Em todo o Brasil eles são conhecidos como sebos, mas por aqui resolveram colocar nas placas que eram alfarrábios. Já chegaram a falar que a palavra, segundo o Aurélio sinônimo de livro velho, quase caiu em desuso. Se for assim, trata-se de um pólo de resistência cultural lingüÃstica. O adjetivo cultural, aliás, nomeia boa parte dessas casas, destinadas a venda e compra de livros (e discos, e CDs, e vÃdeos, e DVDs) usados. Mas o que mais se procura neles são mesmo revistas infantis, de mulher pelada e, principalmente, livros didáticos.
Isso talvez explique o fato de que, na rua na qual se concentra o maior número de alfarrábios em Maceió, a paciência seja a qualidade mais perfeita para um comprador. Localizadas atrás da Assembléia Legislativa, em um paredão que um dia foi uma falésia, as banquinhas e lojas que contam com esses produtos parecem primar pela desorganização. OK, não é regra, mas mesmo nas mais organizadas você ainda poderá encontrar livros de sociologia na parte de psicologia ou de economia, como sendo de direito, por exemplo. Nada que uma tarde de disposição não resolva, já que, se a questão é comprar fácil, basta pedir na Internet. Ah, e não esqueça de pechinchar: grande parte dos livros fica sem preço e, quando têm, muitas vezes são superfaturados.
Com a reforma do prédio dos deputados estaduais algumas das bancas ou barracas de alfarrábios tiveram que sair do paredão por uma questão de segurança dita como "temporária". Que pena, espero que possam retornar após a reforma e que consigam se organizar um pouquinho.
Boa dica, Tati.
Abraços,
Gabriel Jr.
alfarrábios! que bacana! realmente é um foco de resistência! rsrsrs.
Guilherme Mattoso · Niterói, RJ 20/8/2007 09:19Para comentar é preciso estar logado no site. Faça primeiro seu login ou registre-se no Overmundo, e adicione seus comentários em seguida.
Você conhece a Revista Overmundo? Baixe já no seu iPad ou em formato PDF -- é grátis!
+conheça agora
No Overmixter você encontra samples, vocais e remixes em licenças livres. Confira os mais votados, ou envie seu próprio remix!