Pouso Alegre - De qualquer canto da cidade que se olhe para cima, lá está ele sempre imponente com seus braços abertos, como se pudesse abraçar toda a cidade de uma só vez. Do alto dos seus 33m de altura, encravado em um morro de 1.200m de altitude, fica a estátua do Cristo Redentor desenvolvida pelo artista Genésio Moura em armações de ferro e concreto, inaugurada em dezembro de 2000.
O mirante onde o Cristo fica está sendo preparado para receber uma infraestrutura completa com lanchonete, sanitários, estacionamento, rampa para voo livre e assim se consagrar como o principal ponto turístico da cidade. De lá é possível observar praticamente todo o município de Pouso Alegre e alguns outros dos arredores.
A mistura da natureza exuberante que se descortina a frente da imagem do Criador, misturada às várias antenas de empresas de telecomunicações que estão no local, faz com que o turista sinta a calma proporcionada pelo visual, mas não se esqueça da tecnologia em constante expansão, adentrando em todos os lugares.
Atualmente o Cristo de Pouso Alegre é o 2º maior do Brasil, perdendo apenas para o famoso cartão postal do Rio de Janeiro que, com seus 38m de altura, foi eleito uma das sete maravilhas do mundo, em julho de 2008. Mas a segunda colocação ostentada pela cidade cairá no ranking com o término da obra da imagem do Cristo Redentor que será erguida em Elói Mendes, município do sul de Minas. A cidade ganhará um monumento de 39,3m de altura, superando inclusive o “Cristo carioca”.
As trilhas de acesso para o ponto turístico pousoalegrense são duas. Para os bem dispostos e amantes de caminhadas ao ar livre, existem trilhas ecológicas que sobem por uma reserva de Mata Atlântica de aproximadamente 386 hectares, partindo do Parque Zoobotânico. O Parque possui horto florestal, zoológico, pistas de caminhada, lago, áreas para lanche e churrasqueiras.
A segunda opção para quem prefere fazer a subida de automóvel, é pelo bairro São João. A estrada de terra que leva até o local tem 8 km e não está em seu melhor estado de conservação, sendo que em alguns trechos é difícil um carro de passeio passar. Nos locais mais críticos, foi colocado calçamento para facilitar o trajeto.
Desde a entrada do bairro até a estrada de terra, existem placas de sinalização. O restante do caminho são subidas em uma estrada principal que não oferece bifurcações. O ideal é que o percurso seja feito lentamente tanto para observar a flora quanto a fauna do local. Lagartos, tucanos, pássaros, borboletas coloridas, bodes e cabras estão em todos os lugares, correndo e brincando livremente pelas montanhas.
O mirante onde o Cristo foi erguido está precisando de manutenções como pintura, reativação da iluminação noturna, poda da grama e colocação de cestos de lixo para evitar que os visitantes mais descuidados não os deixem espalhados por toda a parte.
O muro que cerca as torres também é um espetáculo a parte. O artista Afonso Barra retratou no reboco de cimento, passagens bíblicas como O Samaritano, A Mulher Encurvada, A Ovelha Perdida, O Filho Prodigo, A Cananéia, A Tentação de Cristo, Os Dez Leprosos, entre outros. Vale a pena conferir!
Curiosidade
A atual estátua do Cristo na cidade é a segunda a ser colocada no local. Anterior a essa, foi colocada uma réplica do Redentor que caiu em 30 de outubro de 1999.
Após a queda, foi solicitada a construção de outra estátua e a reformulação da base que a sustentaria a fim de evitar novos contratempos. Pouco mais de um ano depois, o Cristo Redentor voltou para o topo do morro e já completa sete anos.
Opa, Catherine,
Que legal essa dica! :)
Sempre que vejo um Cristo por aqui lembro de fazer uma autopromoção desse meu artigo, sobre os vários cristos redentores do país.
Essa história do de Pouso Alegre é bem interessante. E não sei qual o teu grau de intimidade com a cidade e o projeto do Cristo mas seria muito legal um artigo no Overblog falando sobre essa queda da estátua anterior, o que significou isso, como a população encarou, como isso entrou pra história e pra cultura de Pouso Alegre.
Para comentar é preciso estar logado no site. Faa primeiro seu login ou registre-se no Overmundo, e adicione seus comentários em seguida.
Voc conhece a Revista Overmundo? Baixe j no seu iPad ou em formato PDF -- grtis!
+conhea agora
No Overmixter voc encontra samples, vocais e remixes em licenas livres. Confira os mais votados, ou envie seu prprio remix!