A primeira cidade de Canudos foi destruÃda em 1897, durante a guerra que recebeu o mesmo nome do lugar. O Exército do Brasil destruiu a comunidade de 25 mil pessoas e pôs fogo em suas ruÃnas. Os que escaparam da guerra retornaram e reconstruÃram Canudos. Na década de 1960, foi construÃda uma represa e, novamente, Canudos foi destruÃda. Seus moradores foram remanejados para uma região vizinha, criando-se assim a terceira Canudos. Hoje em torno da represa existe o Parque Histórico de Canudos, uma área de preservação natural e cultural, formada por centenas de hectares, que sedia inúmeros lugares fundamentais para a comunidade conselheirista e que foram eternizados por Euclides da Cunha, no livro Os Sertões. Esses lugares se situam na parte mais alta da região, tendo ficado de fora das forças recalcadoras das águas da represa de Cocorobó. O Parque viabiliza um belo passeio na História do Brasil. Lá se pode ver os morros onde o Exército fincou acampamento; os caminhos por onde transitavam os conselheiristas; as ruÃnas da Fazenda Velha, ponto inicial do Arraial de Conselheiro; o local onde os militares degolavam os sertanejos; o Alto da Favela (que viria a dar nome ao morros do Rio de Janeiro), etc.
Osvaldo, se o parque estadual é Canudos, Bahia, por que você colocou Quixeramobim - Ceará?
João Miguel · Fortaleza, CE 26/12/2007 11:36
Fala, João.
Porque escrevo de Quixeramobim, mas não obrigatoriamente sobre Quixeramobim. Colaboro daqui, mas com temas ligados ao sertão e afins.
Osvaldo,
Que estarmos resgatando a memória de Canudos! Estou lendo a "Guerra do fim do Mundo", do Mário Vargas LLosa, só agora, contando a "saga" de Antonio Conselheiro!
Obrigada pela dica!
E o lÃder da antiga Canudos, Antônio Conselheiro, era seu conterrâneo, Osvaldo! :D
Eduardo Farias · João Pessoa, PB 14/5/2014 14:26Para comentar é preciso estar logado no site. Faça primeiro seu login ou registre-se no Overmundo, e adicione seus comentários em seguida.
Você conhece a Revista Overmundo? Baixe já no seu iPad ou em formato PDF -- é grátis!
+conheça agora
No Overmixter você encontra samples, vocais e remixes em licenças livres. Confira os mais votados, ou envie seu próprio remix!