Porto da Cultura

Divulgação / Todos os direitos reservados.
Porto da Cultura é exemplo de gestão cultural e integração de gestores.
1
Labes, Marcelo · Blumenau, SC
8/9/2007 · 91 · 3
 

Depois do aproveitamento de políticas culturais — a sério —, de agendas constantemente bem preenchidas, enfim: depois de Itajaí se consolidar como uma cidade cultural, era hora de sair do plano do real e passar para o outro, este que conhecemos bem: agora, Itajaí tem um portal de cultura, aliás, e como deveria ser, a cidade tem o seu Porto da Cultura.

O portal, recém inaugurado, mostra-se exemplar que tem por objetivo principal a divulgação de trabalhos artísticos e culturais produzidos em Itajaí por itajaienses. Mas além de ser um canal de divulgação, o Porto da Cultura procura integrar. E é dessa forma integradora que encontraremos na home os caminhos de interesses: dividido em categorias, o portal tende a facilitar o contato entre artistas da mesma área sem impedir que haja o diálogo necessário entre artistas de caminhos diferentes.

No formato portfólio, o que o portal pretende é intercomunicar artistas. Dessa forma, o que se encontrará num passeio pelo site é o nome de artistas e os endereços eletrônicos de onde se poderá encontrar amostras de seus trabalhos. Então, fica assim: tu estás para rodar um curta e não tens, por exemplo, um assistente de direção, tu vais procurar em Audiovisual >> Assistente de Direção e lá aparecerão nomes de profissionais da área com quem tu podes entrar em contato.

Além de servir de contato entre artistas e pessoas ligadas à política cultural, o Porto da Cultura ainda tem um espaço interessante para disponibilizar notas de agenda, para noticiar fatos e, o mais instigante, anunciar serviços. Seguindo a mesma linha do contato entre artistas, que subdivide categorias (por exemplo: em literatura, pode se cadastrar em nove sub-categorias, de poeta a romancista; de contista a roteirista etc.), a área de serviços também procura anunciar a iniciativa privada sem os eventuais interesses mercadológicos.

O Porto da Cultura é uma iniciativa de quem já mostrou ter iniciativa suficiente. O projeto, de origem particular, surgiu da iniciativa das proprietárias do já comentado Café e Cultura. Aprovado pela Lei Municipal de Incentivo à Cultura, iniciativa da Fundação Cultural de Itajaí e da Prefeitura Municipal, o projeto terá por um ano o patrocínio da Multilog, na forma de apoio cultural. Mas já é de se prever que não cessará o apoio a um sítio tão interessante.

E que mais uma vez a efervescência cultural de Itajaí e a iniciativa de artistas e produtores culturais daquela cidade nos sirva de exemplo! A todos nós.


onde fica
Porto da Cultura
por que ir
Embora o portal tenha sido inicialmente aberto somente para a comunidade de Itajaí, visitar esse site pode ser uma experiência reveladora; aliás, apesar de haver sites interessantíssimos no ar, são vários os sites dados às moscas por aí.

E é um exemplo de como a internet pode ser integradora e exercer seu papel no mundo real.
quando ir
O site está aberto desde o final de agosto.
quem vai
Artistas, profissionais da cultura, professores...
website
www.portodacultura.com.br

comentários feed

+ comentar
Ize
 

Oi Labes, adorei e já adicionei o site aos meus favoritos. Pelo que entendi, por enqto as colaborações são restritas à comunidade itajaiense. É isso?
Abraços

Ize · Rio de Janeiro, RJ 7/9/2007 01:33
sua opinião: subir
Guilherme Mattoso
 

legal o projeto labes!

Guilherme Mattoso · Niterói, RJ 7/9/2007 17:02
sua opinião: subir
Labes, Marcelo
 

Sim, Ize. Por enquanto Itajaí. Depois Santa Catarina, até onde a Roberta me disse. E depois, por que não?, Brasil? Muito obrigado por passar por aqui. Abraço.

Guilherme, sabes o quanto conta um comentário teu? Obrigado.

Labes, Marcelo · Blumenau, SC 7/9/2007 18:34
sua opinião: subir

Para comentar é preciso estar logado no site. Faça primeiro seu login ou registre-se no Overmundo, e adicione seus comentários em seguida.

filtro por estado

busca por tag

revista overmundo

Você conhece a Revista Overmundo? Baixe já no seu iPad ou em formato PDF -- é grátis!

+conheça agora

overmixter

feed

No Overmixter você encontra samples, vocais e remixes em licenças livres. Confira os mais votados, ou envie seu próprio remix!

+conheça o overmixter

 

Creative Commons

alguns direitos reservados