Concerto Quarteto Brasileiro de Violões
Lançamento do CD “Brazilian Guitar Quartet Plays Villa-Lobos”, (indicado ao Grammy Latino 2011)
Quando: sábado, dia 29 de outubro, às 20h30
Formado pelos violonistas Everton Gloeden, Tadeu do Amaral, Luiz Mantovani e Gustavo Costa, o quarteto foi criado em 1998, e em 2000 teve a oportunidade de mostrar seu trabalho no exterior. O sucesso foi tanto que já somam mais de trezentos concertos por países das Américas, Europa, Ásia e Oceania nos quais o quarteto apresentou seus inusitados arranjos e sua instrumentação que une o som dos violões de oito cordas aos tradicionais de seis. Por conta disso, o grupo ficou mais conhecido como Brazilian Guitar Quartet.
O álbum indicado ao Grammy é o primeiro que o quarteto dedica inteiramente a um compositor. No repertório, algumas de suas obras-primas de Heitor Villa-Lobos, que mostram a genialidade do compositor que une a música popular e a folclórica à música erudita.
O CD que homenageia Villa-Lobos é o quinto na discografia do Quarteto na qual três deles são dedicados à música brasileira: Essência do Brasil (2000) Encantamento (2002) e o recém lançado Brazilian Guitar Quartet plays Villa-Lobos (2011). Os outros dois contemplam arranjos inéditos de duas grandes obras do repertório universal, as 4 Suites Orquestrais de Bach (2001), e a Suite Ibéria, de Isaac Albéniz (2006). Todos levam o selo norte-americano Delos.
O Quarteto que tem como formação a música clássica é considerado no exterior um dos principais grupos do gênero da atualidade. Suas pesquisas são voltadas para a música clássica brasileira, que representa um segmento importante explorado pelo grupo na montagem de um repertório pouco conhecido, de alto nível e que se identifica com o estilo do quarteto.
Para comentar é preciso estar logado no site. Faça primeiro seu login ou registre-se no Overmundo, e adicione seus comentários em seguida.
Você conhece a Revista Overmundo? Baixe já no seu iPad ou em formato PDF -- é grátis!
+conheça agora
No Overmixter você encontra samples, vocais e remixes em licenças livres. Confira os mais votados, ou envie seu próprio remix!