"A comunidade do Morro da Conceição, que perifericamente engloba a Pedra do Sal e está englobada no bairro da Saúde, entende e compreende a si própria de maneira singular. Haja visto a estranheza que se nos apresentou no momento em que, mal havÃamos chegado ao lugar e fomos, então, recebidos calorosamente com algumas saudações intimistas de 'boa tarde', como que reconhecendo ali elementos de 'fora'. [...]
Na Pedra do Sal, reuniram-se colonizadores, escravos, imigrantes, sambistas, e foliões, sem, contudo, no momento em que se reuniam, se terem auto-categorizado dessa forma. A Pedra do Sal [...] serviu, com o passar dos tempos, como local de aportamento, de trabalho, de desembarque, de encontros e desencontros. [...]
As mãos que a construÃram eram mãos africanas. O Rio africano de hoje compreende esta escadaria de outro modo. É um monumento histórico deixado pelos seus antepassados. [...]
A Pedra do Sal, que já também deu origem: ao Angu do Gomes; e ao bloco carnavalesco de Ipanema, Escravos da Mauá; hoje dá abrigo[...] à feijoada do projeto Sal do Samba. [...]
A Pedra do Sal passa de 'monumento africano' a 'monumento brasileiro', de 'monumento escravo' a 'monumento do samba'. A feijoada que hoje acontece durante o projeto Sal do Samba readapta estes valores, e passa a trabalhar com um desejo de rememoriar o passado escravo em função do samba, e o passado do samba em função da novidade. [...]
Está ali, a Pedra do Sal, e, ao redor dela, o movimento dos corpos que ela própria agrega, os elétrons a girar em torno do núcleo, os planetas que orbitam um único sol.
A Pedra do Sal é o fator de identidade de uma comunidade repleta de identificações diferentes que se completam e complementam, circundando-a e inundando-a de vida. É uma área de proteção ambiental, um patrimônio histórico e cultural, um reduto do samba e da feijoada, um ponto de referência, um escorregador para as crianças, uma escada para os passantes, uma pedra. Nada mais que uma pedra."
---
Da mini-série Histórias da vida e da Saúde. O trecho é um extrato do trabalho homônimo.
Decidi iniciar esse série depois de muito pensar se valia a pena. O caráter anedótico me faz recear que seu lugar não seja no Overmundo, mas resolvi compartilhar algumas histórias – fruto de uma breve pesquisa de campo da época da faculdade – com os amigos. O objetivo não é muito mostrar o que acontece pelas redondezas hoje, nem apontar esse ou aquele pontão turÃstico, mas mostrar pequenos pontinhos que dão outra idéia dum pedaço tão pouco conhecido do Rio.
O trabalho de campo, não me furto a lembrar, foi idéia do Gabriel Varela, dono da máquina e de algumas dessas fotos, quiçá. Eu queria ir à Paquetá e ele queria o Morro da Conceição. Foi lá que acabamos, e eu não tenho muito do que reclamar.
Viktor, acabei de descobrir a sua minissérie sobre o Morro da Conceição e o bairro da Saúde. E pretendo percorrer todo o trajeto sugerido - primeiro aqui no Overmundo e, depois, in loco.
Assisti ao documentário sobre o Morro há algum tempo e já tinha ficado interessada em conhecê-lo e a sua história mais de perto. Agora, é mais um estÃmulo pra não adiar minha ida até lá.
Valeu a dica - mais ainda pela foto dessa escadaria toda especial.
Abraço.
Oi, Tetê. Obrigado pelos incentivos! Vou tentar responder nos lugares que você mais me exige, para não meter a minha cara em tudo que é nota e parecer aquele chato que ocupa espaço.
Tomara que você faça um bom passeio mesmo. O ideal é levar sempre uma máquina fotográfica, mas como se trata de uma comunidade cheia de bequinhos e gente que se reconhece, é bom ter algum cuidado para não soar intrometida... :)
Olha aqui sua "pupila" dando palpite. É porque não conseguà localizar o bairro da Saúde no mapinha. O Egeu sabe TUDO de mapas digitais. Pede um "help para ele!
crispinga · Nova Friburgo, RJ 13/6/2007 22:18Oi, Cris. A Saúde está do lado direito superior do mapinha, logo acima do Centro e do Aeroporto. Vê se consegue achar agora... :)
Viktor Chagas · Rio de Janeiro, RJ 13/6/2007 22:26Já está no meu roteiro numa próxima ida ao Rio. Morei 12 anos no Rio e não conheço bem a Saúde e muito menos ouvi falar da Pedra do Sal. Lugar incrÃvel. Vou conferir.
Ilhandarilha · Vitória, ES 13/6/2007 23:27
Interssante Viktor! Como nosso paÃs é cheio das particularidades hein?! Tenho visto por aqui lugares interessantÃssimos e ao mesmo tempo desconhecidos... Esse é o Overmundo! Me mostrando o que dificilmente teria oportunidade de saber que existe!
Parabéns Viktor!!!
Muito bom.E o calçamento pé de moleque,que beleza!
linney · Canoas, RS 17/6/2007 20:05
Olá Viktor.
Morei boa parte da minha infância no bairro da Saúde, no Rio.
Obrigada por trazer à tona algumas recordações :)
Para comentar é preciso estar logado no site. Faça primeiro seu login ou registre-se no Overmundo, e adicione seus comentários em seguida.
Você conhece a Revista Overmundo? Baixe já no seu iPad ou em formato PDF -- é grátis!
+conheça agora
No Overmixter você encontra samples, vocais e remixes em licenças livres. Confira os mais votados, ou envie seu próprio remix!