Longe do agito das grandes barracas – Axé Moi, Barramares e Tôa-Tôa – e das excursões frenéticas, a região de Porto Seguro apresenta praias charmosas e lindos vilarejos históricos. Na cidade alta, a colorida vila de Nossa Senhora da Pena, primeiro povoado português fundado no Brasil, conta com um conjunto de construções datadas do inÃcio do século XVI. Ao final da visita, pode-se acompanhar apresentações de grupos locais de Capoeira e Maculelê. Há também uma feirinha de produtos tradicionais da Bahia: farinha de mandioca, pimentas, cacau em pó, cachaças, azeite de dendê e frutas diversas. Quando anoitece, o tour gastronômico continua pela Passarela do Ãlcool: acarajé, batidas, doces e salgados da culinária baiana.
Vale a pena alugar um bugue e conhecer as cidades vizinhas. Ao norte, a poucos quilômetros, está o vilarejo de Santa Cruz de Cabrália e a praia de Coroa Vermelha, local da primeira missa. Bem diferente da pintura de Victor Meirelles, a praia abriga um museu indÃgena e infinitas barraquinhas, aonde encontra-se artesanato da cultura Pataxó. Se tiver vontade de conhecer mais a etnia, existe uma visita à Reserva IndÃgena Pataxó da Jaqueira, com direito a peixe cozido em folha de bananeira.
A travessia de Porto Seguro até Arraial D’Ajuda é feita por uma balsa pelo rio Buranhém. Em Arraial D’Ajuda o ambiente é mais sossegado. Contam que quem beber água da fonte de Nossa Senhora D’Ajuda retornará sempre. A manhã é o melhor perÃodo para aproveitar a praia, uma vez que a maré está baixa e piscinas naturais surgem devido à s formações de recifes, comuns no nordeste brasileiro.
Legal, Carol!
Você me fez lembrar da Porto Seguro que conheci há uma década atrás, nunca pensei em voltar mais lá pela muvuca que a cidade se transformou, tua dica me fez pensar que aquela minha "primeira Porto Seguro" ainda existe.
Acho a visita à aldeia Pataxo interessante e inevitável, apesar de ter ressalvas a este tipo de turismo "zoológico" que a gente também encontra aqui no Amazonas, mas que acaba sendo a única possibilidade de contato, pena que já muito viciado pela questão "ganhar dinheiro do turista". E não estamos falando de produtos, né? Estamos falando de uma cultura, daà o contato perde um pouco a sinceridade. Mas quem vai à Porto Seguro realmente TEM QUE IR!!!
Outra coisa engraçada é que Porto Seguro tem (ou tinha???) um dos poucos Mc Donald's temáticos do Brasil (às vezes as multinacionais se dobram - a sua maneira - ... é verdade). A loja é (ou era) interessante e toda decorada sob o tema "Descobrimento do Brasil". Agora, atenção: não me interpretem mal... isso nem de longe consideraria um atração... mas apenas uma peculiaridade.
Bela e saudosa dica! Obrigado!
Abraços!!!
Carol! Maravilha te ver por aqui! E começando muito bem. Gostei do texto (e das fotografias). Só uma coisa: tem que ser a primeira de muitas colaborações.
Beijão,
Felipe
O Mc Donald´s continua temático sim... Caravelas... Bom, não podemos julgá-los - os indÃgenas - por querer cobrar pelo passeio, fotos e tudo mais... afinal, eles precisam de alguma renda, já que foram condensados em reservas... e depender da funai não dá... é uma pena mesmo... Mas, obrigada...
Beijos,
Carol
Carol, boa dica. fora de temporada sempre é melhor. O turismo traz recusrsos,, mas também, pessoas rs e tantas! PS vazio é lindo. Dá até pra admirar com calma.
Parabéns.
Oi Carol ,
Ótimo texto e ótima dica para a gente fazer turismo fora da temporada. Faz tempo que quero conhecer Porto Seguro e com as tuas dicas tudo se completa.
Bjsssssss
Bahia e suas belezas. Tem de tudo.
Votado com certeza.
Mágicas terras, indubitavelmente. Há lugares mÃsticos, pontos onde o espÃrito alcança sua força e seu poder. Apreciei.
Rogério Silvério de Farias · Tubarão, SC 11/8/2008 21:10Para comentar é preciso estar logado no site. Faça primeiro seu login ou registre-se no Overmundo, e adicione seus comentários em seguida.
Você conhece a Revista Overmundo? Baixe já no seu iPad ou em formato PDF -- é grátis!
+conheça agora
No Overmixter você encontra samples, vocais e remixes em licenças livres. Confira os mais votados, ou envie seu próprio remix!