Perdão por falar de obviedades. Sei que há poucos clichês maiores do que um mineiro falar de queijo (é motivo até de piada). Levando em conta que essa cultura láctica deu origem até mesmo a um tipo de queijo próprio: o Queijo Minas.
O outro clichê vem logo em seguida: a culinária é muito importante nas terras montanhosas. Cada prato tem a sua maneira de fazer e as receitas são trocadas como segredos de famÃlia.
Um dos mais famosos e apreciados queijos pelos mineiros é o do Serro (uma variação do Queijo Minas). A cidade que deu nome ao alimento produz nada menos que 720kg por dia.
A confecção do queijo ainda é feita em grande parte por uma produção familiar e, portanto, apresenta pequenas variedades e segredos de uma mão para outra. A tradição diz que ele é um dos mais recomendáveis para se utilizar na alimentação básica de crianças e adultos.
Vale levar em conta que o Brasil é o sétimo maior produtor de queijo no mundo e a produção de Minas Gerais inegavelmente contribui bastante nessa estatÃstica.
Caramba, acho que não conheço esse queijo... Que absurdo! Essa festa do queijo deve ser incrÃvel, imagina a variedade de pratos que levam a iguaria!
Helena Aragão · Rio de Janeiro, RJ 30/1/2008 12:51
Não sabia deste queijo de Serro , que delÃcia...Anotado.
Muito rica a informação.
Eu já gosto de queijo minas, imagina desse... Vou ter que experimentar.
Lu&Arte · Porto Alegre, RS 2/2/2008 23:39Para comentar é preciso estar logado no site. Faça primeiro seu login ou registre-se no Overmundo, e adicione seus comentários em seguida.
Você conhece a Revista Overmundo? Baixe já no seu iPad ou em formato PDF -- é grátis!
+conheça agora
No Overmixter você encontra samples, vocais e remixes em licenças livres. Confira os mais votados, ou envie seu próprio remix!