Um espetáculo natural singular. Assim tentaria descrever o passeio de barco que leva os turistas que visitam a simpática Piaçabuçu para conhecer a foz do Rio São Francisco, em seu abraço final com o Oceano Atlântico.
Divisa natural entre Alagoas e Sergipe, o rio que hoje é tema de grande debate e polêmica entre governos, técnicos ambientais e comunidades ribeirinhas, chega majestoso ao fim de sua trajetória, lindo e tranqüilo depois da grande viagem desde Minas Gerais.
O Passeio
Ao chegar a Piaçabuçu, é só perguntar a alguém onde é a Rua do Cais, que tem outro nome, mas como acontece bastante por aqui, o povo chama como convém. Lá se encontra a Associação dos Barqueiros da cidade, são eles que realizam os passeios e o preço é tabelado, 30 reais por pessoa.
Os barcos são rústicos, típicos daquela região. O Primeiro barqueiro com quem acertamos o passeio não conseguiu ligar o motor. Ele avisava com acenos de mão lá do meio do rio, no barco levado lentamente pela correnteza. Ok. Pegamos outro.
Vítimas do Assoreamento
Seguimos lentamente no barquinho, cruzando a tarde pelos canais, margeando ilhas de vegetação pantanosa, onde pequenos barracos servem de ponto de apoio para pescadores e barqueiros. Até que passamos em uma parte tão rasa do rio que algo arrastou embaixo do barco. “Quebrou o câmbio”, me falou nosso comandante.
Paramos dentro da vegetação na margem de uma ilha, o barqueiro rapidamente pulou pra fora, água na cintura, começou a cuidar do problema. Pediu um pedaço de cano que estava dentro do barco, entreguei. Ele serrou aquilo e dois minutos depois subiu no barco e disse que estava resolvido, jogando tranquilamente o resto do cano de PVC dentro do rio. Esbocei uma eco-lição, mas tinha preguiça e vontade de chegar ao nosso destino.
Que Beleza!
Seguimos adiante. Já podíamos avistar o branco incandescente das dunas no fim do trajeto. Difícil descrever a beleza do lugar. Um imenso deserto com pequenos oásis de coqueiros, uma enorme lagoa de água doce e a areia branca da praia do São Francisco.
Um lugar para contemplar a natureza em toda sua capacidade de ser linda. Leve protetor solar e chapéu, descanse, caminhe, mergulhe e divirta-se. Nos barcos tem água, cerveja e refrigerante para vender. O tempo para ficar no local é definido pelo visitante.
Na volta, o pôr do sol e o barquinho deslizando devagar.
Parabens e Sucesso !
André Luiz Mazzaropi
O Filho do Jeca
www.andreluizmazzaropi.com.br
Natureza perfeita,luz,a imensidão dessas aguas,doce e salobra,um convite a este passeio,é o que nos impulsiona ao lermos a narrativa de Marcelo. Pois é verdade sendo de Maceió,nunca havia tomado conhecimento de tanta beleza.Parabens.Janice
Marcelo Cabral · Maceió, AL 2/12/2008 20:38
Belo guia Marcelo, pra variar. 'Esbocei uma eco-lição', nos passou toda a sensação!
Que lugar maravilhoso!
Fotos lindas. A principal então, sem comentários.
Parabéns!
Opa, o comentário acima não é do Marcelo, é meu. Abraços.
janice · Maceió, AL 13/12/2008 12:20
Obrigado Janice, Graça, André, Ana e Lauro.
O lugar é lindo demais mesmo e vale a visita.
Opa pessoal! To adorando ter conhecido o overmundo!
Esse fim de semana fiz o passeio de barco até a foz do São Francisco... Já tinha ido de carro pela Praia do Peba que vale um Guia tb!
Mas ó,passeio perfeito, muito,muito lindo!
Uma dica legal é que pode-se negociar o aluguel do barco completo e se for mais de 6 pessoas, é bem interessante conversar!
Consegui levar minha família e primos, e todos adoraram.
A conversa com o dono do barco, Seu Milton, que contou muitas historias sobre como foi colocado o nome no barco, sobre o nome de cada ilha daquelas da beira do rio...
Observar a mudança de cor da água do rio em Penedo e em Piaçabuçu, a possibilidade de mudança do movimento das Águas!
Lugar Maravilhoso!
AH, e uma coisa que faltar o Marcelo comentar no Guia: Ao mergulhar naquel emonte de água que vc acha que já é mar, vc abre os olhos e não arde... ainda é agua doce!
hahaha, quando tudo ao seu redor já faz vc achar que é mar...
Ah, adoro teus posts, marcelo !
Quando eu voltar pra maceió vou visitar as coisas que não visitei quando morava por lá
;)
Valeu mesmo !
Fiz este passeio em setembro do ano passado e confesso que foi um dos programas mais legais que já fiz em Alagoas! O lugar é lindo! Absurdo mesmo! É um passeio para vc ficar de boa curtindo a natureza, de barriga pra cima olhando o céu ... este tipo de coisa... A volta realmente é demais! Uns 50 min de paz, muita paz!! Recomendo ir acompanhado, é mais legal curtir isso a dois!
Vitor Monteiro · Maceió, AL 19/3/2010 09:12Para comentar é preciso estar logado no site. Faa primeiro seu login ou registre-se no Overmundo, e adicione seus comentários em seguida.
Voc conhece a Revista Overmundo? Baixe j no seu iPad ou em formato PDF -- grtis!
+conhea agora
No Overmixter voc encontra samples, vocais e remixes em licenas livres. Confira os mais votados, ou envie seu prprio remix!