Brasil.gov.br Petrobras Ministério da Cultura
 
 

Rendas do Morro da Mariana

1
Natacha Maranhão · Teresina, PI
30/4/2006 · 71 · 1
 

As rendeiras do Morro da Mariana conheceram a fama em 2001, quando o estilista Walter Rodrigues apresentou o trabalho delas no São Paulo Fashion Week.
A arte que passa de mãe para filha há décadas continua encantando todo mundo que vê uma das peças, sejam elas de uso pessoal ou doméstico. A delicadeza de toalhas de mesa, guardanapos e varandas de rede enche os olhos e é impossivel ir lá na Casa das Rendeiras e não comprar nada.
A fama das mulheres do Morro é tanta que algumas rendeiras já ministram até cursos para jovens estilistas e interessados em aprender como tecer as delicadas (e complicadas, pode ter certeza) rendas.
Um dos diferenciais apresentados pelas peças produzidas lá é o uso de linhas coloridas, porque tradicionalmente, só se usa a cor branca.
O Sebrae e o Prodart ajudam a divulgar e valorizar o trabalho das rendeiras, levando as peças para exposições por todo o país e até no exterior.

onde fica
A Casa das Rendeiras do Morro da Mariana fica na Ilha Grande de Santa Isabel, no litoral do Piauí. Saindo de Parnaíba, é só seguir pela ponte sobre o rio Igaraçu para chegar à ilha e procurar a comunidade do Morro.
por que ir
Para ter peças exclusivas feitas em renda de bilro, que podem custar os olhos da cara nas boutiques, a preços mais camaradas.
quando ir
Quando for ao litoral do Piauí, não deixe de dar uma esticada até a ilha
quem vai
Turistas, donas de casa caprichosas, noivas, fashionistas
contato
86 3322 4688 - Sebrae de Parnaíba

comentários feed

+ comentar
dangelles
 

O trabalho destas mulheres é literalmente uma obra de arte mais do que merecida a lembrança do Walter Rodrigues.

dangelles · Teresina, PI 4/7/2006 12:44
sua opinião: subir

Para comentar é preciso estar logado no site. Faça primeiro seu login ou registre-se no Overmundo, e adicione seus comentários em seguida.

filtro por estado

busca por tag

observatório

feed
Nova jornada para o Overmundo

O poema de Murilo Mendes que inspirou o batismo do Overmundo ecoa o "grito eletrônico" de um “cavaleiro do mundo”, que “anda, voa, está em... +leia

revista overmundo

Você conhece a Revista Overmundo? Baixe já no seu iPad ou em formato PDF -- é grátis!

+conheça agora

overmixter

feed

No Overmixter você encontra samples, vocais e remixes em licenças livres. Confira os mais votados, ou envie seu próprio remix!

+conheça o overmixter

 

Creative Commons

alguns direitos reservados