.Rock Press - O maior portal de Rock da América Latina.

.divulgação.
.Capa do site.
1
joao xavi · São João de Meriti, RJ
25/2/2008 · 110 · 1
 

Do papel ao portal já são doze anos dedicados às guitarras, mas não somente a elas. A Rock Press, carinhosamente chamada de RP, nasceu da iniciativa de um grupo de amigos jornalistas e apaixonados por música. Essa rapaziada, muitos recém-formados e cheios de energia, estava interessada em discutir sons, cinema, quadrinhos e comportamento. O fato é que na época não existia no Brasil uma revista que tratasse esses temas com a devida atenção. As publicações que dominavam, e ainda dominam, o mercado da música e cultura jovem são recheadas por muitas fotos (que invariavelmente habitam as paredes dos quartos dos adolescentes) e poucos textos.

A publicação chegou às ruas ainda como tablóide, mas logo nos primeiros números sofreu a transformação para o formato revista. Modelo no qual permaneceu chegando às bancas do Rio de Janeiro, São Paulo e algumas outras regiões do Brasil por alguns bons anos. Em dezembro de 2005 a RP transferiu suas atividades do papel para internet. O projeto era o de investir em um portal que atingisse os leitores que não tinham acesso a revista e, além disso, explorar possibilidades de disposição de conteúdos na internet.

A proposta da RP sempre privilegiou uma abordagem mais profunda e, digamos assim, madura do bom e velho rock n´roll. Neste sentido, a editoria da revista prima por uma segmentação positiva, que desmembra o Rock em suas mais variadas tendências e estilos, abrindo espaço para quem entende de cada área escrever livremente sobre o assunto. Um bom exemplo desta iniciativa pode ser conferido no site, através da seção estilos, onde o leitor encontra links para textos sobre Ska, Surf Music, Garage Rock, Industrial, Punk, Classic Rock, entre outros. Cada uma dessas sub-seções é devidamente alimentada com textos de gente entendida no assunto. Até mesmo sons que não dizem respeito ao universo Rock, como o Rap e o Soul, encontram espaço e disputam o título de páginas virtuais mais visitadas.

Graças a essa linha editorial a RP abriu espaço inédito para uma infinidade de bandas independentes, do tipo que você não leria em nenhum outro lugar. Sendo também a primeira revista a tocar em nomes que tempos depois apareceriam em destaque na grande mídia. Esse tipo de iniciativa ganhou uma dimensão ainda maior quando a revista migrou definitivamente para internet. Publicada exclusivamente como portal a RP deu início a uma seção interessante chamada cena. A idéia, que salvo as proporções tem muito a ver com a proposta do Overmundo, é de cobrir o que acontece nas diferentes cenas roqueiras de todo o Brasil. Atualmente o site conta com correspondentes de doze estados (incluindo lugares como Piauí, Paraíba e Sergipe), além de colaboradores na Europa e no Japão.

No compasso das novas tecnologias e da situação atual da indústria musical, a RP abre espaço para bandas que ainda não conseguiram gravar nem mesmo um disco independente. No menu do site o navegante encontra, junto ao endereço da redação para envio de CD´s, um e-mail para o qual pode encaminhar links com músicas de sua banda no formato mp3. A RP cobre o que acontece com os medalhões, mas toda boa música tem espaço na revista. Se você ama música, prepare-se para perder horas navegando pelo site. Se você ama fazer música, mande sua mp3 e veja o que o time da RP vai dizer sobre o seu som.

onde fica
Atualmente só no site: http://www.rockpress.com.br/
por que ir
Pra acessar informações sobre música, cinema, e outras coisas bacanas.
quando ir
O site está disponível 24h no ar.
quem vai
Todo tipo de gente, atualmente o site conta com uma média diária de mais de 20 mil acessos.
website
http://www.rockpress.com.br/

comentários feed

+ comentar
Alê Barreto
 

Este é um importante projeto cultural que contribui para o trabalho de difusão do gênero rock no Brasil! Sempre me atenderam muito bem, quando eu estava à frente da banda Pata de Elefante. Longa vida a Rock Press! Alê Barreto

Alê Barreto · Rio de Janeiro, RJ 27/2/2008 00:38
sua opinião: subir

Para comentar é preciso estar logado no site. Faça primeiro seu login ou registre-se no Overmundo, e adicione seus comentários em seguida.

imagens clique para ampliar

.parte da minha grande coleção de revistas RP. zoom
.parte da minha grande coleção de revistas RP.

veja também

filtro por estado

busca por tag

revista overmundo

Você conhece a Revista Overmundo? Baixe já no seu iPad ou em formato PDF -- é grátis!

+conheça agora

overmixter

feed

No Overmixter você encontra samples, vocais e remixes em licenças livres. Confira os mais votados, ou envie seu próprio remix!

+conheça o overmixter

 

Creative Commons

alguns direitos reservados