“Completo encantamentoâ€... Esta é a sensação de todos aqueles que chegam à Chapada Diamantina na Bahia. Estive por lá recentemente e fiquei hospedada na cidade de Lençóis, considerada uma das cidades mais bonitas daquela região.
Mas não é Lençóis que me atrai e me faz viajar mais de 900km com uma grande alegria no peito. Ainda que tenha muita gente boa e bonita morando nela, uma praça linda (Praça do Coreto), um rio que corta a cidade, etc., é a energia da Chapada Diamantina que me traz a paz que compensa toda a viagem. Para buscá-la, percorro também outras cidades próximas a Lençóis, como Palmeiras e Iraquara.
Dessa última vez em que estive por lá, andei pelo Serrano, Salão de Areia e pelo Poço Haley em Lençóis. Em Iraquara, a cidade das grutas, um dos momentos mais emocionantes e que sempre procuro ao chegar lá: Gruta Lapa Doce.
Segundo o guia que nos levava pela imensa Gruta, muitos chegam lá e têm sensações diferentes, chegando alguns a imaginar como seria uma deficiência visual quando o lampião é totalmente desligado e não se enxerga mais nada em volta. Eu sempre penso algo diferente quando chego lá. Naquele lugar, em torno de nós sempre parece haver vida, e o silêncio e o frio gostoso trazem uma sensação de aconchego. Penso que é comparável à existência dentro do útero (inÃcio da vida) que não lembro, claro, ao passo que, a morte também pode ser um estado parecido (outra fase da vida), com um relaxamento do corpo e da mente... Ah, sei lá! É uma experiência incrÃvel, só estando lá pra saber e tirar sua própria definição do que é sentir aquele lugar! A Gruta Lapa Doce fica em Iraquara, assim como o Sistema Pratinha, onde se vê a Gruta Azul, águas cristalinas, com 60% de visibilidade... O rio Pratinha... Quanta beleza!
Indo por Palmeiras, onde tem a famosa Cachoeira da Fumaça, vimos também os grandes Morros. Três Irmãos, o Morro do Camelo, Mãe Inácio, o Morro do Pai Inácio... A história que dá origem ao nome Morro do Pai Inácio é muito interessante, mas confesso que quase não ouço direito o guia narrá-la quando chego, porque ali, diante de mim, está um dos maiores espetáculos da natureza e maiores bênçãos sensoriais que alguém pode ter! Por instantes pareceu que o meu próprio anjo-da-guarda esteve perto de mim, em pessoa, conversando e dizendo: “Olá garota! Há quanto tempo, hein?!â€
Ainda fomos à cachoeira Poço do Diabo, cerca de 18km de Lençóis, e foi lá que minha irmã me fez rir com o seguinte comentário: “Não gosto do diabo não, mas o poço dele é bom demais!†.
Pelo que já ouvi falar, o lugar tem esse nome porque, antigamente, muitos escravos eram mortos e jogados lá. Há quem diga que, no fundo, há ainda muitos ossos humanos e a cachoeira torna-se perigosa para aqueles que têm muito espirito aventureiro e insistem em ultrapassar seus limites na água. Ah! Tem também a Cachoeira do Sossego, e aquela outra, e outra... Aquela outra trilha...
Enfim, eu poderia estar aqui no Overmundo falando da Chapada Diamantina e de outros lugares que conheci nela de forma diferente, sem parecer um relato ou espécie de diário de bordo, ainda porque, quem nunca ouviu falar desses lugares?
Mas ao contrário de muita coisa que se fala do ecoturismo na região e dos esportes radicais que se podem vivenciar nas cachoeiras e nos morros, eu queria passar um pouco desse sentimento que é, estar lá... Isso é impossÃvel através de palavras!
Então fica a dica aqui em GUIA. Vá sentir o lugar de perto. Sinta o cheiro de tudo, o vento forte envolvendo o seu corpo, veja tudo o que está em sua volta. Toque nas plantas, nas pedras, na água... Olhe os bichos... Deixe todos os pontos sensoriais do seu corpo atentos! E no fim, sua mente estará tranqüila e seu espÃrito agradecerá.
Simplesmente O PARAÃSO !
extraordinária matéria !
Fotos maravilhosas...texto esplêndido e convidativÃssimo...
parabens !
Joe
Já fiz muitas trilhas por lá, dormir uma noite na caverna do lapão.
simplesmente eu fiquei apaixonado pela Chapada, já fui 2x passei 3 + 4 dias e quando eu for de novo, vou ficar uns 10.
pela materia JACK CORREIA, parabéns
Uma perfeita descrição que dá uma enorme vontade de estar lá.
Simplesmente apaixonante!
Parabéns!
Abraço
ParadisÃaco, sensacional ! Um barato, Jack !
Um abraço !
Meu Deus, este lugar existe mesmo? Jack, gostei do teu texto e principalmente do último parágrafo!! Parabéns! Beijo.
Karla Gohr · Curitiba, PR 8/9/2008 20:44
O lugar, o texto a combinação joe ficou perfeita, sem falar que concordo em numeros, generos, grau pq conheço o lugar.
parabéns belo texto.
Fantástico!! E ainda existem os que querem ir pros States, pode?
Ante essa grandiosidade de cenário e beleza natural....
Muito lindo texto, fotos e encantamento que vc deixou aqui. Adorei
Votado, claro, bj Joe
Jack
Admirável texto
Esse nosso Brasil é fenomenal.
e este lugar parece um paraiso
ainda hei de conhecer.
bjsssss
um belÃssimo trabalho, depois eu volto.
O NOVO POETA.(W.Marques). · Franca, SP 8/9/2008 21:15um lugar assim deve ser conhecido por mais e mais pessoas; este cenário precisa ser preservado.Obrigada, Joe, pelo convite. Bjos.
graça grauna · Recife, PE 8/9/2008 21:55
Parabéns pela matéria e luta pela preservação desse paraÃso.
Muito obrigada !
abraços
CD
Esse é um lugar encantado onde moram duendes, silfos, ninfas e demais seres etéreos!
raphaelreys · Montes Claros, MG 9/9/2008 05:54
Este é um lugar meio mágico. Concordo com o Raphael.
Um abraço
Velha Chapada, Lençois, terra de minha mãe. Velha, poética e bela Bahia! Excelente. Só faltaram nessas fotos as belas borboletas amarelas.
Grande abraço.
Minha avó basca, branquinha, veio no começo do século para Lençois e se encantou com a região e com meu avô, negro e retado. Depois meu avô entrou no cangaço e sumiu. Então eu sou resultado dessa mistura de uma basca com um cangaceiro...rs
Abraços.
Muito boa a sua matéria. Deu uma vontade danada de conhecer esse paraÃso.
bjs
JACK CORREIA · Crato (CE)
Simplesmente, Chapada Diamantina!, BA
Parabéns Poeta.
Com humildade o que há de grandiosidade.
com singeleza toda a imensidão.
Num bocadinho de luz já vem com o Divino.
Realmente a Chapada é maravilhosa por sua magia infinita.
Abração Amigo
Oie Jack!!!
Que matéria maravilhosa!!
Gente,este lugar é mágicoo mesmo!!!
Só vendo pra crer!!!
Tem que estar lá pra sentir sua imensidão...
...sua infinita beleza!!
Que lindo,Juscelino,as borboletas amarelas!!
Queria ter visto....
Parabéns,Jack!!
um beijinho carinhoso..azulzinho...
Blue
Eu conheço cumpadi... é demais mermo!!!!
Sinta o cheiro de tudo, o vento forte envolvendo o seu corpo, veja tudo o que está em sua volta. Toque nas plantas, nas pedras, na água... Olhe os bichos...
Tanta gente que sonha em conhecer o exterior, e não sabe o que está perdendo ao deixar de prestigiar as belezas naturais de nosso imenso Brasil.
Abraços
Toda preocupação ecológica sempre contará com meu voto.
Circus do Suannes · São Paulo, SP 10/9/2008 11:21
Jack,
Já planejei várias idas.
Uma coisa e outra foi ficando.
Agora estou com vontade de retornar aos planos.
Beijos e votos.
Muito boa matéria e fotos.
Regina
lindo demais! adorei a dica!
faça tb um guia sobre a cidade de lençois! fiquei curioso...
Joe,
Sempre tive vontade de conhecer a Chapada Diamantina, agora, com sua descrição, o local parece que brilha mais ainda.
Abração no coração, amigo
Chapada é um sonho. Tenho vontade de conhecer este lindo lugar, mas só de ver esta matéria a gente se sente mais perto desta beleza infinita.
VinÃcius Motta · Rio de Janeiro, RJ 11/9/2008 11:52
Lack,
lindo, bem veito trabalho - boa apresent ação da matéria. etc.
etc. com a sua marca. Estou arquivando para reler e passar os retratos para a LUiza.
abraços
Lindo trabalho... Voto com louvor...
Airton
Estrela-RS
JACK CORREIA · Crato (CE)
Simplesmente, Chapada Diamantina!, BA
Com Toda Humildade e carinho aqui de vilta dianbte do Maravilhoso que é a Chapada Diamantina e este trabalho completo fazendo a sua divulgacáo.
Parabéns.
Tem todo merecimento.
Abracáo Amigo
Oi.Alegria em reve-la.
Que merecimento respirar o Ar de Chapada Diamantina.
Saúde e Paz . Abraços. jbconrado
Chapada Diamantina é um lugar que ainda conhecerei. Seguirei as dicas.
Sucesso.
Votado tarde.
Prezada Jack Correa,
É desta região que saiu meu pai. Ele nasceu em Rio de Contas, uma cidade histórica da Chapada Diamantina, no distrito de Marcolino Moura. Parabéns pelo texto e fotos.
Rogério Viana
Jornalista de Curitiba
E eu tive a felicidade de ter conhecido a Chapada Diamantina. Vi a paisagem do alto do morro do Pai Inácio, estive na Gruta da Pratinha, na Lapa Doce, na Gruta Azul. Foi incrÃvel! Quando vejo as fotos que fiz dos lugares me dá saudades de lá.
Muito bom o relato.
Como perdi isso!
Tenho tanta vontade de ver essas belezas...
Uma vez convidaram-me. Outros planos...
Suas imagens do local...todo seu conteúdo rico, tem meu aplauso para quem defende nosso ambiente, nossa vida!
Trabalho dos melhores por aqui!
ab.
Nóssa Jack, esse é um dos lugares mais lindos por onde já passei. Eu e mais dois amigos, possuindo apenas um mapa comprado em uma papelaria de Lençóis, rumamos para o sul da chapada dimantina, aventura total, sem a presença de guias ou alguém que conhecesse a região. Uma caminhada de quase 300km, mochilas nas costas e muita história pra contar. A câmera fotográfica só nos serviu como barganha para a carona que nos levou de volta pra Arraial d´Ajuda, época em que eu morei lá no sul da Bahia, mas as imagens e todo o cenário estão registrados até hoje em minha memória. Foram três semanas difÃceis, caminhadas, banhos, fogueiras para cozinhar, montagem e desmontagem de barraca todos os dias. Houve momentos em que caminhamos por quatro dias consecutivos sem encontrar, nem cruzar com qualquer outro ser humano. Uma das cenas mais marcantes foi o dia em que cruzamos por um bando de cavalos selvagens, soltos, livres, correndo por todo aquele vale verdinho, sem cercas e sem o domÃnio do homem. Após um dia perdido de caminhada por um trilha errada que nos levaram para uma grota sem saÃda... ao retornar fomos agraciado com uma onça preta, correndo e fazendo graça na grama verde. As pessoas especiais que conhecemos no vale do capão, a janta em uma casa de famÃlia após muitos dias de caminhada, com direito a toda a famÃlia nos assistindo, a serra dos gerais, o vale do pati... enfim.. 1996 me presenteou com esta maravilha de cenário. espero que quando eu retorne, ainda continue tudo igual, do mesmo jeitinho. Grande abraço para você e parabéns pela escolha deste roteiro incrÃvel.
Phelipe Janning · Florianópolis, SC 15/11/2008 14:19Dá dó saber que metade do parque da Chapada Diamantina foi consumida pelo fogo. Li a notÃcia e não acreditei. Mas está lá. É só clicar aqui.
Felipe Obrer · Florianópolis, SC 15/11/2008 15:53
Está anotado no meu caderninho de coisas por fazer!
(que notÃcia triste essa que o Felipe linca aqui!)
beijos, Jack
Maravilhoso Patrimonio deste povo !
Lindo!
Para comentar é preciso estar logado no site. Faça primeiro seu login ou registre-se no Overmundo, e adicione seus comentários em seguida.
Você conhece a Revista Overmundo? Baixe já no seu iPad ou em formato PDF -- é grátis!
+conheça agora
No Overmixter você encontra samples, vocais e remixes em licenças livres. Confira os mais votados, ou envie seu próprio remix!