Parque Histórico de Canudos

Amanda Queiroz
Entrada do Parque Estadual de Canudos
1
osvaldocosta · Quixeramobim, CE
27/12/2007 · 123 · 4
 

A primeira cidade de Canudos foi destruída em 1897, durante a guerra que recebeu o mesmo nome do lugar. O Exército do Brasil destruiu a comunidade de 25 mil pessoas e pôs fogo em suas ruínas. Os que escaparam da guerra retornaram e reconstruíram Canudos. Na década de 1960, foi construída uma represa e, novamente, Canudos foi destruída. Seus moradores foram remanejados para uma região vizinha, criando-se assim a terceira Canudos. Hoje em torno da represa existe o Parque Histórico de Canudos, uma área de preservação natural e cultural, formada por centenas de hectares, que sedia inúmeros lugares fundamentais para a comunidade conselheirista e que foram eternizados por Euclides da Cunha, no livro Os Sertões. Esses lugares se situam na parte mais alta da região, tendo ficado de fora das forças recalcadoras das águas da represa de Cocorobó. O Parque viabiliza um belo passeio na História do Brasil. Lá se pode ver os morros onde o Exército fincou acampamento; os caminhos por onde transitavam os conselheiristas; as ruínas da Fazenda Velha, ponto inicial do Arraial de Conselheiro; o local onde os militares degolavam os sertanejos; o Alto da Favela (que viria a dar nome ao morros do Rio de Janeiro), etc.

onde fica
Em Canudos, sertão baiano. A aproximadamente 600 km de Salvador e 300 de Aracaju. Por terra desloca-se até Juazeiro da Bahia e, de lá, toma-se a estrada para Canudos. De avião, pode-se descer em Petrolina-Pe e fazer 100km por terra até Canudos.
por que ir
É um dos mais importantes parques culturais sobre a História do Brasil. É rico em sinalizações e placas, incluindo trechos do livro Os Sertões. As placas inculem descrições da vegetação da região.
Conta-se com excelentes guias, que proporcionam ao turistas um grande aprendizado sobre a História do Brasil e sobre a fauna e a flora da região.
quando ir
Em qualquer época do ano.
DICA: Antes de ir, ler Os Sertões ou informar-se sobre Canudos e Antônio Conselheiro. Tendo lido o livro, a viagem torna-se infinitamente mais significativa.
quem vai
Quem se interessa pela História do Brasil, por literatura e/ou pelo sertão.
quanto custa
A entrada no Parque é gratuita. Demais custos variam de acordo com o meio de transaporte que levará o visitante ao Município de Canudos.

comentários feed

+ comentar
João Miguel
 

Osvaldo, se o parque estadual é Canudos, Bahia, por que você colocou Quixeramobim - Ceará?

João Miguel · Fortaleza, CE 26/12/2007 11:36
sua opinião: subir
osvaldocosta
 

Fala, João.
Porque escrevo de Quixeramobim, mas não obrigatoriamente sobre Quixeramobim. Colaboro daqui, mas com temas ligados ao sertão e afins.

osvaldocosta · Quixeramobim, CE 26/12/2007 12:21
1 pessoa achou útil · sua opinião: subir
crispinga
 

Osvaldo,
Que estarmos resgatando a memória de Canudos! Estou lendo a "Guerra do fim do Mundo", do Mário Vargas LLosa, só agora, contando a "saga" de Antonio Conselheiro!
Obrigada pela dica!

crispinga · Nova Friburgo, RJ 29/12/2007 07:35
1 pessoa achou útil · sua opinião: subir
Eduardo Farias
 

E o líder da antiga Canudos, Antônio Conselheiro, era seu conterrâneo, Osvaldo! :D

Eduardo Farias · João Pessoa, PB 14/5/2014 14:26
sua opinião: subir

Para comentar é preciso estar logado no site. Faça primeiro seu login ou registre-se no Overmundo, e adicione seus comentários em seguida.

imagens clique para ampliar

Fragementos de porcelana: vestígios do massacre zoom
Fragementos de porcelana: vestígios do massacre
Sinalização do Parque zoom
Sinalização do Parque
Ruínas da Fazenda Velha zoom
Ruínas da Fazenda Velha
A vegetação: agente da guerra, personagem de Euclides zoom
A vegetação: agente da guerra, personagem de Euclides
Represa de Cocorobó: depois do fogo, a água. zoom
Represa de Cocorobó: depois do fogo, a água.

veja também

filtro por estado

busca por tag

revista overmundo

Você conhece a Revista Overmundo? Baixe já no seu iPad ou em formato PDF -- é grátis!

+conheça agora

overmixter

feed

No Overmixter você encontra samples, vocais e remixes em licenças livres. Confira os mais votados, ou envie seu próprio remix!

+conheça o overmixter

 

Creative Commons

alguns direitos reservados