Brasil.gov.br Petrobras Ministério da Cultura
 
 

Real Forte Príncipe da Beira

1
Adriel Diniz · Porto Velho, RO
4/3/2006 · 45 · 0
 

Um enorme monumento de pedra no meio da floresta amazônica. Esse é o Real Forte Príncipe da Beira, construído pela Coroa Portuguesa à margem direita do rio Guaporé para garantir a dominação deste território e evitar invasões espanholas.
O forte foi inaugurado em 1783, mesmo sem estar concluído. O gigante de pedra já serviu de quartel militar e prisão para degredados políticos. Hoje, desativado, está sob a guarda do Exército brasileiro e é ponto turístico do Vale do Guarporé, no município de Costa Marques. Ainda hoje o forte impressiona pela grandeza, construído sobre um quadrado de 1.189,5 metros de face, com quatro baluartes de 59 metros e sobre 48 metros na maior largura.

onde fica
O forte fica na área do município de Costa Marques, no interior do Estado.
por que ir
É uma viagem histórica-cultural durante a conquista portuguesa na Amazônia. O estratégico forte nunca entrou em batalha, ainda assim existem muitas lendas, histórias e estórias sobre o gigante amazônico. Nas ruínas ainda podem ser vistas lembranças de antigos prisioneiros.
quando ir
A visitação é aberta todos os dias.

comentários feed

+ comentar

Para comentar é preciso estar logado no site. Faça primeiro seu login ou registre-se no Overmundo, e adicione seus comentários em seguida.

filtro por estado

busca por tag

observatório

feed
Nova jornada para o Overmundo

O poema de Murilo Mendes que inspirou o batismo do Overmundo ecoa o "grito eletrônico" de um “cavaleiro do mundo”, que “anda, voa, está em... +leia

revista overmundo

Você conhece a Revista Overmundo? Baixe já no seu iPad ou em formato PDF -- é grátis!

+conheça agora

overmixter

feed

No Overmixter você encontra samples, vocais e remixes em licenças livres. Confira os mais votados, ou envie seu próprio remix!

+conheça o overmixter

 

Creative Commons

alguns direitos reservados