Porto Seguro fora de temporada.

Carol Soares
Vila de Nossa Senhora da Pena
1
Carol Soares · Florianópolis, SC
13/7/2008 · 106 · 9
 

Longe do agito das grandes barracas – Axé Moi, Barramares e Tôa-Tôa – e das excursões frenéticas, a região de Porto Seguro apresenta praias charmosas e lindos vilarejos históricos. Na cidade alta, a colorida vila de Nossa Senhora da Pena, primeiro povoado português fundado no Brasil, conta com um conjunto de construções datadas do início do século XVI. Ao final da visita, pode-se acompanhar apresentações de grupos locais de Capoeira e Maculelê. Há também uma feirinha de produtos tradicionais da Bahia: farinha de mandioca, pimentas, cacau em pó, cachaças, azeite de dendê e frutas diversas. Quando anoitece, o tour gastronômico continua pela Passarela do Álcool: acarajé, batidas, doces e salgados da culinária baiana.

Vale a pena alugar um bugue e conhecer as cidades vizinhas. Ao norte, a poucos quilômetros, está o vilarejo de Santa Cruz de Cabrália e a praia de Coroa Vermelha, local da primeira missa. Bem diferente da pintura de Victor Meirelles, a praia abriga um museu indígena e infinitas barraquinhas, aonde encontra-se artesanato da cultura Pataxó. Se tiver vontade de conhecer mais a etnia, existe uma visita à Reserva Indígena Pataxó da Jaqueira, com direito a peixe cozido em folha de bananeira.

A travessia de Porto Seguro até Arraial D’Ajuda é feita por uma balsa pelo rio Buranhém. Em Arraial D’Ajuda o ambiente é mais sossegado. Contam que quem beber água da fonte de Nossa Senhora D’Ajuda retornará sempre. A manhã é o melhor período para aproveitar a praia, uma vez que a maré está baixa e piscinas naturais surgem devido às formações de recifes, comuns no nordeste brasileiro.

onde fica
Litoral sul da Bahia
por que ir
O sol, a praia, a história, o povo baiano... precisa mais???
quando ir
Abril/Maio - Fuja dos feriados.
quanto custa
O aluguel do bugue sai por 60 Reais (diária).

A visita a Reserva Pataxó mais o peixe custa 35 Reais por pessoa.

comentários feed

+ comentar
Yusseff Abrahim
 

Legal, Carol!
Você me fez lembrar da Porto Seguro que conheci há uma década atrás, nunca pensei em voltar mais lá pela muvuca que a cidade se transformou, tua dica me fez pensar que aquela minha "primeira Porto Seguro" ainda existe.

Acho a visita à aldeia Pataxo interessante e inevitável, apesar de ter ressalvas a este tipo de turismo "zoológico" que a gente também encontra aqui no Amazonas, mas que acaba sendo a única possibilidade de contato, pena que já muito viciado pela questão "ganhar dinheiro do turista". E não estamos falando de produtos, né? Estamos falando de uma cultura, daí o contato perde um pouco a sinceridade. Mas quem vai à Porto Seguro realmente TEM QUE IR!!!

Outra coisa engraçada é que Porto Seguro tem (ou tinha???) um dos poucos Mc Donald's temáticos do Brasil (às vezes as multinacionais se dobram - a sua maneira - ... é verdade). A loja é (ou era) interessante e toda decorada sob o tema "Descobrimento do Brasil". Agora, atenção: não me interpretem mal... isso nem de longe consideraria um atração... mas apenas uma peculiaridade.

Bela e saudosa dica! Obrigado!

Abraços!!!

Yusseff Abrahim · Manaus, AM 11/7/2008 00:13
sua opinião: subir
Felipe Obrer
 

Carol! Maravilha te ver por aqui! E começando muito bem. Gostei do texto (e das fotografias). Só uma coisa: tem que ser a primeira de muitas colaborações.

Beijão,
Felipe

Felipe Obrer · Florianópolis, SC 11/7/2008 11:34
sua opinião: subir
Carol Soares
 

O Mc Donald´s continua temático sim... Caravelas... Bom, não podemos julgá-los - os indígenas - por querer cobrar pelo passeio, fotos e tudo mais... afinal, eles precisam de alguma renda, já que foram condensados em reservas... e depender da funai não dá... é uma pena mesmo... Mas, obrigada...
Beijos,
Carol

Carol Soares · Florianópolis, SC 11/7/2008 23:00
sua opinião: subir
MarcilioMedeiros
 

Carol,
Ótima dica, fotos bonitas.
Bjs.

MarcilioMedeiros · Aracaju, SE 12/7/2008 21:42
sua opinião: subir
Compulsão Diária
 

Carol, boa dica. fora de temporada sempre é melhor. O turismo traz recusrsos,, mas também, pessoas rs e tantas! PS vazio é lindo. Dá até pra admirar com calma.
Parabéns.

Compulsão Diária · São Paulo, SP 12/7/2008 21:47
sua opinião: subir
Doroni Hilgenberg
 

Oi Carol ,
Ótimo texto e ótima dica para a gente fazer turismo fora da temporada. Faz tempo que quero conhecer Porto Seguro e com as tuas dicas tudo se completa.
Bjsssssss

Doroni Hilgenberg · Manaus, AM 12/7/2008 23:02
sua opinião: subir
Ana_e_Lauro_Alagoas
 

Bahia e suas belezas. Tem de tudo.
Votado com certeza.

Ana_e_Lauro_Alagoas · Maceió, AL 12/7/2008 23:28
sua opinião: subir
Sergio Rosa
 

Dica completa! Bacana demais :)

Sergio Rosa · Belo Horizonte, MG 13/7/2008 13:25
sua opinião: subir
Rogério Silvério de Farias
 

Mágicas terras, indubitavelmente. Há lugares místicos, pontos onde o espírito alcança sua força e seu poder. Apreciei.

Rogério Silvério de Farias · Tubarão, SC 11/8/2008 21:10
sua opinião: subir

Para comentar é preciso estar logado no site. Faça primeiro seu login ou registre-se no Overmundo, e adicione seus comentários em seguida.

imagens clique para ampliar

Canoa em Coroa Vermelha zoom
Canoa em Coroa Vermelha
Vista de Porto Seguro zoom
Vista de Porto Seguro
Praça da Bandeira zoom
Praça da Bandeira
Vila de Nossa Senhora da Pena zoom
Vila de Nossa Senhora da Pena
Igreja de Nossa Senhora da Pena zoom
Igreja de Nossa Senhora da Pena
Vista de Porto Seguro zoom
Vista de Porto Seguro

filtro por estado

busca por tag

revista overmundo

Você conhece a Revista Overmundo? Baixe já no seu iPad ou em formato PDF -- é grátis!

+conheça agora

overmixter

feed

No Overmixter você encontra samples, vocais e remixes em licenças livres. Confira os mais votados, ou envie seu próprio remix!

+conheça o overmixter

 

Creative Commons

alguns direitos reservados