Parque dos Falcões em Sergipe

César Oliveira
Parque dos Falcões é centro de readaptação de aves de rapina com apoio do Ibama
1
Silvia · Aracaju, SE
7/12/2006 · 198 · 11
 

A Serra de Itabaiana, entre as cidades de Areia Branca e Itabaiana, a 50km de Aracaju, abriga um atrativo exclusivo de Sergipe. Afastado do centro urbano, no meio da mata e entre riachos, está o Parque dos Falcões, onde se desenrola uma interessante história de amor, solidariedade e amizade entre um homem e os pássaros. José Percílio Mendonça Costa ou apenas Percílio dos Pássaros, 28 anos, cuida de mais de 200 aves, como falcões, gaviões, corujas e pombos.
Tito, Dina, Bebeto, Dedé, Dudu, Mirra, Pandora, Cucu, são nome de aves de rapina que fazem parte da vida de Percílio desde os 8 anos de idade. Cada uma delas têm história e foram treinadas para defesa pessoal, exibição e caça. Tito, um falcão fêmea, foi o primeiro dos que existem no parque. "Um senhor me deu o ovo que coloquei para chocar numa galinha e aí nasceu Tito, que tem 20 anos", contou Percílio, com brilho nos olhos".
Dina e Bebeto são os "pais" de Dedé, um carcará treinado para a segurança pessoal de Percílio. O treinador conta que foi salvo pela ave três vezes. A primeira vez, Dedé afastou com vôos razantes e bicadas um cão raivoso. A segunda, chamou a atenção de Percílio para um cobra próxima à mão dele e o último socorro foi pousar na cabeça do dono batendo as asas para espantar um enxame de abelhas.
Cucu, uma coruja treinada para proteger o parque, com vôos razantes e bicadas não deixa ninguém estranho entrar no lugar. As aves compõem o mundo de Percílio que, embora não seja pai, disse que quando uma delas morre é como se perdesse um filho. Com a aprovação do Ibama, o criador trabalha com outro adestrador, Alexandre Correia, e um veterinário, Willian dos Anjos, além de outras pessoas. Juntos, eles cuidam dos pássaros, fazem reprodução em cativeiro e treinam. Quem gosta de observar aves o passeio pode ser interessante. A taxa de entrada é R$10. Recentemente foi implantado o sistema de energia elétrica subterrânea e concluido no papel o projeto arquitetônico. O Parque aguarda a implantação do sistema de água e é administração por uma organização não governamental. Recentemente o Parque dos Falcões foi destaque na mídia, através de entrevistas concedidas por Percilio, em programas como Jô Soares, Ana Maria Branca e até uma para TV Japonesa.
Após visitar o Parque dos Falcões, se desejar um dia diferente, com clima de fazenda e diversão de parque aquático, o Eco Resort Boa Luz é uma boa escolha. A apenas 15km de Aracaju, o lugar, além de bonito, oferece boa infra-estrutura. Os visitantes podem fazer passeios de charrete, trenzinho, carro de boi, brincar de pedalinho no lago, pescar no pesque-paque, olhar os animais no zoológico, correr na pista de kart, apreciar as apresentações de rodeio e circo. Os restaurantes do parque oferecem comidas regionais. A dica é levar lanche de trilha e muito líquido para visitar o Parque. Tenha certeza que as histórias contadas por Percilio sobre seus pássaros vão deixar você encantado e totalmente em contato com a natureza. A falta de algumas necessidades na infra-estrutura são recompensadas com a bela paisagem.

onde fica
Saindo de Aracaju são 56Km, via a BR-235 sentido Areia Branca a Itabaiana. Após o acesso principal do povoado Rio das Pedras, via BR-235 – sentido Areia Branca-Itabaiana – de preferência em carro com tração nas quatro rodas, é possível seguir em estrada de pedra, aproximadamente 3 quilômetros para ter acesso ao sítio de quase 56 tarefas, adquirido com recursos da família de Percílio e adaptado exclusivamente para os viveiros que abrigam as quase 200 aves de rapina.
por que ir
Apreciar o turismo de contemplação de aves e conhecer essa bela história. Além dos falcões, Percilio cria gaviões, seriemas, águias, anuns branco, socós-boi e mirim, pombos e até abutres. Os filhotes destes animais são reintroduzido na natureza. São oito espécies de falcões, três de águias, duas espécies raras de jacus, duas de patos, duas de socós, quatro tipos curiosos de corujas e saracura
quando ir
Funciona de quarta a domingo, das 9h às 16h e o acesso só acontece através de agendamento antecipado. O melhor é ir no verão (setembro a abril) e evitar o clima de inverno no mês de junho. Antes é preciso agendar, pois o acesso é registrito.
quem vai
Ecoturístas, estudantes e apreciadores do turismo de contemplação de aves. O lugar é místico e ainda considerado o melhor acesso para fazer trilhas ecológicas no Parque Nacional Serra de Itabaiana. Ambiente simples e em processo de estruturação, o Parque dos Falcões recebe pequenos grupos de turistas com agendamento prévio.
quanto custa
Para manter o lugar em boas condições, Percílio e Alexandre precisam de recursos financeiros, adquiridos através de palestras ministradas por eles, em pleno Parque. Custa apenas R$ 10 por pessoa. Entretanto, o dinheiro ainda é insuficiente para a manutenção do lugar. Felizmente, algumas pessoas contribuem com eles através de doações. Para estruturar o local, os administradores criaram uma OSCIP.
website
www.turismosergipe.net

comentários feed

+ comentar
Marcelo Cabral
 

Muito bom! Belo trabalho do pessoal, preciso conhecer pessoalmente!
Valeu a dica Silvia, massa!

Marcelo Cabral · Maceió, AL 8/12/2006 14:55
2 pessoas acharam útil · sua opinião: subir
Marcelo Cabral
 

Sabe dizer se tem cachoeiras por ai?

Marcelo Cabral · Maceió, AL 8/12/2006 14:55
2 pessoas acharam útil · sua opinião: subir
Marcelo Rangel
 

Oi, Xará! Vale conferir a Serra de Itabaiana . Próximo ao parque tem a Ribeira. A cachoeira de Macambira também é perto, na mesma região. Se tiver disposição, a Miaba também não é longe.
Abraço!

Marcelo Rangel · Aracaju, SE 11/12/2006 17:09
1 pessoa achou útil · sua opinião: subir
Silvia
 

Marcelo Cabral fico feliz que tenha gostado do texto. Vale conhecer e as quedas d´água ganham força no período de inverno. O Parque dos Falcões tem como grande atrativo as fábulas contadas pelo jovem Percílio. As dicas do Marcelo Rangel também complementam a visita a esse complexo das Serras Sergipanas e dão mais adrenalina a visita.

Silvia · Aracaju, SE 13/12/2006 00:22
sua opinião: subir
Miltongsantos
 

Gostaria de saber se vcs já estão com o pc funcionando, queria manter contato.
E quando começa o curso, pq vcs ñ definiram data e valores.
Edson Carlos dos Santos Filho e Railda Santos Souza.
Obs>: Cadastrado com Alexandre.

Miltongsantos · Salvador, BA 2/4/2007 17:29
1 pessoa achou útil · sua opinião: subir
Miltongsantos
 

Segue tel para da retorno sobre a data do curso e volor.
edson Carlos e Railda souza (71) 3382-3340

Miltongsantos · Salvador, BA 2/4/2007 17:31
1 pessoa achou útil · sua opinião: subir
Miltongsantos
 

Srs. esse já é o terceiro contato q efetuo com vcs e vcs ñ deram a devida atenção, ñ sei o motivo + estou enteressado no curso e em visitar o parque.
Grato!
Milton Santos
Tel. (71) 9999-5882 / 3492-5700
Obs.: Sou amigo de Edson Carlos e Railda

Miltongsantos · Salvador, BA 2/4/2007 17:37
sua opinião: subir
Miltongsantos
 

Me desculpe se ofendi alguém + ñ foi minha intensão.
Um abraço!

Miltongsantos · Salvador, BA 2/4/2007 17:38
sua opinião: subir
Marcelo Rangel
 

Oi, Milton!
Descobri o fone do Parque: (79) 3431-1547 e 9962-5457
Abraço!

Marcelo Rangel · Aracaju, SE 3/4/2007 11:22
sua opinião: subir
FBMelo
 

Vale muito a pena conhecer o lugar e Percílio é gente finíssima!

FBMelo · Aracaju, SE 12/4/2007 10:50
sua opinião: subir
Fra
 

O trabalaho que o Percilio faz com as aves é maravilhoso msm, já visitei algumas vezes e já até levei meus alunos lá. Vale a pena conhecer!Pra quem vem pela primeira vez tem que incluir tb toda a Serra de Itabaiana (quem sabe até fazer rappel lá) e se possível a Serra da Miaba (é ótimo para acampar)

Fra · Aracaju, SE 6/2/2010 17:24
sua opinião: subir

Para comentar é preciso estar logado no site. Faça primeiro seu login ou registre-se no Overmundo, e adicione seus comentários em seguida.

veja também

filtro por estado

busca por tag

revista overmundo

Você conhece a Revista Overmundo? Baixe já no seu iPad ou em formato PDF -- é grátis!

+conheça agora

overmixter

feed

No Overmixter você encontra samples, vocais e remixes em licenças livres. Confira os mais votados, ou envie seu próprio remix!

+conheça o overmixter

 

Creative Commons

alguns direitos reservados