Brasil.gov.br Petrobras Ministério da Cultura
 
 

Passadiço da Glória

José Gustavo Abreu Murta - http://www.flickr.com/photos/jgustavoam/138299730/
1
Sergio Rosa · Belo Horizonte, MG
2/11/2006 · 74 · 0
 

A Casa da Glória é constituída por dois casarões separados. Entre eles há um passadiço, que liga as duas casas à altura do segundo andar. A passagem era utilizada pelas moças que estudavam no colégio interno. Até hoje há a polêmica se o passadiço foi construído apenas para facilitar o trânsito entre os prédios ou se a função era esconder as jovens dos rapazes.

"Da Glória" porque a casa pertenceu à Dona Josefa Maria da Glória. Foi construída em 1750 e teve como inspiração a veneziana Ponte dos Suspiros.

Também em Diamatina, outra construção bem parecida com essa é a Casa do Muxarabiê. Nela há também um tipo de construção (de origem na arquitetura moura) em uma das varandas que, destinada ao uso feminino, servia para ver sem ser visto. Ela permite que se observe o que há nas ruas sem que o inverso ocorra. Hoje no local funciona a biblioteca Antônio Torres.

É inevitável uma certa paranóia ao passar na frente de uma construção como essa. É interessante notar o reflexo de um comportamento conservador e, ao mesmo tempo, de constante vigilância na arquitetura da cidade.

onde fica
Rua da Glória, 297.
por que ir
Porque o passadiço explica muito dos costumes mineiros (ao menos os da época) de observar os outro e se esconder: pudico, recatado, casto.
quem vai
É um dos ponto turísticos mais conhecidos da cidade e liderou a campanha “Diamantina – Patrimônio da Humanidade".
quanto custa
Grátis
contato
Secretaria Municipal de Turismo - (38) 3531-2972

comentários feed

+ comentar

Para comentar é preciso estar logado no site. Faça primeiro seu login ou registre-se no Overmundo, e adicione seus comentários em seguida.

filtro por estado

busca por tag

observatório

feed
Nova jornada para o Overmundo

O poema de Murilo Mendes que inspirou o batismo do Overmundo ecoa o "grito eletrônico" de um “cavaleiro do mundo”, que “anda, voa, está em... +leia

revista overmundo

Você conhece a Revista Overmundo? Baixe já no seu iPad ou em formato PDF -- é grátis!

+conheça agora

overmixter

feed

No Overmixter você encontra samples, vocais e remixes em licenças livres. Confira os mais votados, ou envie seu próprio remix!

+conheça o overmixter

 

Creative Commons

alguns direitos reservados