Parque Municipal

Lauro Neto.
Entrada do Parque.
1
Ana_e_Lauro_Alagoas · Maceió, AL
15/10/2008 · 95 · 8
 

Criado pela Lei Municipal nº 2514 de 27 de julho de 1978, o Parque Municipal de Maceió é uma área de preservação permanente, localizada entre os bairros de Bebedouro e Tabuleiro dos Martins.

Com uma área total de 82,4 hectares é dividido em cinco trilhas ecológicas. A trilha Principal (1.748 m), trilha da Aventura (774 m), trilha da Paz (152 m), trilha da Mata (321 m) e a trilha Pau-Brasil (187m).

Durante a caminhada podemos ver várias espécies vegetais típicas da mata atlântica, como a sucupira, embaúba, pau-brasil. As aves voam por todos os lados e quando não as vemos podemos ouvir seus cantos, xexéu, pintor-de-sete-cores, sabiá da mata. Se der sorte pode encontrar pelo caminho mamíferos como a preguiça, tamanduá, cotia e ainda répteis como jibóia, camaleão e teju.

O Parque também conta com uma fonte natural, um Centro de Atividades (área usada para lazer e educação com a comunidade), além de um lago (Lago das Ninféias) com aproximadamente 4.000 m², onde há vários jacarés. É dotado de um Centro Administrativo em sua entrada principal, um viveiro para a produção de mudas, postos de fiscalização ao longo da via principal e um posto da Guarda Civil Municipal. Ainda oferece distribuição de mudas de espécies da mata atlântica à comunidade, educação ambiental com palestras e aulas práticas e monitores treinados para guiar pequenos grupos pelas trilhas, apesar delas serem muito bem sinalizadas.

O local é muito verde e tranqüilo, dá para sentir a brisa suave batendo no rosto, é perfeito para contemplar a natureza, relaxar, meditar, fazer cooper, piqueniques com os amigos, entre outras atividades.

onde fica
Na parte oeste de Maceió, entre os bairros de Bebedouro e Tabuleiro dos Martins.
Se for de ônibus, a melhor opção é a Linha Parque Municipal da viação São Francisco; entre em contato com a empresa para saber paradas e horários.
Optando por carro, depois que passar a Estação Ferroviária de Bebedouro, entre a direita no sinal, vá sempre em frente; o parque fica logo depois do Secretariado de Assistência Social Juvenópolis.
Você pode também pegar o Trem, na Estação Central (rua Barão de Anadia - Centro), descer na Estação de Bebedouro e continuar o trajeto a pé por cerca de 30 minutos.
por que ir
Para curtir a natureza.
Respirar ar puro (coisa rara).
quando ir
Terça a domingo e feriados.
Das 07h às 17h.
Fechado às segundas-feiras.
quem vai
Quem gosta de caminhar, curtir a natureza, relaxar ou fazer um belo piquenique.
Grupos de estudantes, biólogos, botânicos, etc.
quanto custa
Não custa.
contato
Parque Municipal - Tel. 82-3315-3827
Viação São Francisco - Tel. 82-3314-1966/3314-1489
Estação Ferroviária (CBTU) - Tel. 2123-1700

comentários feed

+ comentar
graça grauna
 

graça grauna · Recife, PE 15/10/2008 01:55
sua opinião: subir
Ilhandarilha
 

É ótimo ter um parque assim perto de casa, não? Aqui temos vários parques municipais, mas eles são bem pequenos em relação a esse ai. Não dá pra fazer trilha, por exemplo.
Ótima dica!

Ilhandarilha · Vitória, ES 15/10/2008 19:16
sua opinião: subir
Marcelo Cabral
 

O Parque Municipal é mesmo lindo, pena que pouca gente por aqui conheça e freqüente, muitos nem sabem que existe um espaço assim dentro de Maceió. Ainda bem que esses dois foram lá pra compartilhar as fotos e informações precisas desta dica. Muito bom.
Adoro esses bambuzais. Demais a foto do jacaré. Abraços.

Marcelo Cabral · Maceió, AL 17/10/2008 11:17
sua opinião: subir
Ana_e_Lauro_Alagoas
 

Valeu Graça, Cláudia e Marcelo!
Um vídeo do PqMM com mais fotos!
Abraços.

Ana_e_Lauro_Alagoas · Maceió, AL 6/1/2009 01:36
sua opinião: subir
Glauber X
 

O Parque é muito legal, mas é bom agendar direitinho as visitas pois lá existe guardas e guias que podem facilitar muito o passeio, pois já ouvi boatos de que pessoas desprevinidas chegaram a ser assaltadas no entorno do Parque. Pra quem quizer conferir, fiz um vídeo sobre o Parque: http://www.overmundo.com.br/guia/parque-municipal-2#postar

Glauber X · Maceió, AL 24/2/2010 14:37
sua opinião: subir
Glauber X
 

O vídeo tá aqui: http://espanol.video.yahoo.com/watch/4531342/12140015

Glauber X · Maceió, AL 24/2/2010 14:40
sua opinião: subir
Mario Marinho
 

Gostaria de saber como é possível obter mudas de plantas nativas e/ou frutíferas, uma vez que possuo um sítio no interior do estadoe que existe preservação da mata Atlântica, embora toda a vizinhança plantem cana de açúcar.

Mario Marinho · Maceió, AL 22/4/2010 11:51
sua opinião: subir
Tati Magalhães
 

Mario, com MUITO atraso, respondo tua pergunta: há mudas gratuitas de árvores frutíferas e da Mata Atlântica no parque,sim. Infelizmente, isso é pouco divulgado. Basta falar com o responsável pelo viveiro e preencher uma ficha com a finalidade e o endereço. Eu tenho graviolas, araçás, cajás, mangas e um pé de pau-brasil. Todos plantados e lindos. Há, ainda, plantas decorativas como crótons e dracenas, que não são nativas, mas se adaptam super bem ao nosso clima. Vale a pena.

Tati Magalhães · Maceió, AL 26/8/2011 13:12
sua opinião: subir

Para comentar é preciso estar logado no site. Faça primeiro seu login ou registre-se no Overmundo, e adicione seus comentários em seguida.

imagens clique para ampliar

Trilhas do Parque. zoom
Trilhas do Parque.
Trilha principal, recanto dos bambus. zoom
Trilha principal, recanto dos bambus.
Recanto dos jacarés. zoom
Recanto dos jacarés.
Uma das várias pracinhas. Corrimão de bambu. zoom
Uma das várias pracinhas. Corrimão de bambu.
Centro de Atividades. zoom
Centro de Atividades.
Viveiro de mudas. zoom
Viveiro de mudas.

filtro por estado

busca por tag

revista overmundo

Você conhece a Revista Overmundo? Baixe já no seu iPad ou em formato PDF -- é grátis!

+conheça agora

overmixter

feed

No Overmixter você encontra samples, vocais e remixes em licenças livres. Confira os mais votados, ou envie seu próprio remix!

+conheça o overmixter

 

Creative Commons

alguns direitos reservados