Picos do surf em Alagoas

Marcelo Cabral
"New Orleans", Praia da Sereia
1
Marcelo Cabral · Maceió, AL
12/4/2007 · 133 · 5
 

Coordenadas básicas pra quem estiver passeando por Alagoas com sua prancha debaixo do braço.

No litoral sul, encontramos a capital do surf no estado, a Praia do Francês, município de Marechal Deodoro. Um dos mares mais constantes do Brasil, com ondas de até 2,5m (8 pés) em média, disputadas por surfistas locais, de Maceió e além. A praia do Francês é rota de campeonatos nacionais e internacionais de surf, que agitam o lugar com shows e festas.

Mais ao sul, entre o Francês e a Barra de São Miguel, se encontra a Praia do Meio, onde também acontecem campeonatos de surf. Um pico menos disputado. Boa opção se o mar no Francês estiver superlotado.

No município de Coruripe, litoral sul do estado, está o “pico de ondas perfeitas”, segundo o surfista Luciano Sargaço. Com formações a cerca de 300 metros pra dentro do mar, Luciano diz que é possível encontrar melros gigantes e cações, diz ele que os bichos não atacam. A tranqüilidade da praia é selvagem, quase intocada. Lagoa do Pau é para surfar e depois descansar em alguma pousadinha bacana por ali.

Pra quem quer cair no mar mais próximo de Maceió, a capital também oferece boas ondas. "New Orleans", como é conhecida essa extensão da Praia da Sereia, no litoral norte, oferece ondas tubulares, porém curtas, que quebram quase na areia. O nome do lugar é por causa do restaurante que era assim chamado, em frente ao pico, 1 km depois do mirante da Sereia.

As praias da Avenida, Sobral e Pontal (litoral sul de Maceió) e Cruz das Almas (litoral norte) também possuem ótimas ondas, mas péssimo cheiro. Evite estas praias em tempos de chuva, devido à poluição trazida pelo Riacho Salgadinho (um dos maiores problemas ambientais da capital) e pelas línguas negras de esgoto a céu aberto. Em frente à Brasken, o mar é muito bom, “talvez melhor que o Francês”, diz Luciano.

Existe também o lendário pico da Pedra Virada, entre a Ponta Verde e a Pajuçara, na orla central de Maceió. Localizado mar adentro cerca de 800m, o pico proporciona grandes ondas durante o inverno e quando ocorrem ondulações (ou suel) vindas do sul. O diferencial deste pico é que se trata de um reef brake, ou seja, com ondas que quebram nos recifes de coral. O mais comum no Brasil é o beach brake, onde as ondas quebram na areia da praia. Aconselhável para surfistas mais experientes. “É a própria Indonésia” dizem os surfistas daqui.

Para os iniciantes, aconselha-se as ondas mais modestas do “Rainha” no Posto 7, orla da Jatiúca. Para os que estão dispostos a uma expedição de surf em um paraíso distante, vale a pena conhecer a Praia do Morro, de difícil acesso, no Município de Passo do Camaragibe, Litoral Norte de Alagoas.

onde fica
Maceió: New Orleans (Praia da Sereia), Cruz das Almas, Rainha (Posto 7 Jatiúca), Pedra Virada (Ponta Verde/Pajuçara), Avenida, Sobral e Pontal.

Litoral Sul: Francês (Marechal Deodoro), Praia do Meio (Barra de São Miguel), Lagoa do Pau (Coruripe).

Litoral Norte: Praia do Morro (Passo de Camaragibe).
por que ir
Para pegar boas ondas.
quando ir
Evite as praias mais urbanas no período de 42 horas após chuvas.

No jornal Gazeta de Alagoas é possível consultar a tábua das marés diariamente.
quem vai
Surfistas
quanto custa
Os custos de transporte.
contato
Com a natureza.

comentários feed

+ comentar
Jorgelherson
 

Quanto é o custo de transporte? Seria bom colocar uma média. O transporte é ônibus ou van?

Jorgelherson · Ilhéus, BA 10/4/2007 11:43
sua opinião: subir
Marcelo Cabral
 

Oi Jorge, você escolhe o transporte.
Pode ser ônibus, carro, ou até mesmo a pé, dependendo de qual lugar de Maceió você está hospedado (ou mora). Cruz das Almas, Ponta Verde, ou Francês, que é outro município...são muitos lugares entende? Optei por dicas em todo o litoral, mas na maioria tem como ir de ônibus sim (exceto Praia do Morro). Daí passagens e distâncias (pra calcular o combustível) só consultando a rodoviária de Maceió (Avenida Leste-Oeste, s/nº, Feitosa, (82) 3221-4615 terminal@bol.com.br ) ou o Ministério dos Transportes. Boas ondas.

Marcelo Cabral · Maceió, AL 10/4/2007 12:18
1 pessoa achou útil · sua opinião: subir
Adroaldo Bauer
 

E é assim há muito mais tempo do que se possa perceber à primeira onda.
Gomo é gostosa a minha francês

Adroaldo Bauer · Porto Alegre, RS 12/4/2007 08:29
sua opinião: subir
Tati Magalhães
 

Marcelo, sei que deveria ter dito isso na sala de edição, mas ´só vi essa sua (ótima) colaboração depois de publicada... seria legal umas legendas nas fotos, a de cima a gente sabe que é a New Orleans, mas as outras, são de onde?
Ah, e, claro, parabéns pela dica!!!

Tati Magalhães · Maceió, AL 15/4/2007 16:35
1 pessoa achou útil · sua opinião: subir
Marcelo Cabral
 

Oi Tati, São todas de New Orleans.
Beijo!

Marcelo Cabral · Maceió, AL 16/4/2007 21:09
1 pessoa achou útil · sua opinião: subir

Para comentar é preciso estar logado no site. Faça primeiro seu login ou registre-se no Overmundo, e adicione seus comentários em seguida.

filtro por estado

busca por tag

revista overmundo

Você conhece a Revista Overmundo? Baixe já no seu iPad ou em formato PDF -- é grátis!

+conheça agora

overmixter

feed

No Overmixter você encontra samples, vocais e remixes em licenças livres. Confira os mais votados, ou envie seu próprio remix!

+conheça o overmixter

 

Creative Commons

alguns direitos reservados