Brasil.gov.br Petrobras Ministério da Cultura
 
 

Patrimônio arquitetônico que aguarda revitalização

Yusseff Abrahim
1
Yusseff Abrahim · Manaus, AM
31/3/2006 · 37 · 0
 

Um conjunto de fachadas preservadas de prédios, edificados com o dinheiro do período áureo da borracha, reúne pérolas de variadas tendências arquitetônicas datadas do início do século XX. Há mais de dois anos esperando obras que já estão anunciadas em grandes placas que apresentam a intenção de revitalizar o local, o complexo não deixa de chamar atenção pelas formas incomuns e riqueza de detalhes.

onde fica
Na rua Marquês de Santa Cruz, Centro.
por que ir
Embora apenas a frente e as laterais das construções estejam mantidas, vale a pena observar marquises com detalhes praticamente esculpidos, armações trabalhadas em ferro - em padrão semelhante ao do Mercado Municipal - que revelam a origem inglesa, além de um prédio de dois andares com fachada revestida de azulejos, evidenciando o romantismo arquitetônico da época. No alto de um dos prédios, a data de 1900, mais do que uma certidão de nascimento, comprova a importância do lugar, que respira a esperança do início das obras de revitalização em contraste com o vizinho, e já revitalizado, Porto de Manaus.

comentários feed

+ comentar

Para comentar é preciso estar logado no site. Faça primeiro seu login ou registre-se no Overmundo, e adicione seus comentários em seguida.

filtro por estado

busca por tag

observatório

feed
Revista Overmundo nº 6: esquentando as turbinas!

A Revista Overmundo está chegando ao fim de sua primeira temporada e você não pode perder a oportunidade de colaborar! A edição nº 6 da revista,... +leia

revista overmundo

Você conhece a Revista Overmundo? Baixe já no seu iPad ou em formato PDF -- é grátis!

+conheça agora

overmixter

feed

No Overmixter você encontra samples, vocais e remixes em licenças livres. Confira os mais votados, ou envie seu próprio remix!

+conheça o overmixter

 

Creative Commons

alguns direitos reservados