Rua do Jogo da Bola

Viktor Chagas e Gabriel Varela
A Rua do Jogo da Bola em dia de não-jogo de bola
1
Viktor Chagas · Rio de Janeiro, RJ
17/6/2007 · 129 · 6
 

"Dona Verônica e Seu Carlos, ambos há pelo menos 40 anos no bairro, contam histórias divergentes sobre a origem do nome da Rua do Jogo da Bola, o ponto comum fica por conta da obviedade da expressão. Dona Verônica, no entanto, traduz que a rua recebeu este nome porque os escravos, acorrentados, jogavam bola com as esferas de metal que lhes serviam de peso às pernas. Embora menos factível, esta interpretação nos lega um passado de sofrimento. Já na explanação do senhor Carlos, os escravos subiam para o alto do morro para fugir dos capitães-do-mato, e poder jogar bola, ainda que não futebol, já que à época não existia algo parecido.

Seu relato, certamente também expressa o sofrimento a que eram submetidos os negros, tolhidos de sua liberdade, mas evidencia o caráter da vivacidade, da alegria e da malandragem, características marcantes do negro brasileiro, do futebol brasileiro, e do brasileiro, propriamente dito.

Hoje, envelhecidos, os moradores que contam a história não jogam mais bola. O jogo de bola ainda há na rua, entre os moradores mais jovens; mas Dona Mercedes, proprietária de um tradicional bar na esquina da Rua do Jogo da Bola e da Rua do Escorrega, patrocina um campeonato de botão,
para os mais antigos, com direito a troféu e medalhas."


---

Da mini-série Histórias da vida e da Saúde. O trecho é um extrato do trabalho homônimo.

Decidi iniciar esse série depois de muito pensar se valia a pena. O caráter anedótico me faz recear que seu lugar não seja no Overmundo, mas resolvi compartilhar algumas histórias – fruto de uma breve pesquisa de campo da época da faculdade – com os amigos. O objetivo não é muito mostrar o que acontece pelas redondezas hoje, nem apontar esse ou aquele pontão turístico, mas mostrar pequenos pontinhos que dão outra idéia dum pedaço tão pouco conhecido do Rio.

O trabalho de campo, não me furto a lembrar, foi idéia do Gabriel Varela, dono da máquina e de algumas dessas fotos, quiçá. Eu queria ir à Paquetá e ele queria o Morro da Conceição. Foi lá que acabamos, e eu não tenho muito do que reclamar.

onde fica
Na Rua do Jogo da Bola, no Morro da Conceição.
por que ir
"Se bem que não exista mais a Prainha, a Pequena África da Tia Ciata,
ou o jogo de bola que nomeia uma de suas ruas, o Morro da Conceição, no
bairro da Saúde, continua a produzir sua própria cultura,"
quando ir
Quando quiser ir bebericar no bar da Dona Mercedes?
quem vai
Moradores. Alguns estudantes de fotografia.

Dizem os moradores que andar pelo Morro da Conceição sozinho é um pouco complicado, porque as vielas são estreitas e "você pode acabar dando na porta de um morador, sabe como é".
quanto custa
Uma tarde.

comentários feed

+ comentar
Egeu Laus
 

Beleza, Viktor!
além de vários conhecidos próximos, tenho um bom amigo que mora no Morro da Conceição. Costumávamos "esquentar os tamborins" na casa dele antes de descer para o Escravos da Mauá no Largo João da Bahiana.
Quem nesta rua morou por vários anos (e foi quando visitei-a pela primeira vez) foi o fotógrafo Orlando Abrunhosa, autor da célebre foto de Pelé socando o ar.

Egeu Laus · Rio de Janeiro, RJ 13/6/2007 16:50
sua opinião: subir
Tetê Oliveira
 

Quarta parada no Morro da Conceição... Ufa, que passeio! :-)
Aqui duas dicas no texto: "à época não existia algo parecido" e "tolhidos de sua liberdade".
Abraço.

Tetê Oliveira · Nova Iguaçu, RJ 13/6/2007 19:19
sua opinião: subir
Viktor Chagas
 

Nossa, não sabia desse morador mais que ilustre que mora na rua. Aliás, quer rua melhor pro cara que tirou a foto do Pelé que a Jogo da Bola? :)

Tetê, obrigado pelas dicas. Eu já corrigi. Na verdade, a primeira tinha sido intencional mesmo, no sentido de "existir-se", um pronominal meio poético. Mas eu aceitei a sua sugestão em prol da legibilidade... :) Valeu!

Viktor Chagas · Rio de Janeiro, RJ 13/6/2007 20:29
sua opinião: subir
Egeu Laus
 

O Orlando, morou. Um dos moradores atuais é o Rafael Cardoso, escritor.
Dizem que "jogo da bola" se refere a um jogo de origem portuguesa que nada tem a ver com o futebol. Li algo a respeito mas já não sei onde... : ))
Abraço!

Egeu Laus · Rio de Janeiro, RJ 14/6/2007 22:33
sua opinião: subir
linney
 

Gostei de saber!

linney · Canoas, RS 17/6/2007 20:06
sua opinião: subir
Guilherme Mattoso
 

mto bom, viktor!

Guilherme Mattoso · Niterói, RJ 18/6/2007 08:31
sua opinião: subir

Para comentar é preciso estar logado no site. Faça primeiro seu login ou registre-se no Overmundo, e adicione seus comentários em seguida.

filtro por estado

busca por tag

revista overmundo

Você conhece a Revista Overmundo? Baixe já no seu iPad ou em formato PDF -- é grátis!

+conheça agora

overmixter

feed

No Overmixter você encontra samples, vocais e remixes em licenças livres. Confira os mais votados, ou envie seu próprio remix!

+conheça o overmixter

 

Creative Commons

alguns direitos reservados