Praia dos Morros

1
Tati Magalhães · Maceió, AL
15/4/2006 · 35 · 0
 

Aproveita enquanto é tempo: é deserta, e é uma das mais bonitas do litoral alagoano, que, não por exagero, é um dos mais bonitos do País (na minha suspeita opinião, o mais bonito). A Praia do Morro (ou praias dos morros) não tem estrutura nenhuma pra turismo. Por enquanto. Uma dessas mega-empresas-internacionais-que-aproveitam-as-belezas-naturais-do-Brasil-para-lucrar vai construir lá um mega resort que ocupa uma área de 200 mil metros quadrados. Investimento de U$$ 300 milhões, para hospedar 7,2 mil pessoas. Assim consta.
Então, o mega-negócio vai ser construído em quatro anos, dizem. Enquanto isso, quem quiser apreciar as águas mansas e a vegetação de mata atlântica, tem dois caminhos: se hospedar na ilha da Crôa, na Barra de Santo Antônio, ou se arriscar em um acampamento improvisado, no qual se busca riozinhos para tomar banho ou que bate na porta de gente simples da área (e que nunca nega água).

onde fica
Fica nos chamados morros de Camaragibe, no município de Passo de Camaragibe. Mas o caminho mais comum é pela Barra de Santo Antônio. Pegando a balsa para a ilha da Crôa, na Barra, segue a estrada que margeia a praia, na direção norte. Tem muitos guias se oferecendo para levar; em alguns lugares, a estrada é realmente complicada, só sendo possível algumas vezes em carros com tração 4X4 ou bugre. Dá pra dar uma de esperto e seguir o carro da frente. Mas se tiver chovido antes, nem arrisque. Se for para conhecer rapidinho, dá também para descer em Carro Quebrado, deixar o carro e ir andando – se a maré estiver secando. Não vale perder a hora e ficar preso no caminho, porque maré cheia impede a passagem...
por que ir
A praia dos Morros é realmente muito bonita, e porque ainda não foi privatizada por hotéis “integrados à natureza” (e restritos a quem pode pagar – caro – por eles) e “enfeitada” por concretos, se torna mais bonita ainda. O som natural ainda é o barulho do mar e dos ventos, e não tem aquele corre-corre de menino se embolando na areia, jovens jogando frescobol, mulheres torrando no sol e os pais tomando uma cerveja gelada, acompanhada do amendoim torrado. Ou seja, você pode fazer tudo isso sem esperar reclamação dos outros.
quando ir
Dia de sol.
quem vai
Quem conhece e sabe como chegar. Quem é turista e ouviu falar.
quanto custa
A praia é gratuita. Já os guias, bom, vai depender da sua lábia...

comentários feed

+ comentar

Para comentar é preciso estar logado no site. Faça primeiro seu login ou registre-se no Overmundo, e adicione seus comentários em seguida.

filtro por estado

busca por tag

revista overmundo

Você conhece a Revista Overmundo? Baixe já no seu iPad ou em formato PDF -- é grátis!

+conheça agora

overmixter

feed

No Overmixter você encontra samples, vocais e remixes em licenças livres. Confira os mais votados, ou envie seu próprio remix!

+conheça o overmixter

 

Creative Commons

alguns direitos reservados