É noite na cidade do Crato. Dona Tereza sai de casa acompanhada por outras dez mulheres em direção à casa de sua vizinha. Nas mãos delas as velas fazem um caminho de parafina na pele queimada, os terços descoloridos pelas muitas ave-marias são engolidos pelos dedos acostumados à sua textura. Uma voz se eleva: Viva Mãe Rainha! Várias respondem: Viva! Elas talvez não saibam, mas em todo o mundo, milhões de mulheres e homens repetem o ritual mariano de louvação. Para eles, a mãe de Deus possui outro nome, é a Mãe Rainha - a três vezes admirada.
O movimento mariano, ou seja, a devoção à Nossa Senhora, é uma das correntes mais fortes dentro da Igreja Católica no mundo. As muitas mães de Deus são os principais elementos de fascÃnio e religiosidade para os devotos. No Crato, o III Encontro Comunitário e I Encontro Inter-Paroquial de Mãe Rainha, é um exemplo dessa força. O encontro é promovido por iniciativa das comunidades rurais cratenses, com a finalidade de render homenagem à santa e fortalecer a união e o entendimento que essa devoção de forte apelo ao amor e à paz tem suscitado entre as pessoas que dele participam.
O encontro persegue a premissa do movimento de Mãe Rainha: desenvolver entre os devotos o respeito pelo outro e favorecer uma conquista de dignidade e valores. A peregrinação da santa se dá principalmente nas comunidades mais carentes; um fenômeno que se observa é a união dos moradores e a participação cada vez maior nos assuntos da comunidade. No distrito rural do Campo Alegre, por exemplo, a devoção favoreceu a conciliação entre os moradores instigando a reabertura da Associação pelos moradores.
O Encontro arregimenta uma média de 600 pessoas vindas de cidades próximas tanto do Ceará quanto do Pernambuco. Outro atrativo é a beleza do local: o santuário do Belo Amor, onde acontece o encontro, foi construÃdo em plena rota de subida da Chapada do Araripe, uma vista impressionante deslumbra os olhos e o clima agradável é uma benesse do lugar.
Além dos eventos religiosos, quer seja a apresentação dos “santuários,†depoimentos voluntários, pregação e missa celebrada pelo Bispo Diocesano do Crato, os participantes encontram barracas com comidas tÃpicas da região: mungunzá, caldo de carne, vatapá, bolo de milho e barracas com artigos religiosos: medalhinhas, camisetas, terços, santuários e imagens.
A Campanha da Mãe Peregrina é constituÃda por grupos com cerca de trinta famÃlias, cabendo a cada uma delas receber em casa, mensalmente, o pequeno “santuárioâ€. Nesta ocasião, juntamente com vizinhos e os peregrinos portadores da imagem, em clima de confraternização e fé, as famÃlias rezam o terço e orações de consagração e ação de graças. A imagem permanece até a noite seguinte quando será conduzida para outros lares, e assim sucessivamente, num ciclo que se renova a cada começo de mês.
Dá-se aà a grande aliança: o contato entre vizinhos, as conversas sobre assuntos em comum e a partilha do espaço comunitário. Movimentos como esse, ressaltam a importância do aspecto religioso entre os membros da comunidade, além de desistigmatizar a impressão que muitos têm - especialmente os mais jovens - de que religião é algo inútil e maçante. É importante fazer de cada religião um caminho para a prática do bem, para o bom convÃvio entre as pessoas, para a tolerância e fé.
Pode ser que minha opinião seja parcial, porque sou fã da região: mas seus textos estão impecáveis. Uma cronista de primeira!
Coisa Mais Divina.
Maria Intercessora Mãe de Deus.
Aquela que ouve os aflitos e aos oprimidos.
Maior orgulho poder glorificar.
Humildemente mas, com convicção e Fé.
Obrigado e receba um abração.
Candice,
Obrigada pelo convite, e gostei demais por você ter achado meu nome lindo. Ele é de origem européia, lá ele é comum.
Gostei demais do seu texto, por uma feliz coincidência, aqui em Goiânia, participo de uma comunidade que recebe a Mãe 3 vezes Admirável, que visita por 24 horas uma famÃlia. A corrente se fecha quando a visita passa por 30 famÃlias, completando assim um rodÃzio de 30 dias. Uma vez ao ano, as coordenadoras do grupo das 30 famÃlias apresentam os trabalhos para todos os participantes dos demais grupos no Santuário N.S.Perpétuo Socorro, e as bençãos são renovadas pelo sacerdote dirigente da cerimonia a todas as imagens e pessoas presentes. E tudo recomeça. É uma corrente linda. Adorei seu relato.
Abração.
Candice, obrigado pelo convite e com este texto tao bem escrito, bem mostra quao iluminada voce e' parabens , voto!
victorvapf · Belo Horizonte, MG 8/11/2007 17:22http://www.overmundo.com.br/banco/nossa-senhora-apareceu-no-meu-presepio aproveitando, da uma olhadinha!abrs.
victorvapf · Belo Horizonte, MG 8/11/2007 17:25
Mariana: aguardo a sua visita ao meu/nosso Cariri!!! Obrigada pelo incentivo, viu? Continuemos a luta! Beijos.
Azuir:abraço recebido, abraço devolvido. Tudo de bom, querido.
Brigitte: nem imagina o quanto me fez feliz o teu recadinho. Quanta coincidência eu ter te mandado algo que veio tão apropriadamente à tua vida, já que participas do mesmo movimento mariano! É verdadeiramente uma linda corrente do bem para o bem. beijos, querida. Volte sempre.
Sinvaline: muito obrigada pela visita! beijos
Victorvapt: adoro as coisas que você escreve porque elas me divertem muito!!! seja sempre assim! beijos.
Tiago do Crato: a Cidade te espera pra uma visita! Abraços, amigo.
Candice Gonçalves · Crato, CE 8/11/2007 20:32
Belo texto minha querida amiga Candice e parabéns por este recado cheio de fé. Meus sinceros aplausos e beijos.
Carlos Magno.
Votado e eleito!
Sem dúvida há algo interessante nas religiões, sobretudo este aspecto de integração socio-cultural que você citou.
Quando as coisas se dão dentro da tolerância para com as diferenças e quando não há o proselitismo irracional, fica tudo muito bonito.
Parabéns pela grande colaboração!!!
Abraços!!!
Imagine, se depois de conhecer sua cidade eu viria embora sem também saber do lado religioso?
Mais uma vez obrigada querida por nos mostrar tudinho daÃ.
Bjs
Li, reli, gostei e votei. Não sou católica mais acho esses rituais da fé cristã muito belo.
Grata,
Eli
Candice Gonçalves Amiga.
Vim trazer minha admiração pelo seu maravilhoso trabalho e,
minha devoção por esta que é o amparo dps mais necessitados.
Glória Eterna a Maria, Nossa senhoraMãe de Deua.
Parabéns e um abração
Candice.
BelÃssimo trabalho e Nossa Mãe dos Céus nos abençõe, sempre.
Beijos
Noélio
Candyce, a fé é incrÃvel, porque é um dos poucos que nos resta de sobrenatural. Não tenho religião, o que não faz de mim ateu. Porém, me emociona notar nas pesoas uma entrega tão pura capaz de nivelar indivÃduos em um só patamar; humanidade.
bjo.
Texto muito simpático Candice. Muito bom saber um pouco mais sobre a fé do povo do Crato. As fotografias estão excelentes também. Obrigado pelo convite.
FILIPE MAMEDE · Natal, RN 9/11/2007 12:01
Parabéns pela tua postagem, Candice! Lindas fotos!
Minha irmã está chegando em Crato hoje para um evento de Teatro que acontecerá durante esta semana.
Beijos e flores @>--
Q legal Can,
por aqui a gente tem as imagens de Santa Rita q percorrem as casas. E no dia 22 de cada mês, todos se reúnem para celebrarem a missa em homenagem a santa.
Bjos
Candice,
Tô um poquinho atrasada mas, vim. Achei muito boa sua narração. Sabe que gosto muito de seus textos pois, são simples e vc consegue nos prender até o fim.
Muito bom!
Parabéns! Votado!
Bjo
Perfeito...
Vê se vai por lá...
Estou ocupada estes dias , mas já havia lido...
http://www.overmundo.com.br/banco/desperta-meu-amor
bj
Marcos Paulo: ainda acho que a solução de tudo encontra-se no equilÃbrio. Não consigo entender o porque das pessoas quererem desconstruir a crença de alguns pra construir as suas. Não aguento intolerância, sempre me deixou nauseada. Procuro usar de fé para o bem e gostar de quaisquer religiões que consigam atingir de alguma forma esse objetivo. Beijo pra ti. E o meu muito obrigada!!!!
Carlos:
LÃgia: é importante destacar também no overmundo, não só os eventos que achamos ou julgamos "legais, bacana", acho interessante atingir a massa, apesar de saber que não é ainda o público do site. Apesar de minha pouca fé (seria isso verdade?, qual o parâmetro de comparação?) sempre aprendo demais nessas manifestações religiosas. Abraços e obrigada pela sua participação, querida.
Elizete e CÃntia: muito obrigada pela visitinha de vocês! espero que continuem me ajudando a escrever sempre. Beijos.
Candice Gonçalves · Crato, CE 12/11/2007 11:49Azuir e Noélio: que a Nossa Mãe esteja com todos nós! Protegendo e indicando o caminho de luz! Abraços.
Candice Gonçalves · Crato, CE 12/11/2007 11:58Sérgio, também me emociona muito quando vejo alguém, numa experiência de fé, entregar-se a um poder sobrenatural e crer que realmente as coisas vão melhorar. Acho que o exercÃcio da fé melhora demais a esperança em que dias melhores virão, onde as pessoas poderão voltar a confiar umas nas outras e que haverá sempre alguém com a mão estendida na hora do aperto, da queda. Também não sou das que mais crê, mas certamente, quando algo me desafia e me pego precisando de fé, sinto a energia restaurada, o corpo mais forte pra uma nova luta. E se isso não for sobrenatural, eu não sei o que é!!!! Beijos.
Candice Gonçalves · Crato, CE 12/11/2007 12:02Filipe: vindo de um fotógrafo, aceito os elogios, viu? valeu pela participação, querido!
Candice Gonçalves · Crato, CE 12/11/2007 12:06Borba Neto: muito feliz com a sua participação, espero que façamos uma parceria e que colabore aqui também pelo overmundo!!!! beijos, viu?
Candice Gonçalves · Crato, CE 12/11/2007 12:07
Ilze: nunca é tarde pra receber um comentário seu! Seja sempre muito bem vinda! beijos.
Ériton: Santa Rita é bastante cheia de fiéis por aqui também!
Carlos e Azuir: feliz pela visita de vocês, viu? abraços overmanos.
Candice Gonçalves · Crato, CE 12/11/2007 21:16
querida Candice,
cheguei um pouco tarde mas como sempre seus textos muito bons.
não sou uma religiosa praticante mas também acredito que a fé é importante, válida e bela quando vista para o bem comum.
interessante a coincidência : minha avó mora no Rn e lá também faz parte dessa corrente de Nossa Senhora - Mãe Admirável.
beijos e tudo de bem pra nós, hehehe.
Para comentar é preciso estar logado no site. Faça primeiro seu login ou registre-se no Overmundo, e adicione seus comentários em seguida.
Você conhece a Revista Overmundo? Baixe já no seu iPad ou em formato PDF -- é grátis!
+conheça agora
No Overmixter você encontra samples, vocais e remixes em licenças livres. Confira os mais votados, ou envie seu próprio remix!