.Solar Grandjean de Montigny.

.joao xavi.
.Vista do Solar, uma paisagem que remete ao século XIX.
1
joao xavi · São João de Meriti, RJ
21/12/2007 · 145 · 3
 

No meio do belo campus da Pontifícia Universidade Católica do Rio existe uma construção bem antiga, que data o ano vinte do século XIX. O Solar foi idealizado por Grandjean de Montigny, arquiteto francês que chegou ao Brasil junto com a chamada “missão artística francesa” – um grupo de artistas trazidos pelo governo de Dom João VI. O pintor Jean Baptiste Debret e o fotografo Marc Ferrez são outros nomes “importados” pela missão que tinha o objetivo de renovar o campo artístico da época.

Por trás da iniciativa da missão artística existia um grande esforço para aproximar o Brasil das chamadas “nações civilizadas”. Se não era possível transformar de uma vez aquela terra ainda meio selvagem em um pedaço da Europa, podia-se, ao menos, elaborar uma fachada moderna e civilizada. Neste sentido, Montigny foi o grande arquiteto desta nova imagem que se pretendia para a cidade. Sua principal obra foi a Praça do Comércio, hoje conhecida como Casa França Brasil (Rua Primeiro de março, n°66 Centro).

O Solar foi construído para servir de moradia a Montigny no bairro da Gávea, naquela época um espaço completamente deslocado da vida da cidade, uma dinâmica que se limitava do Centro a São Cristóvão e mediações. Antes da valorização das praias e da expansão da cidade, a Zona Sul ainda comportava chácaras e uma paisagem iminentemente rural. O arquiteto viveu no Solar até sua morte, 1850, daí em diante o imóvel teve vários proprietários, sendo finalmente tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico Nacional (IPHAN), em 1938.

Atualmente o Solar funciona como um centro cultural e recebe exposições e diversas atividades como encontros e seminários relacionados, ou não, com a universidade. Além de toda movimentação que acontece no espaço a própria arquitetura do Solar, que segue o estilo neoclássico, já é um bom motivo para uma visita. O Solar Grandjean de Montigny é um pedacinho do século XIX cravado na loucura da cidade grande, mas cercado por um cenário arborizado. Com a ajuda do canto dos passarinhos, a visita dos micos que habitam o campus e um pouquinho de abstração dá até pra imaginar como era a vida na época do arquiteto francês.

onde fica
O Solar fica no campus da PUC-Rio
Rua Marquês de Abrantes n°255
Gávea
por que ir
Para ter contato com um tipo de arquitetura que foi importada da França do século XIX e acabou influenciando fortemente a arquitetura brasileira.
quando ir
As visitas podem ser feitas de segunda a sexta das 10h às 17:30
sábado e domingo, das 10h às 18h.
quem vai
Estudantes, moradores da Gávea que passeiam pelo campus e pessoas interessadas nas atividades que acontecem no Solar.
quanto custa
A visitação é gratuita.
website
http://www.puc-rio.br/

comentários feed

+ comentar
Cintia Thome
 

Conheço. Ainda bem que você captou este tesouro, mas você podia repetí-lo no Overblog. É de real importância cultural e historica...baçs.

Cintia Thome · São Paulo, SP 22/12/2007 08:00
1 pessoa achou útil · sua opinião: subir
vanreiss
 

Grande nome da Arquitetura Neo-Clássica, projetou também a Casa França-Brasil!
Grande dica!

vanreiss · Rio de Janeiro, RJ 22/12/2007 23:35
sua opinião: subir
joao xavi
 

o solar é bem bacana mesmo.
muitas vezes os próprios alunos da puc, que circulam por ali o dia inteiro, não param pra dar atenção a construção e as exposições.

joao xavi · São João de Meriti, RJ 24/12/2007 01:15
sua opinião: subir

Para comentar é preciso estar logado no site. Faça primeiro seu login ou registre-se no Overmundo, e adicione seus comentários em seguida.

imagens clique para ampliar

.Escada de acesso ao Solar. zoom
.Escada de acesso ao Solar.
.Os fundos do Solar. zoom
.Os fundos do Solar.
.Obra exposta nos fundos do Solar. zoom
.Obra exposta nos fundos do Solar.
.Obra exposta nos fundos do Solar. zoom
.Obra exposta nos fundos do Solar.

filtro por estado

busca por tag

revista overmundo

Você conhece a Revista Overmundo? Baixe já no seu iPad ou em formato PDF -- é grátis!

+conheça agora

overmixter

feed

No Overmixter você encontra samples, vocais e remixes em licenças livres. Confira os mais votados, ou envie seu próprio remix!

+conheça o overmixter

 

Creative Commons

alguns direitos reservados