Sítio Arqueológico da Pedra Pintada

1
Gilvan Costa · Boa Vista, RR
1/5/2006 · 36 · 3
 

As marcas da passagem do homem pré-histórico em Roraima datam de quatro mil anos. E é lá, na Pedra Pintada, um dos Sítios Arqueológicos mais conhecidos por turistas e pesquisadores, que se encontram as evidências mais famosas dessa história. São pinturas rupestres, pedaços de cerâmicas, machadinhas, contas de colar, entre outros artefatos.
A rocha é um grande monólito de granito com 60 metros de diâmetro e cerca de 40 metros de altura. Na face externa existem pinturas rupestres vermelhas que são até hoje consideradas um enigma para cientistas. Há também cavernas funerárias, uma delas com 12 metros de extensão.

onde fica
Está localizada a 140 Km de Boa Vista, 96 Km ao sul de Pacaraima e a 10 Km da BR-174 (tronco norte na margem esquerda do rio Parimé), na Área Indígena São Marcos.
por que ir
O encanto e o mistério do local convidam à meditação sobre o mundo primitivo. O vale é uma imensa extensão verde, onde o rio Parimé toma forma e torna-se lago. Daí surge a imponente Pedra Pintada, que já foi um dos pontos turísticos mais visitados em Roraima.
quando ir
O melhor período é no verão, quando as águas do rio Parimé estão mais baixas e é possível atravessá-lo à pé, já que a ponte de madeira que lá existia quebrou.
quem vai
Hoje a visitação à Pedra Pintada só é concedida pela FUNAI (Fundação Nacional do Índio) que autoriza um guia para acompanhar os visitantes.
contato
(95) 3623-0773 / 3623-9095 (Funai)

comentários feed

+ comentar
pedronodari
 

Fiquei impressionadíssimo! o pedra pintada pode ser avistada a 3 km.. sua imponência se destaca no lavrado roraimense. Lá, você imagina estar em cenas do filme "a guerra do fogo".
O pior é que pessoas inescrupulosas talham pedaços da pedra com as inscrições rupestres para levar de lembrança.
Eu fui em janeiro lá, dá para atravessar o rio Parimé tranqüilamente. Há placas alertando que a entrada é proibida por ser área indígena e de problemas ambientais. Como pode um brasileiro ter restrições espaciais no nosso prórprio território!? Quer dizer que os "missionários" estrangeiros que trazem a desgraça podem circular livremente fazendo o que eles fazem com o nosso patrimônio biológico e fazendo a cabeça dos índios...

pedronodari · Rio de Janeiro, RJ 19/10/2007 20:26
sua opinião: subir
pedronodari
 

gostaria de contribuir com fotos que eu tirei lá...
esqueci de falar: as pinturas ruprestes têm aproximadamente 4 mil anos e é ainda hoje um mistério para os cientistas.

pedronodari · Rio de Janeiro, RJ 19/10/2007 20:29
sua opinião: subir
Alvaro MXK
 

Olá Pedro, acabei de ver seus comentarios sobre a pedra pintada, estou tentando fazer uma pesquisa sobre o lugar, onde estive em 1999, fazendo um trabalho pela faculdade, mas, o material que tinha, acabou ficando na universidade e eu não consegui reaver.
Como vc falou que tinha algumas fotos, gostaria de saber se vc ainda as tem e se poderia me enviar. As fotos que eu tirei (estava lá como fotografo), ficaram todas com a universidade (eram em negativos) e não fiquei com nenhuma.
Grato pela atenção...
Alvaro
lualeventos@yahoo.com.br

Alvaro MXK · São Paulo, SP 22/1/2010 12:27
sua opinião: subir

Para comentar é preciso estar logado no site. Faça primeiro seu login ou registre-se no Overmundo, e adicione seus comentários em seguida.

filtro por estado

busca por tag

revista overmundo

Você conhece a Revista Overmundo? Baixe já no seu iPad ou em formato PDF -- é grátis!

+conheça agora

overmixter

feed

No Overmixter você encontra samples, vocais e remixes em licenças livres. Confira os mais votados, ou envie seu próprio remix!

+conheça o overmixter

 

Creative Commons

alguns direitos reservados