Região dos Lagos (Canadá, que nada! No Brasil!)

Prefeitura Municipal de Rio dos Cedros.
Vista aérea da Região dos Lagos catarinense.
1
Labes, Marcelo · Blumenau, SC
2/8/2007 · 101 · 3
 

Há lugares para onde não se pode ir todo o final de semana. Recantos de paz e tranqüilidade longe dos grandes centros que, para serem visitados, requerem tempo, dinheiro e geralmente mais esforço do que ir ao cinema naquele shopping do centro. Um desses lugares é o município catarinense de Rio dos Cedros.

Rio dos Cedros é um pequena cidade do Vale do Itajaí que tem ainda menos de 10.000 habitantes. Tendo como base econômica a agricultura de subsistência, o pequeno município cada vez mais atenta para um fato inegável: Rio dos Cedros é uma cidade turística.

Não é somente no nome que o lugar tem “rio”. Aliás, água é o que não falta em Rio dos Cedros, e certamente o que mais atrai turistas são os seus lagos, formados a partir da década de 1950 pela Celesc, empresa catarinense de energia elétrica. São duas barragens: a Barragem do Pinhal e a Barragem Rio Bonito.

AS BARRAGENS

A viagem é longa: depois de chegar ao centro de Rio dos Cedros, são mais 37 km e uma serra para se chegar à região dos lagos, que recebe o nome de Alto Cedro. A região, é claro, aos poucos começa a ser explorada conscientemente por moradores e por empresas de turismo.

É possível encontrar lugar num camping ou hospedar-se num hotel às margens dos lagos. Ainda pode se praticar esportes aquáticos, como natação, caiaque, jet-ski... Como assim? Os lagos têm extensão para isso.

Em Alto Cedros estamos naturalmente a 800 metros de altitude e contemplamos suas maravilhas. A Barragem do Pinhal mede 14 km e tem em si 18 milhões de metros cúbicos de água. A Barragem Rio Bonito já é um pouco menor, mas não menos exuberante: são 9 km de extensão, mas com a grande capacidade de 32 milhões de metros cúbicos de água. Água e verde, verde-água.

ONDE FICAR

Além da facilidade das áreas de camping às margens dos lagos de Rio dos Cedros, pode-se optar pelo conforto de um bom hotel. Aqui, damos destaque para dois.

O hotel Paraíso das Ilhas oferece hospedagem em quartos (solteiro e casal) e em chalés para até dez pessoas. Além das confortáveis instalações, há muito que se fazer quando se tiver hospedado por lá. Entre as atividades para hóspedes estão passeios de canoa e pedalinho, cavalgadas, caminhadas por trilhas ecológicas, passeios até as cachoeiras e, claro, pescaria.

O mais tradicional hotel da Região dos Lagos é o Parador da Montanha. Sua estrutura é mais requintada (assim como o preço), e da mesma forma oferece aquela hospedagem fraterna de família italiana.

O Aparador conta com 17 apartamentos: 12 em formato standard (um para portadores de necessidades especiais) e cinco apartamentos de luxo. Como não poderia deixar de ser, os apartamentos dispõem de cobertores elétricos ou de lã de carneiro para abater o frio. No verão, um conforto: pela altitude, não se pode esperar muito calor e, como diz quem vai para a região dos lagos, há ‘aquela’ brisa.

É necessário dizer: às vezes, não se precisa ir tão longe para conhecer o que há de mais belo. Rio dos Cedros é um belo exemplo de o quanto há para se conhecer pelo Brasil - e que ainda não se conhece.

onde fica
Para chegar a Rio dos Cedros, há acesso pelas rodovias BR-477 e SC-417, passando pelo município de Timbó ou pela SC-416, passando por Jaraguá do Sul e Pomerode.

Já o caminho para os lagos é um pouco mais complicado, mas fica simples aqui.
por que ir
Como disse ali no texto: para comprovar uma lenda urbana que diz que no Brasil há lugares muito belos, realmente inesquecíveis, e que não se precisa gastar milhões para uma viagem emocionante. Além do mais, é legal deixar a nossa grana turística por aqui, não?!
quando ir
Durante todo o ano, mas é o seguinte: no Inverno, as temperaturas por ali caem bastante, então é legal para quem quer ficar quietinho, sem ser incomodado. Já o verão é para quem quer curtir as belezas naturais e se aventurar pelos lagos.
quem vai
Turistas de todos os cantos, além de atletas que treinam nos lagos.
website
Prefeitura de Rio dos Cedros
contato
Hotel Paraíso das Ilhas
Hotel Parador da Montanha

comentrios feed

+ comentar
Helena Aragão
 

Que paz... O Rio também tem sua região dos lagos, que na verdade é de praias (Búzios, Arraial do Cabo...) e lagoas de água salgada (Saquarema, Iguaba)... O nome não faz jus à área (ou melhor, o outro lado do vice-versa que faz sentido). Não que a nossa região dos lagos seja ruim, mas não tem lagos nem muita paz...

Helena Aragão · Rio de Janeiro, RJ 1/8/2007 17:04
sua opinio: subir
Remisson Aniceto
 

Há lugares maravilhosos do Brasil dos quais nunca ouvimos falar; outros que só conhecemos pelo nome. Oxalá pudéssemos viajar sempre e desfrutar das belezas que só nosso maravilhoso país tem. Um abraço, Labes!

Remisson Aniceto · São Paulo, SP 2/8/2007 08:39
sua opinio: subir
Guilherme Mattoso
 

é verdade, helena.

nossa região dos lagos (no rj) é linda, mas saturada. se não abrirmos os olhos, daqui a pouco vamos perder as lagoas para a poluíção.

Guilherme Mattoso · Niterói, RJ 2/8/2007 11:57
sua opinio: subir

Para comentar é preciso estar logado no site. Faa primeiro seu login ou registre-se no Overmundo, e adicione seus comentários em seguida.

filtro por estado

busca por tag

revista overmundo

Voc conhece a Revista Overmundo? Baixe j no seu iPad ou em formato PDF -- grtis!

+conhea agora

overmixter

feed

No Overmixter voc encontra samples, vocais e remixes em licenas livres. Confira os mais votados, ou envie seu prprio remix!

+conhea o overmixter

 

Creative Commons

alguns direitos reservados