Pedra do Sal

Viktor Chagas e Gabriel Varela
Escorrega de criança...
1
Viktor Chagas · Rio de Janeiro, RJ
17/6/2007 · 128 · 8
 

"A comunidade do Morro da Conceição, que perifericamente engloba a Pedra do Sal e está englobada no bairro da Saúde, entende e compreende a si própria de maneira singular. Haja visto a estranheza que se nos apresentou no momento em que, mal havíamos chegado ao lugar e fomos, então, recebidos calorosamente com algumas saudações intimistas de 'boa tarde', como que reconhecendo ali elementos de 'fora'. [...]

Na Pedra do Sal, reuniram-se colonizadores, escravos, imigrantes, sambistas, e foliões, sem, contudo, no momento em que se reuniam, se terem auto-categorizado dessa forma. A Pedra do Sal [...] serviu, com o passar dos tempos, como local de aportamento, de trabalho, de desembarque, de encontros e desencontros. [...]

As mãos que a construíram eram mãos africanas. O Rio africano de hoje compreende esta escadaria de outro modo. É um monumento histórico deixado pelos seus antepassados. [...]

A Pedra do Sal, que já também deu origem: ao Angu do Gomes; e ao bloco carnavalesco de Ipanema, Escravos da Mauá; hoje dá abrigo[...] à feijoada do projeto Sal do Samba. [...]

A Pedra do Sal passa de 'monumento africano' a 'monumento brasileiro', de 'monumento escravo' a 'monumento do samba'. A feijoada que hoje acontece durante o projeto Sal do Samba readapta estes valores, e passa a trabalhar com um desejo de rememoriar o passado escravo em função do samba, e o passado do samba em função da novidade. [...]

Está ali, a Pedra do Sal, e, ao redor dela, o movimento dos corpos que ela própria agrega, os elétrons a girar em torno do núcleo, os planetas que orbitam um único sol.

A Pedra do Sal é o fator de identidade de uma comunidade repleta de identificações diferentes que se completam e complementam, circundando-a e inundando-a de vida. É uma área de proteção ambiental, um patrimônio histórico e cultural, um reduto do samba e da feijoada, um ponto de referência, um escorregador para as crianças, uma escada para os passantes, uma pedra. Nada mais que uma pedra."


---

Da mini-série Histórias da vida e da Saúde. O trecho é um extrato do trabalho homônimo.

Decidi iniciar esse série depois de muito pensar se valia a pena. O caráter anedótico me faz recear que seu lugar não seja no Overmundo, mas resolvi compartilhar algumas histórias – fruto de uma breve pesquisa de campo da época da faculdade – com os amigos. O objetivo não é muito mostrar o que acontece pelas redondezas hoje, nem apontar esse ou aquele pontão turístico, mas mostrar pequenos pontinhos que dão outra idéia dum pedaço tão pouco conhecido do Rio.

O trabalho de campo, não me furto a lembrar, foi idéia do Gabriel Varela, dono da máquina e de algumas dessas fotos, quiçá. Eu queria ir à Paquetá e ele queria o Morro da Conceição. Foi lá que acabamos, e eu não tenho muito do que reclamar.

onde fica
No coração da Saúde.

Diria o poeta repetidas vezes: no meio do caminho há uma pedra.
por que ir
Para subir e descer a escadaria da Pedra do Sal, criada pelos escravos que trabalhavam na decantação do sal mineral na praia do porto. Para escorregar. Para comer uma feijoada.
quando ir
Em dia de Sal do Samba? Em dia de Escravos da Mauá? Num dia de manhã, para conhecer o Largo João da Baiana?
quem vai
Moradores. Alguns estudantes de fotografia.

Dizem os moradores que andar pelo Morro da Conceição sozinho é um pouco complicado, porque as vielas são estreitas e "você pode acabar dando na porta de um morador, sabe como é".
quanto custa
Uma manhã.

comentários feed

+ comentar
Tetê Oliveira
 

Viktor, acabei de descobrir a sua minissérie sobre o Morro da Conceição e o bairro da Saúde. E pretendo percorrer todo o trajeto sugerido - primeiro aqui no Overmundo e, depois, in loco.
Assisti ao documentário sobre o Morro há algum tempo e já tinha ficado interessada em conhecê-lo e a sua história mais de perto. Agora, é mais um estímulo pra não adiar minha ida até lá.
Valeu a dica - mais ainda pela foto dessa escadaria toda especial.
Abraço.

Tetê Oliveira · Nova Iguaçu, RJ 13/6/2007 19:05
1 pessoa achou útil · sua opinião: subir
Viktor Chagas
 

Oi, Tetê. Obrigado pelos incentivos! Vou tentar responder nos lugares que você mais me exige, para não meter a minha cara em tudo que é nota e parecer aquele chato que ocupa espaço.

Tomara que você faça um bom passeio mesmo. O ideal é levar sempre uma máquina fotográfica, mas como se trata de uma comunidade cheia de bequinhos e gente que se reconhece, é bom ter algum cuidado para não soar intrometida... :)

Viktor Chagas · Rio de Janeiro, RJ 13/6/2007 20:27
1 pessoa achou útil · sua opinião: subir
crispinga
 

Olha aqui sua "pupila" dando palpite. É porque não conseguí localizar o bairro da Saúde no mapinha. O Egeu sabe TUDO de mapas digitais. Pede um "help para ele!

crispinga · Nova Friburgo, RJ 13/6/2007 22:18
1 pessoa achou útil · sua opinião: subir
Viktor Chagas
 

Oi, Cris. A Saúde está do lado direito superior do mapinha, logo acima do Centro e do Aeroporto. Vê se consegue achar agora... :)

Viktor Chagas · Rio de Janeiro, RJ 13/6/2007 22:26
1 pessoa achou útil · sua opinião: subir
Ilhandarilha
 

Já está no meu roteiro numa próxima ida ao Rio. Morei 12 anos no Rio e não conheço bem a Saúde e muito menos ouvi falar da Pedra do Sal. Lugar incrível. Vou conferir.

Ilhandarilha · Vitória, ES 13/6/2007 23:27
1 pessoa achou útil · sua opinião: subir
Tânia Brito
 

Interssante Viktor! Como nosso país é cheio das particularidades hein?! Tenho visto por aqui lugares interessantíssimos e ao mesmo tempo desconhecidos... Esse é o Overmundo! Me mostrando o que dificilmente teria oportunidade de saber que existe!
Parabéns Viktor!!!

Tânia Brito · Campo Grande, MS 14/6/2007 00:56
1 pessoa achou útil · sua opinião: subir
linney
 

Muito bom.E o calçamento pé de moleque,que beleza!

linney · Canoas, RS 17/6/2007 20:05
1 pessoa achou útil · sua opinião: subir
Clara Bóia
 

Olá Viktor.
Morei boa parte da minha infância no bairro da Saúde, no Rio.
Obrigada por trazer à tona algumas recordações :)

Clara Bóia · Blumenau, SC 17/6/2007 20:07
1 pessoa achou útil · sua opinião: subir

Para comentar é preciso estar logado no site. Faça primeiro seu login ou registre-se no Overmundo, e adicione seus comentários em seguida.

imagens clique para ampliar

zoom
Pés-de-moleque zoom
Pés-de-moleque
A escadaria escavada zoom
A escadaria escavada
Um mapinha para os incautos localizarem a Saúde... zoom
Um mapinha para os incautos localizarem a Saúde...

filtro por estado

busca por tag

revista overmundo

Você conhece a Revista Overmundo? Baixe já no seu iPad ou em formato PDF -- é grátis!

+conheça agora

overmixter

feed

No Overmixter você encontra samples, vocais e remixes em licenças livres. Confira os mais votados, ou envie seu próprio remix!

+conheça o overmixter

 

Creative Commons

alguns direitos reservados