encantamento. Beleza igual só encontrei nas cidades mineiras do Ciclo do Ouro (Sabará e outras), em Olinda e em Alcântara, no Maranhão.
Você pode confirmar, Crispinga, uma notícia auspiciosa que me deram: a nossa bela cidade colonial é candidata ao título de Patrimônio da Humanidade, pela Unesco, e vai se tornar um modelo de destino turístico sustentável para o mundo.
Paraty foi escolhida como destino piloto da campanha internacional Passaporte Verde, do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (Pnuma).
A iniciativa objetiva levar o turista a adotar uma atitude de consumo responsável, de forma a reduzir os impactos negativos do seu comportamento e de suas escolhas sobre o meio ambiente e a cultura dos destinos que visita.
Parabéns pela iniciativa.
Paraty mais do que merece esse seu gesto de carinho e encantamento.

Eloy Santos · Rio de Janeiro, RJ 20/10/2008 22:12
1 pessoa achou útil · sua opinião: subir
crispinga
 

Querido Eloy,
Fico muito feliz com esta notícia! Paraty é uma bela cidade que conseguiu preservar seu patrimônio histórico e natural graças a iniciativa e participação da população local, muito atuante e consciente do valor histórico da cidade. Não foi por acaso que Amyr Klink, o grande navegador e aventureiro, escolheu a cidade para morar, confira:
http://www.amyrklink.com.br/conteudo.php?page=biografia
O destino me levou de volta à região, onde pretendo trabalhar com Saúde da família e da população indígena.
Volte sempre, Eloy!

crispinga · Nova Friburgo, RJ 21/10/2008 09:30
sua opinião: subir
alcanu
 

Beleza de viagem, Cris, obrigado !
Um beijo !

alcanu · São Paulo, SP 22/10/2008 14:44
sua opinião: subir
victorvapf
 

Crispinga, parabens pela bela apresentacao de Paraty, cidade bela que da vontade de voltar la para rever suas maravilhas, Quem tem mar, respira liberdade, ainda mais morando numa bela cidade como esta. Voto em voce para futura Prefeita , beijos

victorvapf · Belo Horizonte, MG 22/10/2008 14:52
sua opinião: subir
azuirfilho
 

crispinga · Rio de Janeiro (RJ)
Paraty para todos, Rio de Janeiro, RJ
Ficou muito atraente.
Juntou texto , fotos e a fama de Paraty e criou essa grande atracáo, para quem puder ir visitar esta bela Cidade Histórica num programa fantástico.
Parabéns pela linda idéia do Trabalho.
Abracáo Amigo.

azuirfilho · Campinas, SP 22/10/2008 15:21
sua opinião: subir
Nivaldo Lemos
 

Cris, minha poeta querida,
como sempre, você nos dá uma aula de como escrever com clareza, riqueza de informação e estilo sobre um assunto aparentemente banal - uma simples viagem a Paraty -, se é que se pode chamar de simples uma viagem a lugar tão belo como Paraty, como demonstram suas fotos e seu texto. E é assim em todos as suas matérias, o que me leva a concluir, Dra. Cris, que você é, além de dentista, poeta e escritora, uma colega jornalista de primeira. Sobre Paraty, devo dizer-lhe que com ela tenho uma relação antiga de afeto, nascida na década de 70 quando a freqüentei quase semanalmente. Alguns amigos que estudaram comigo na Ilha da Marambaia (lembradas reminiscências da escola?) moram até hoje lá, são donos de restaurante, pousada e até de uma das melhores cachaças da região: a Coqueiro () do meu amigo Eduardo - hoje pai e avô orgulhoso. Todos eles, inclusive, foram ao churrasco de reencontro no sítio do meu irmão, onde fui brindado com uma garrafa de Coqueiro (já devidamente degustada). Aliás, só faltou você falar do Festival da Pinga de Paraty, criado pela Associação Comercial e Industrial em 1983 e cuja XXVI edição ocorreu entre 15 e 24 de agosto último. Na ocasião, foi distribuída a Carta da Cachaça, que será distribuída a todos os restaurantes da cidade, como uma forma de inserir no cardápio de drinques, sobremesas e pratos, produtos feitos à base da cachaça de Paraty. Em novembro, inclusive, será feito o lançamento internacional da Carta da Cachaça, durante a exposição de “50 anos da Bossa Nova”, do Jornal do Brasil, que ocorrerá em Paris, na França. Conheça mais do Festival da Pinga em

Desculpe-me se fui excessivamente prolixo (com o perdão da redundância)
.
Bjs carinhosos.

Nivaldo Lemos · Rio de Janeiro, RJ 22/10/2008 15:27
sua opinião: subir
Nivaldo Lemos
 

Cris,
tanto tempo longe do Overmundo que de novo fiz besteira. Desculpe-me, mas todo esse textão aí em azul é apenas o link para a cachaça do meu amigo. Aproveite.
Bjs

Nivaldo Lemos · Rio de Janeiro, RJ 22/10/2008 15:30
sua opinião: subir
crispinga
 

Valeu, Alcanu
Quando puder, visite Paraty. Passeio imperdível, basta escolher o evento e a data. As atrações acontecem o ano interiro.
bjk

crispinga · Nova Friburgo, RJ 22/10/2008 16:43
sua opinião: subir
crispinga
 

Oi Victor,
Quero é ficar de papo pro ar, na beira da praia, comendo peixe frito! rsrs
Volte sempre!
Bjs

crispinga · Nova Friburgo, RJ 22/10/2008 16:45
sua opinião: subir
crispinga
 

Azuir,
Você que adora hHistória, vai amar Paraty, os habitantes e o mar verde.
bjk

crispinga · Nova Friburgo, RJ 22/10/2008 16:48
sua opinião: subir
crispinga
 

Nivaldo,
Estou toda prosa com seus elogios. Conheço o Festival da Pinga mas é uma matéria à parte, eu o convido para fazê-la. A última festa foi em agosto, com aquele friozinho só uma cachacinha de alambique para esquentar!
Convide seus amigos e apareça!
O link da festa está nos endereços de website.
Beijão

crispinga · Nova Friburgo, RJ 22/10/2008 16:54
sua opinião: subir
Dalena GVL
 

Conheço Paraty, mas a sua história não, obrigada pela cultura que me passou.Voltarei.
Bjocas

Dalena GVL · Portugal , WW 22/10/2008 17:13
sua opinião: subir
Dalena GVL
 

Aliás já votei,eheheh! Beijinhos

Dalena GVL · Portugal , WW 22/10/2008 17:19
sua opinião: subir
crispinga
 

Então já esteve por aqui, Dalena?
A históri de Paraty nos remete à epoca do descobrimento do Brasil. Os portugueses tiveram muito trabalho para expulsar os invasores de nossa costa, as praias de Paraty foram palco de muitas batalhas.
bjk
Beijos

crispinga · Nova Friburgo, RJ 22/10/2008 19:45
sua opinião: subir
Dalena GVL
 

Eu nasci no Rio de Janeiro e morei durante 14 anos no Rio.
Tenho 2 filhos que também nasceram no Rio.

Dalena GVL · Portugal , WW 22/10/2008 19:54
sua opinião: subir
Noelio Mello
 

Cris, querida.
Primoroso texto. Lindas fotos. Uma aula de história. Conheço a Paraty de hoje, calma e bela. Um repouso para alma.
Beijos
Noélio

Noelio Mello · Belém, PA 23/10/2008 01:38
sua opinião: subir
Guilherme Mattoso
 

Esse espaço é pouco pra falar de tudo o que Paraty tem... amo essa cidade!

Só achei que vc ficou muito nos dados históricos e não passou suas impressões sobre o que sentiu ao se perder pelas ruas de pedra, por exemplo...

É uma cidade apaixonante. Meu projeto de vida é ir morar lá :)

Guilherme Mattoso · Niterói, RJ 23/10/2008 09:58
sua opinião: subir
crispinga
 

Dalena,
Então você é carioca? Venha passar as férias no Brasil e matar as saudades.
beijos de além mar

crispinga · Nova Friburgo, RJ 23/10/2008 13:39
sua opinião: subir
crispinga
 

Noelio,
Lugar que inspirou Amyr Klink em suas jornadas pelos mares do mundo parece que é um refúgio para o descanso de todos.
Bjk

crispinga · Nova Friburgo, RJ 23/10/2008 13:43
sua opinião: subir
crispinga
 

Guilherme,
Hum, gostei desse projeto de vida! Acho que é o meu , também. Gostaria de ter postado um vídeo aqui que passa justamente a impressão de quem caminha pela cidade histórica. Era muito grande, fica para outro espaço.
Deixo agora por sua conta as impressões de um viajante e com nosso querido Nivaldo a difícil tarefa de falar da cahaça de Paraty e do Festival da Pinga!
Beijos em todos e voltem sempre!

crispinga · Nova Friburgo, RJ 23/10/2008 13:48
sua opinião: subir
Cintia Thome
 

Cris, que beleza, tenho recordações maravilhosas deste chão que é Paraty, um lugar que só se respira . Lugar histórico e de magia...
feliz mesmo...Calmaria...parabens por este postado também...

Um ab

Cintia Thome · São Paulo, SP 27/10/2008 13:25
sua opinião: subir
crispinga
 

Paraty está na memória de muitos. É uma cidade onde o tempo parece ter parado, as pessoas o contemplam. Um patrimônio nosso.
beijos, querida

crispinga · Nova Friburgo, RJ 27/10/2008 16:23
sua opinião: subir
Coluna do Domingos
 

Votei

Coluna do Domingos · Aurora, CE 29/10/2008 19:41
sua opinião: subir
Raquel Correia
 

Parati é uma viagem no tempo e ao mesmo tempo extremamente cosmopolita, lá encontramos gente de toda parte do Brasil e do mundo e facilmente fazemos amigos... é uma cidade encantada!

Raquel Correia · Rio de Janeiro, RJ 3/11/2009 23:17
sua opinião: subir

Para comentar é preciso estar logado no site. Faça primeiro seu login ou registre-se no Overmundo, e adicione seus comentários em seguida.

imagens clique para ampliar

Casario do século XVII zoom
Casario do século XVII
Ruas e calçamento da cidade histórica. zoom
Ruas e calçamento da cidade histórica.
Antigas construções, hoje tombadas zoom
Antigas construções, hoje tombadas
Casarões coloniais zoom
Casarões coloniais
Ilha Grande, em Angra dos Reis zoom
Ilha Grande, em Angra dos Reis
Casarão zoom
Casarão

filtro por estado

busca por tag

revista overmundo

Você conhece a Revista Overmundo? Baixe já no seu iPad ou em formato PDF -- é grátis!

+conheça agora

overmixter

feed

No Overmixter você encontra samples, vocais e remixes em licenças livres. Confira os mais votados, ou envie seu próprio remix!

+conheça o overmixter

 

Creative Commons

alguns direitos reservados