Sabe qual o melhor lugar do mundo pra praticar vôo livre? Quixadá, no Ceará!

1
Douglas Vieira · Rio de Janeiro, RJ
18/9/2009 · 18 · 2
 

Quixadá é conhecida na região como pólo de aparecimentos de OVNIS, mas o que chamará atenção para a cidade neste semestre será um grande evento de vôo livre em que os praticantes de asa delta e parapente usarão SPOT´s, satélites portáteis que transmitirão seus vôos em tempo real via internet.

A grande atração da cidade mesmo sempre foi uma grande pedra em forma galinha, a famosa Pedra da Galinha Choca (lembram do filme dos trapalhões em que uma galinha de pedra põe ovos gigantes de ouro? É esta!). Quixadá também é conhecida por sua cidadã mais ilustre a escritora imortal Rachel de Queiroz. Atualmente, Quixadá brilha como o novo pólo de esportes radicais, para onde já vieram esportistas de diversos países e foram batidos recordes mundiais de vôo livre e é considerada o melhor lugar do mundo para vôos de longas distâncias. Para planar é preciso ar quente, e lá tem de sobra!

Quixadá é uma cidade cercada por grandes pedras recém tombadas como patrimônio histórico da humanidade e fica localizada no Sertão Central do Ceará, a 160 km de Fortaleza com pouco mais de 80 mil habitantes. As condições geográficas fazem da região propícia para a prática de diversos esportes. O clima semi-árido e o relevo rochoso e acidentado de Quixadá chamaram a atenção dos esportistas e hoje atrai praticantes de asa delta, parapente, motocross, moutain bike, off-road e rapel, ou mesmo quem quer fazer trilhas.

A cidade dos monólitos desde 1992 abriga o Campeonato Internacional de Vôo Livre XCeará, que este ano acontecerá de 20 de outubro a 20 de novembro. Esta temporada foi estendida uma vez que os vôos costumam percorrer distâncias muito longas, assim os competidores terão como planar sem pressa de voltar pra casa.

Todo o evento conta com o apoio do governo estadual e municipal e desfruta de boa infraestrutura. Carros com GPS acompanham os competidores por terra, além disso há avião para resgate, equipamentos de rádio, entre outros suportes técnicos, como o “kit sobrevivência na caatinga”. A novidade deste ano é que alguns competidores disporão de SPOT´s, um tipo de satélite portátil que transmitirá todo o vôo em tempo real por internet para todo o mundo. Acontecerão também, é claro, várias festas!

Vale à pena ficar atento aos outros eventos das outras modalidades de esportes radicais, o site da prefeitura costuma informar bem sobre eles. Mas para praticar rapel e trilha, por exemplo, existem equipes locais que orientam os interessados ao longo de todo o ano. Quixadá é cercada por grandes pedras, ou seja, desafios têm de sobra. Tem também uma pista de indoor para quem curte moutain bike, bike cross e motocross e o Campeonato Enduro do Ceará visita a cidade. A infraestrutura de Quixadá está melhorando com certa velocidade, não só devido ao turismo, mas também por ter se tornado o pólo universitário do Sertão Central do Ceará e também abrigar a nova Usina de Biodiesel da Petrobrás.

Visite a cidade, descanse no mosteiro do alto da serra, visite o chalé da Princesa Isabel, o Memorial de Rachel de Queiroz, aventure-se nos esportes radicais, conheça o carisma de quem vive lá, mas cuide bem da cidade e da biodiversidade local. Sempre vale alertar para os riscos do crescimento muito acelerado pelo qual a cidade vem passando e não só os cidadãos quixadaenses, mas também os visitantes, precisam estar atentos. Enfim, a cidade é linda com chuva ou com sol, de dia ou de noite... A noite e o luar do sertão já foram cantados em tantas músicas, e são mesmo inesquecíveis. Por que não visitar o sertão do Ceará?

onde fica
Em Quixadá, Sertão Central do Ceará a 160 KM de Fortaleza.
por que ir
É um grande encontro de praticantes de vôo livre de diversos países. Vários recordes já foram conquistados neste campeonato, como o de vôo de maior distância em parapente, 461 km em que o competidor brasileiro saiu de Quixadá e pousou em Coelho Neto no Maranhão em 2007. No recorde feminino a competidora da Republica Tcheca, depois de planar ao longo de 303 Km, pousou em Piripiri no Piauí em 2005
quando ir
As inscrições paro o XCeará já começaram e ele acontece entre 20 de outubro e 20 de novembro de 2009. Para quem se interessar, vale lembrar que há um limite de participantes: 50. Mas Quixadá, assim como todo o sertão, é para se visitar em qualquer época, seja a de estiagem, seja a das chuvas!
quem vai
Praticantes profissionais de vôo livre de vários lugares do mundo, no momento há inscritos de seis países.
quanto custa
Estas informações estão disponíveis no site do campeonato XCeará: http://www.xceara.com.br/2007/
website
http://www.xceara.com.br/2007/
contato
Vale a pena conferir tambem o site da prefeitura para maiores informações sobre a cidade: www.quixada.ce.gov.br

comentários feed

+ comentar
Hermano Vianna
 

bacana a dica - mesmo sem praticar voo livre deu vontade de ir para Quixadá!

Hermano Vianna · Rio de Janeiro, RJ 17/9/2009 01:28
sua opinião: subir
Orisvaldo Tanniy
 

É verdade eu já ouví falar.Votado!
Abraços...

Orisvaldo Ramos.

Orisvaldo Tanniy · Teresina, PI 30/10/2009 12:27
sua opinião: subir

Para comentar é preciso estar logado no site. Faça primeiro seu login ou registre-se no Overmundo, e adicione seus comentários em seguida.

filtro por estado

busca por tag

revista overmundo

Você conhece a Revista Overmundo? Baixe já no seu iPad ou em formato PDF -- é grátis!

+conheça agora

overmixter

feed

No Overmixter você encontra samples, vocais e remixes em licenças livres. Confira os mais votados, ou envie seu próprio remix!

+conheça o overmixter

 

Creative Commons

alguns direitos reservados