Parque das Aves

Tetê Oliveira
1
Tetê Oliveira · Nova Iguaçu, RJ
13/4/2009 · 96 · 6
 

Uma das principais atrações turísticas de Foz do Iguaçu, o Parque das Aves é um parque temático dedicado à conservação de animais. Criado em 1994 pelo casal Dennis e Anna Croukamp, esse empreendimento particular é o maior parque deste tipo da América Latina, reunindo mais de 800 aves brasileiras e de outros países, além de jacarés, cobras, saguis e borboletas.

Segundo o site do parque, o santuário ecológico foi construído com a preocupação de oferecer condições ideais para a reprodução de aves, além de garantir a conservação dos 16 hectares de mata nativa.

Os visitantes conhecem o parque percorrendo suas trilhas, que são muito bem sinalizadas e acessíveis para cadeirantes. No caminho, há viveiros abertos à entrada do público, que permitem um contato direto dos visitantes com tucanos e araras, entre outras aves. Essa experiência faz a alegria da criançada – e dos adultos também! Eu, por exemplo, fiquei bem próxima de Alice, a arara mais velha do seu viveiro, e de um tucano brincalhão, que voava de um lado para o outro enquanto eu tentava fotografar pertinho dele.

Não há como sair do passeio sem aprender algo mais sobre a natureza. Há placas que informam curiosidades sobre as aves e animais. A sucuri, por exemplo, pode ter até 60 filhotes. Já os flamingos vivem numa área com direito a espelhos. Por quê? Simples, eles vivem naturalmente em bandos de milhares e até milhões, o que lhes dá maior segurança. Quando o bando é pequeno, eles se sentem desprotegidos. No parque, os espelhos dão a sensação de que o número de aves é maior e elas se sentem mais seguras, inclusive para procriarem.

Para quem está curioso, recomendo uma visita ao site do Parque, que disponibiliza desde um passeio virtual (show para crianças) - com direito a som - a cartões virtuais com imagens de aves.

onde fica
Rodovia das Cataratas, km 11, a 300 metros do Parque Nacional das Cataratas - Foz do Iguaçu.
O parque tem área para estacionamento, lanchonete e loja de suvenir.
por que ir
Para conhecer um santuário ecológico e ter contato direto com animais que, geralmente, só vemos pela TV ou em livros e revistas. Em um dia, dá para conciliar tranquilamente a visita ao parque e às Cataratas do Iguaçu (lado brasileiro).
quando ir
Todos os dias. O parque abre das 8h30 às 17h30.
quem vai
Adultos, jovens, crianças. Amantes da natureza.
quanto custa
Ingresso: R$ 16.
website
www.parquedasaves.com.br
contato
Tel./fax: (45) 3529-8282 - parquedasaves@uol.com.br

comentários feed

+ comentar
Hermano Vianna
 

oi Tetê: é sempre bacana encontrar suas dicas aqui no Guia - já estava com saudade! - essas fotos são ótimas: muito simpática sua amiga Alice!

Hermano Vianna · Rio de Janeiro, RJ 10/4/2009 15:09
sua opinião: subir
graça grauna
 

Muito bom. Parabens pela divulgação.

graça grauna · Recife, PE 12/4/2009 00:55
sua opinião: subir
Tetê Oliveira
 

Olá, Hermano e Graça, muito obrigada pelos comentários.
Hermano sinto falta de escrever mais por aqui. Na verdade, ando até "devendo" outras dicas sobre Foz.
Alice é mesmo uma fofa. Tiramos até fotos de "mãos dadas", isso depois de ela me dar uma bela bicada. :-)
Beijos pros dois!

Tetê Oliveira · Nova Iguaçu, RJ 12/4/2009 20:02
sua opinião: subir
Bianka Luz
 

Amei sua dica! Parabens!
Beijospoéticos

Bianka Luz · Quissamã, RJ 13/4/2009 12:01
sua opinião: subir
Helena Aragão
 

Essa história dos espelhos é incrível! Meio triste, apesar de eficaz, essa solução.
Foz do Iguaçu recebe tantos gringos e, ao mesmo tempo, parece um destino tão inusitado para nós, brasileiros do litoral... êta país enorme!

Helena Aragão · Rio de Janeiro, RJ 13/4/2009 12:02
sua opinião: subir
Tetê Oliveira
 

Valeu, Bianka e Helena!
Eu nunca tinha ouvido falar do parque e até estranhei quando uma colega de trabalho, a Meg, comentou comigo que o passeio era imperdível, numa visita à Foz. Ela tinha razão: adorei!!!
Quanto a histórias tristes, Helena, um guia do parque comentou que, pelo menos, duas espécies de aves estão ameaçadas de extinção porque seus ovos e algo mais (não lembro qual parte do corpo) são tidos como afrodisíacos e por isso elas são alvos frequentes da caça predatória/ilegal. Terrível, né?
Beijos.

Tetê Oliveira · Nova Iguaçu, RJ 14/4/2009 11:29
sua opinião: subir

Para comentar é preciso estar logado no site. Faça primeiro seu login ou registre-se no Overmundo, e adicione seus comentários em seguida.

filtro por estado

busca por tag

revista overmundo

Você conhece a Revista Overmundo? Baixe já no seu iPad ou em formato PDF -- é grátis!

+conheça agora

overmixter

feed

No Overmixter você encontra samples, vocais e remixes em licenças livres. Confira os mais votados, ou envie seu próprio remix!

+conheça o overmixter

 

Creative Commons

alguns direitos reservados